terça-feira, 11 de março de 2008

Tesco tem origem polaca

Um dos mais movimentados supermercados da Polônia, o britânicoTesco, além dos baixos preços e uma das maiores redes do país, tem de certa forma origem polaca. Seu fundador Jacob Edward Kohen, apesar do sobrenome, nasceu em 1898, em Londres, no seio de uma família de origem polaca. Jacob foi o primeiro filho do judeu polaco, o alfaiate de Łódż, Avram Kohen. Começou a trabalhar com o próprio pai na alfaiataria, mas veio a primeira guerra mundial e ele teve que se alistar nas Forças Armadas. Voltando dos campos de batalha, comprou um barraca em Hackney, Londres. No primeiro dia ganhou 4 libras esterlinas, mas perdeu 1 libra. Trabalhou de sol a sol e logo comprou mais barracas onde podia vender muito mais produtos. Em 1924, criou a marca Tesco, formada pelas primeiras letras de sua firma T. E. Stockwell e as duas primeiras de seu sobrenome Cohen. Apenas em 1931, conseguiu abrir suas duas primeiras lojas de varejo. O trabalho duro e o sucesso de seus empreendimentos resultou em 100 lojas oito anos após. Em 1956, aquilo que em seu início tinha sido um conjunto de barracas de feira e mais tarde pequenas mercearias, transformou-se no primeiro grande supermecado da Grã-Bretalha. No final dos anos 60 já eram 800, as lojas de sua rede. O sucesso de seus empreendimentos, fez com que em 1969, Cohen fosse condecorado pela rainha Elizabeth II com o título de Sir. O novo cavaleiro do reino tinha como paixão além dos negócios, a filatelia e sua esposa Sarah Fox (de origem russa e também filha de alfaiate). Tiveram duas filhas. Uma delas, Shirley, socióloga e política, também recebeu da rainha o título nobiliário. Em 1973, Cohen renunciou a presidência de suas empresas e sem ele no comando o Tesco passou por sérias dificuldades. Conseguiu se reerguer em com a venda de ações na bolsa. Em 1979, Sir John Edward Cohen morreu. Seu Tesco foi vendido por 1 bilhão de libras esterlinas e alcançou a liderança do mercado britânico em 1995. Nesse mesmo ano, o Tesco começou seus investimentos na Polônia comprando a rede de supercados Savia. Porém só em 1998, apareceria seu logo em cima de um supermcado em Wrocław. Em julho de 2002 comprou as 13 lojas do hipermercado alemão "HIT" e se tornou a maior rede da Polônia. Sua última aquisição foi em 2005, quando comprou 9 lojas da firma austríaca Julius Mainl. O grupo Tesco possui 3.260 lojas em 12 países, tem quase 400 mil empregados, cerca de 30 milhões de clientes acorrem diariamente a um Tesco, deixando em suas caixas registradoras 46,6 bilhões de libras esterlinas. Na Polônia, a rede conta com 257 supermercados, 21 postos de gasolina e 3 centros de distribuição, além de 31 supermercados com a marca Savia. Possui 25 mil empregados e em 2006 ultrapassou os 6 bilhões de złotych (sem o imposto IVA) em vendas.

Tusk na Casa Branca

Manchete do jornal Rzeczpospolita, desta terça-feira, 11 de março: Primeiro-ministro Donald Tusk: três declarações de Bush.
Em sua visita a Casa Branca, o primeiro-ministro polaco ouviu de George W. Bush que não estava desgostoso com as negociações sobre a base anti-mísseis a ser instaladas na Polônia e Tcheca.
Ouvido pelo jornal, Paweł Zalewski, ex-chefe da Comissão de Assuntos Exteriores do Sejm (Câmara de deputados) disse que os negociadores polacos podem conseguir muito com a Administração Bush, "pois a Polônia não deveria esperar pelas eleições que mudarão a Casa Branca".