quarta-feira, 21 de março de 2012

Prefeito Metropolitano de Poznań visita o Paraná

Valdir Rossoni recebe o prefeito metropolitano de Poznań
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), recepcionou a comitiva polaca, da região metropolitana da cidade de Poznań, que visitou a Casa nesta segunda-feira (19), durante a sessão plenária.
O prefeito metropolitano da capital da voivodia de Poznań, Jan Grabkowski, que lidera o grupo, estava acompanhado de assessores, empresários, além de representante da Universidade Tecnológica da Poznań, para tratar de assuntos comerciais com o Paraná. 
“As relações com outros países apenas engrandecem o nosso Estado e são sempre honrosas para o Poder Legislativo”, afirmou Rossoni.
Os deputados Francisco Bührer (PSDB) e Marla Tureck (PSD) foram designados para acompanhar os visitantes polacos no Poder Legislativo.

MEMBROS DA DELEGAÇÃO
Jan Grabkowski – Starosta (prefeito regional) de Poznań (metropolitina)
Piotr Burdajewicz – Presidente do Câmara Metropolitana de Poznań
Tomasz Skupio – Assistente do Starosta
Czesław Fiedler – empresário
Stefan Kaczmarek – empresário
Janusz Napierała – chanceler da Universidade Tecnologia de Poznań
Janusz Gdowski - empresário
A comitiva polaca recebida pelo cônsul geral da Polônia em Curitiba, Marek Makowski
A visita desta comitiva foi ideia do empresário polaco Janusz Gdowski e do Centro de Geminações São José dos Pinhais-Poznań. Já há alguns anos as cidades gêmeas têm desenvolvido um intercâmbio bastante profícuo nas áreas educacionais, culturais e econômicas. Resultado dessa parceria foi a viagem em agosto passado do Governador Beto Richa a Poznań, retribuindo visitas anteriores de delegações daquela voivodia (Estado) polaca ao Paraná.
Desde sábado em São José dos Pinhais, Grabkowski cumpriu extensa programação, o que incluiu visitas ao prefeito da cidade, ao parque fabril, Colônia Mergulhão (de imigrantes polacos). A comitiva visita ainda Foz de Iguaçu e Guaratuba antes de retornarem a Polônia.