segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Schröder defende Rússia

O ex-chanceler alemão Gerhard Schröder disse neste fim de semana que a União Européia está refém dos interesses anti-russos do Governo Polaco. O alemão disse que a instalação da defesa antimísseis na Polônia e República Tcheca, por parte dos Estados Unidos é "politicamente perigosa". Segundo Schröder "os líderes da Polônia e muitos países da UE agem perante as relações Russia-Europa com base nos interesses econômicos da Polônia". O ex-chanceler prometeu alertar o governo do seu país para que leve este seu pensamento até Bruxelas.
O jornal "Gazeta Wyborcza", por sua vez, lembra que esta postura de Schröder, está de acordo com os interesses da Nord Stream (associação russa-alemã) que constrói o gazoduto no mar Báltico. A firma alemã no consórcio é a Gazprom, na qual Schröder é o líder do conselho de acionistas. Ou seja, o alemão é lobista dos interesses do Kremlin. Assinala o jornal polaco.

Por outro lado, a sociedade polaca tem presente na memória a invasão conjunta de nazistas e comunistas na Polônia, durante a Segunda Guerra Mundial.

A ponte da Starowiślna

A velha ponte de ferro resiste ao tempo sobre o rio Wisła (vissua) na rua Starowiślna (starovichlna). Aqui vista desde a margem do Podgórze, o bairro ao Sul de Cracóvia. Ponte de muitas histórias e muitos amores, de pequenas e grandes tragédias. Foi através dela também que os judeus do bairro do Kazimierz foram evacuados para o getto de Plaszów.
O campo de concentração foi aberto em dezembro de 1942. Mais de 150.000 cracovianos foram amontoados em Plaszów.
Foi usado para trabalho escravo e local de massacres também. Foi ali que o general Himmler mandou queimar milhares de corpos de prisioneiros, em céu aberto. Em janeiro de 1945, poucos dias antes da liberação da cidade de Cracóvia, a Unidade 10051 do Exército Nazista exumou 9.000 corpos que estavam enterrados em 11 grandes valas de prisioneiros enterrados.

Atmosfera de paz no Kazimierz

Esta é a foto de um pátio interno de um edifício no bairro do Kazimierz em Cracóvia. Neste mesmo local Spilberg gravou uma das cenas de "Lista de Schindler". Aquela em que o menino polaco "católico" salva a amiguinha polaca "judia" e sua mãe da blitz nazista no bairro recém evacuado. Atualmente funciona no local um bar-restaurante-discoteca, o "Stajnia", ou "Estrebaria" em português. É uma das três discotecas que tocam salsa na cidade. O Kazimierz é a antiga cidade e bairro (antes da segunda guerra) de população judaica de Cracóvia. Aos poucos, os judeus, depois da segunda guerra mundial e do longo período do comunismo, estão voltando ao seu antigo lar. Muitos pequenos hotéis, livrarias e restaurantes judeus estão sendo abertos no bairro.