quarta-feira, 6 de abril de 2011

Partituras de gênios alemães em Cracóvia




Fotos: Michał Łepecki

Partituras de Haydn, Beethoven, Schubert e também a primeira edição do "Fausto", de Antoni Radziwill estão na exposição de manuscritos da Biblioteca Iaguielônica de Cracóvia. A exposição foi inaugurada, nesta terça-feira, durante O XV Festival de Páscoa de Ludwig van Beethoven.
Embora, há de oito anos, o Festival Beethoven, seja realizado em Varsóvia, parte dele ainda é possível acompanhar em Cracóvia. Seguindo a tradição, a inauguração solene do festival foi realizada na Biblioteca Iaguielônica, onde foi aberta esta exposição de manuscritos e partituras de grandes compositores. Entre as peças expostas estão obras-primas da coleção da antiga Biblioteca da Prússia, em Berlim, como esboços de composições de Ludwig van Beethoven, Joseph Haydn e manuscritos de canções de Robert Schumann e Johannes Brahms. Um deleite para os amantes da história da música clássica também é mostrado ali, como a primeira edição do "Fausto" de Antoni Radziwill de 1835. A exposição vai até 22 de abril. A entrada é gratuita.

P.S. Os alemães tentam em vão reaver estes originais, que são propriedade da Polônia. O governo polaco todas, às vezes, em que é instado a isso, responde dizendo: "Se vocês nos devolverem tudo o que vocês pilharam, roubaram do patrimônio cultural, histórico e nacional da Polônia durante a II Guerra Mundial... podemos começar a conversar.