quarta-feira, 3 de junho de 2009

A menina Marta de 20 anos atrás

A menina Marta de ontem - Foto: Andrzej Stawiarski

Ela tinha 15 anos e não imaginava que poderia não sobreviver à queda do comunismo, na Polônia. Após 20 anos, o jornal Gazeta Wyborcza encontrou aquela menina com a imagem da campanha do sindicato Solidariedade de 1989. Seu nome MARTA CIEMNIEWSKA.
A fotografia símbolo daquele ano de mudanças foi feita pelo fotógrafo Andrzej Stawiarski, em 4 de Junho de 1989, na rua Sienna, junto à sede do Clube de Inteligência Católica, em Cracóvia. Naquele dia a estudante cracoviana do primeiro ano do I Liceum Ogólnokształcącego de Cracóvia recebeu de sua irmã mais velha, Dorota, o placar que carregou no corpo pelas ruas de Cracóvia chamando a população para votar numa nova Polônia Livre. A menina Marta distribuiu panfletos e acreditava que estava fazendo um trabalho de cidadania.
Hoje ela está casada, mora em Varsóvia e trabalha como gerente num grande banco. Sua família sempre esteve engajada em movimentos políticos. Sua avó, Izabella Alszer trabalhava como voluntária na KIK e seu pai Maciek Krakowski no Comitê Cracoviano de Cidadania. Seus avôs Mieczysław e Czesława Krakowski foram soldados da AK-Armia Krajowej durante a segunda guerra mundial.
"Naquele dia não preguei os olhos. Na tensão à espera dos resultados daquela votação informal e quando minha foto apareceu nos jornais a alegria aumentou ainda mais e fiquei sem dormir de novo. Evidentemente naquele momento não refletindo sobre as consequências da vitória do Solidariedade." diz Marta em meio a sorrisos de recordação.
Aquele carnaval eleitoral virou fascínio pela política. Já na escola, Marta começou a participar da Juventude Democrática da República. O estudo das atividades dos partidos legais tomou a maior parte do seu tempo. Manifestações com cartazes e participações em debates, reuniões com os ativistas não a impediram contudo de continuar estudando. Sua militâcia política culminou com o ingresso na política partidária nas eleições de 1997. Marta foi a candidata mais jovem de Cracóvia. Contudo, não foi eleita para o parlamento. Mas seus 1100 votos foram um dos melhores resultados entre os candidatos de Cracóvia. Ao entrar para a Universidade de Varsóvia, Marta começou a se afastar da política. Formou-se, casou e assumiu a educação de seus dois filhos.
"Aquela eleição de 4 de Junho de 1989 ficou para trás mais ainda remete a doces pensamentos. Claro, numa democracia você pode organizar tudo bem melhor, ainda mais quando vivemos em um belo país como o nossa", acredita Marta.

A mulher Marta de hoje na mesma rua de 20 anos atrás
Foto: Michal Lepecki

Vinte anos de democracia polaca

O herói da liberdade, Lech Wałęsa - Foto: Peter Andrews

A Polônia vem se preparando há meses para este 4 de junho de 2009. Há exatos 20 anos, no porto de Gdańsk, na costa do Báltico polaco, o eletricista Lech Wałęsa, seus companheiros de estaleiros e o mineiros de Katowice (sul da Polônia) davam um xeque-mate na União Soviética. O Império soviético russo que há tempos tinha deixado os dogmas Marx, Lenin e Trostki para abraçar o comunismo fascista de Stalin caiu... Mas foi na Polônia... Não no Muro de Berlim. Os alemães que já tinham se apropriado da cerveja polaca, do sonho (doce recheado com creme de petalas de rosas) também se apropriaram do ícone da queda do comunismo. Os alemães tentam fazer o mundo acreditar que foram eles que derrubaram o comunismo. Vendem os tijolos do muro de Berlim com ícones da luta de Wałęsa, Mazowiecki e muitos homens com sobrenomes terminados em nski.

