quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Wałęsa internado no Texas


Lech Wałęsa (léchrrrhh vaúensa) foi internado no Hospital Metodista de Houston, no Texas, segundo informou ontem, o porta voz do famoso centro de cardiocirurgia DeBakey Heart e Vascular Center, Stephanie Asin. Segundo este, Wałęsa teve uma artéria bloqueada e por isso é necessário fazer um cirúrgia para estabiliziar a circulação.
O médico que deverá fazer a cirurgia é o dr Neal Kleiman, chefe da cardiologia do Hospital. Antes disso, porém, o ex-presidente da Polônia e líder do Sindicato Solidariedade fará exames esta semana. Se tudo correr bem semana que vem será realizada a cirurgia.

Polaco, segundo idioma na Escócia


Foto: JupiterImages/EAST NEW
O idioma polaco ficou em segundo lugar como o mais usado pelos estudantes da Escócia. No ano passado 3.345 alunos nasceram na Polônia. De acordo com o jornal "Daily Record" 50% dos estudantes das escolas escocesas têm como língua materna o polaco. Um relatório do governo escocês mostra que os estudantes polacos estão entre os milhares de imigrantes chegados a Edimburgo, Scottish Borders, Highland e West Lothian.
Outro jornal britânico o "The Herald" informa que desde 2006 o número de estudantes que não falam o inglês como primeiro idioma subiu 62,5%. Destes estudantes, 3.595 crianças não conhecem nada de inglês. A mais nova discussão no meio educacional escocês é de que a situação atual obriga a um aumento de professores em condições de poder se comunicar com os estudantes estrangeiros. Segundo os mesmos existiriam no momento apenas 206 professores em todo o país com suficiente qualificação para ensinarem estes alunos.