quinta-feira, 12 de junho de 2008

Bêbê nasce bêbado

A agência de notícias FrancePress distribuiu para o mundo uma notícia publicada hoje nos jornais internacionais. Na Polônia, a informação já tinha chegado ás páginas de jornal na segunda-feira. A nota foi sobre uma polaca, Monika K. de 38 anos, que deu à luz luz uma menina, a qual nasceu com 2,9 gramas de álcool por litro de sangue. Os médicos do hospital de Otwock, localidade na região metropolitana de Varsóvia, alertaram a polícia na segunda-feira sobre uma grávida bastante alcoolizada, que havia dado entrada no hospital. "Exame de sangue revelou que a mãe tinha 1,2 gramas de álcool em seu sangue no momento do parto", declarou a porta-voz da polícia de Varsóvia, Dorota Tietz.
A mãe pode ser condenada a até 5 anos de prisão por ter colocado em risco a vida e a saúde de sua filha, segundo a porta-voz. Alguns jornais brasileiros publicaram fotos junto com a notícia, mas percebe-se claramente que na foto estão japoneses e convenhamos, polaco não tem nenhuma semelhança com japonês, a não ser o fato que são seres humanos que pensam, como diria a célebre frase: penso logo existo. Mas parece que a polaca só existe, não pensa.

As maçãs da Polônia

Foto: Ulisses Iarochinski

Não querendo fazer propaganda, afinal não recebo nenhuma publicidade em meu blog, mas a foto das maçãzinhas foi feita com um celular LG KU990 Viewty... o celular que é uma câmara fotográfica, não só no aspecto, mas por que que possui excelente qualidade com 5.1 megapixel, zoom de 16x etc.
Mas seja como for, a Polônia para quem equivocado pensa que o fruto é coisa só de alemão está muito enganado. Se alguém sai por aí dizendo que a torta de maça, o famoso appel strudel tem origens nos reinos germânicos também não está sendo sincero. A torta na verdade chama-se Szarlotka e tem origem na Polônia. Tem este nome em homanagem a Charlotte (nome de mulher francesa). O Rei polaco fez vir da França mestres confeiteiros e cozinheiros para que desse uma "melhorada" na apresentação das iguarias do palácio real. Os mestres da culinária francesa que pensavam encontrar nesta Europa Central, um bando de bárbaros se surpreenderam com a confeitaria polaca. Deram um toque francês ao que já existia e que mais tarde invasores prussos e germânicos levariam para o mundo e o fariam deles.
A Polônia produz muita maça e em grande variedade. A produção anual das Gala, Golden Delicious, Jonagored, Gloster, Elise, Ligol, Szampion e outras ultrapassa os 3 milhões de toneladas.