A pop star do rock Kylie Minogue 
Foto: Remy de la Mauviniere



O comunismo soviético de Stalin caiu, mas foi na Polônia... Não foi no Muro de Berlim. O comunismo caiu foi em Gdańsk, que os alemães ainda teimam em chamar de Dantzig (em função de terem ocupado por 150 anos as terras polacas do costa do Mar Báltico...De terem ocupado de forma implacável e assassina a Pomerânia polaca.
A Polônia neste quatro de junho está em festa. A pop star Kylie Minogue e o grupo Scorpions vão cantar em Gdańsk... Perfect, Oddział Zamknięty, Kayah e T Love fazem o espetáculo de Varsóvia.
Os 20 anos da queda do comunismo tem shows, concertos, exposições, seminários, congressos, festas por todo o país.
Os clubes, bares e discotecas também promovem suas festas. Em algumas cidades, além de manifestações, as ruas e praças ganham espetáculos ao vivo com teatro, performances e música.
Os vinte anos de democracia na Polônia tem um sentido maior, pois só quem passou mais de cento e cinquenta anos de ocupação estrangeira - Primeiro foram os 127 anos de invasão e ocupação covarde de Rússia, Prússia-Alemanha e Império Austro-Húngaro, depois os 40 anos de comunismo soviético - sabe e avalia a Liberdade.
As festas acontecem em cidades grandes e pequenas, como:
- Kołobrzeg: festa "Passos para a Europa".
- Szczeciń: Concerto operístico Gryfa Zachodniopomorski
- Poznań: Congresso científico "De junho a junho" e o concerto com o grupo Bardowie.
- Odolanów: inauguração do monumento a Lecha Wałęsa.
- Wrocław: Exposição "Na Okrągło: 1989-2009". Presença do ex-presidente Vaclav Havel que receberá o troféu Jan Nowak-Jeziorański. E ainda o espetáculo de músicas folclóricas "Europa Na Widelcu w Rynku", no Rynek (praça central.
- Katowice: Placar eletrônico com a contagem dos dias de liberdade. Ônibus farão o percurso da estrada da liberdade até o Museu da Mineração com a inaguração do monumento ao "Wujek" que foi preso por defender idéias de liberdade. E serão soltos mais de 10 mil balões amarelos através da cápsula do tempo.
- Kielce: nas ruas Dużej e Sienkiewicza, no local onde estava a sede do Comitê de Cidadania "Solidarność", serão descerradas as placas em comemoração aos 20 anos de democracia.
- Lublin: Exposição de posters, fotografias e documentos. No teatro NN haverá uma apresentação lembrando os 20 anos e a noite na Filharmonia Lubelski ocorrerá o concerto "A liberdade está com a gente", além de um show de rock plaça Zamkowym com o grupo Coma.
- Radom: Seminário e apresentação do filme "Polska 1989-2009". Exposição de livros sobre tudo o que já foi escrito sobre o Solidariedade e os 20 anos de democracia.
- Białystok: Concerto "Entre nós a Liberdade" com os grupos Habakuk e Sandaless.
- Suwałki: Apresentação e deposição de flores no Monumento a Liberdade. No Arquivo público acontece a exposição "O futuro da Polônia está em suas mãos".
- Rzeszów: Palestra do IPN0 Instituto da Memória Nacional sobre a queda do sistema comunista e como a Polônia desenvolve sua democracia nestes 20 anos.
- Przemyśl: Apresentação teatral reconstituindo "A ruína do Muro" com mais de 500 atores e atrizes.
- Gorzów: Exposição "Liberdade Nacional. Eleição de 1989 em Gorzów Wielkopolski".
- Olsztyń: no teatro Jaracz seminário lembrando os 20 anos da queda do comunismo e na velha torre da cidade será aberta a exposição "Os moradores de Olsztyń em junho de 1989".