sábado, 8 de novembro de 2008

Tusk acredita na zona Euro para 2011

O primeiro-ministro Donald Tusk e o ministro da economia Waldemar Pawlak.

"A Polônia tem chances reais de entrar na zona de euro em 2011", diz o primeiro ministro da Polônia, Donald Tusk. Essa é uma tarefa difícil, mas possível.
O primeiro ministro sublinhou que o governo vai precisar da aceitação dos polacos para introduzir euro e acredita que vai conseguí-la. Ele espera também que a Polônia vai cumprir as metas para entrar na zona de euro, ou seja, pelo menos dois anos de estabilidade econômica. Banco Central da Polônia declarou a cooperação com o governo polaco em mais importantes assuntos econômicos para o país.
Antes de entrar na zona de euro têm que ser cumpridas certas condições. A inflação não pode ser maior que 1,5% do médio nível de inflação em três países da União Européia, onde atingiu o menor nível. Taxas de juros de longo prazo não podem ultrapassar em mais de 2% a média das taxas de juros em três países da União Européia com a mais baixa inflação. A dívida pública não pode ultrapassar em 60% o PIB e o déficit do orçamento em 3% do PIB. Dois anos antes de adotar o euro a moeda nacional já está vinculada ao euro (mecanismo ERM2) e o seu câmbio pode oscilar em relação ao euro somente mais/menos 15%.

Fonte: Departamento de Promoção Comercial e Investimentos da Embaixada da República da Polônia. Acesse www.saopaulo.trade.gov.pl