quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Hoje: Dia do sonho na Polônia

Nesta quinta-feira que antecede o carnaval, os polacos não fazem outra coisa do que preparar, oferecer e comer sonho. Na Tłusty Czwartek, ou quinta-feira gorda, a Polônia e os polacos ao redor do mundo praticamente param para desejarem sorte e felicidade a todos.
Em Chicago, onde a concentração da etnia é a maior do mundo, existe até desfile do sonho e feirinhas onde só se encontra sonho para vender e comer.
A última quinta-feira antes da Quaresma, quando começa o carnaval é o dia também de preparar linguiça gordurosa, cereais, bacon, torresmos, e outros alimentos. o mais gordurosos possíveis.
Nos arredores de Cracóvia o dia também é conhecido como "Combrowy Czwartek", festa de todos senhores e servos cracovianos.

Mais uma receita de sonho
Ingredientes para cerca de 25 unidades:
50 gr. farinha (3 xícaras), 6 decagrama de fermento, 6 decagrama de açúcar (4 colheres de sopa), 4 gemas, 1/2 xícara de manteiga , 200ml de leite, 1/2 xícara de açúcar granulado, sal, gordura, ou margarina para fritar, geléia de compota de doce de rosas.
Preparação:
Dissolver o fermento em meio copo de leite morno, adicione uma colher de açúcar, farinha, mexa com colher e deixe por quinze minutos em um lugar quente. Quando o fermento parar de crescer ajunte manteiga derretida e as gemas com o açúcar granulado. Adicione a farinhapara formar a massa e descanse-se a num local quente durante cerca de meia hora. Quando a massa dobrar de volume está pronta para ser modelada em bolas. Coloque a geléia de rosas no interior da bolas e frite por 2 a 3 minutos. Depois passe as gemas delicadamente sobre as bolas já frita, polvilhe com açúcar granulado e ... pronto. É só oferecer a alguém e receber os oferecidos pączki.

E o sonho é um doce genuinamente polaco, sim senhor! Que bolsas de Berlim que nada. Vê se aprendem....portugueses! Smacznego!!!

Para saber mais a respeito do Sonho, como doce genuinamente polaco, leia o que escrevi, neste blog há dois anos:
http://iarochinski.blogspot.com/2008/01/o-sonho-tambm-polaco.html