domingo, 20 de janeiro de 2008

Primeira página dominical

Primeiras páginas dos dois principais jornais polacos deste domingo 20 de janeiro de 2008. No Gazeta Wyborcza a manchete principal é PRĄD DROŻEJE, CO ROBIC (Energia fica mais cara, que fazer) e o jornal Rzeczpospolita POLSKA ŻĄDA WYŻSZYCH PŁĄĆ (Polônia reclama maiores salários).
Por um lado, o governo aumenta os valores das contas de luz e por outro, classes de trabalhadores saem às ruas para exigirem maiores salários.
Desde a entrada na União Européia, o custo de vida só tem aumentado, mas a contrapartida do aumento da base salarial não, os salários permanecem congelados. Os baixos salários na Polônia tem permitido uma crescente instalação de novas empresas estrangeiras. Mas tem causado, por outro lado, uma emigração sem precedentes na história recente do país para Inglaterra, Irlanda, Alemanha e França. São jovens com diploma de mestres universitários, que preferem trabalhar de garçons para ingleses do que de engenheiro, médico ou jornalista na Polônia. Os que ficam, é porque são casados, têm filhos, pais, avós e não podem emigrar. Estes que ficam vêm a oferta de empregos aumentar, mas já não conseguem pôr na mesa a carne de todo dia. E isto tem um significado muito grande, pois os mais velhos ainda se lembram dos cartões que recebiam do governo comunista para enfrentarem longas filas para comprar 1 kg de carne no mês. Agora podem comprar carne na quantidade que quiserem todo dia, mas não têm dinheiro para comprar. Por isso, muitos têm saudades do comunismo, pois o capitalismo permitiu a instalação de imensos supermercados abarrotados de produtos do mundo inteiro, mas não o dinheiro para comprar tudo isso. Não bastasse esta ilusão de ter tudo e não ter nada, vêem a família se desintegrar, pois os filhos preferem emigrar para os países mais ricos do bloco europeu e deixar para trás o aconchedo do lar.

Salada invernal polaca

Foto: Marcin Klaban / AG

Sim, na Polônia agora é inverno. E mesmo seguindo a tendência do ano passado, onde a temperatura está um pouco alta para esta época do ano, chegando a fazer até 8 graus positivos durante o dia, ainda assim é inverno. E nesta estação o recomendável é uma deliciosa salada com "buraki" ou melhor com beterraba vermelha. Sim, porque aqui também tem beterraba branca, mas é usada para fazer açucar. Sim, porque aqui o açucar não é de cana, mas sim de beterraba e a Polônia é um dos maiores produtores mundiais de açucar de beterraba. Mas enfim, isto é conversa para uma outra matéria. Com esta bela fotografia ao lado só falta a receita... Então sem mais "delongas" vamos a ela, pois mesmo neste verão do hemisfério Sul cai bem:

SAŁATA ZIMOWA - (sauata jimova) ingredientes

1 kg beterraba vermelha

200 g de vagem

1 colher de vinho tinto

2 colheres de azeite de oliva

1 colher de alcaparras secas bem picadas

100 g queijo de cabra buchette

MODO DE FAZER
Cozinhar a beterraba por 30 min (o tempo de cozimento depende da quantidade) e em seguida cortar transversalmente em 6 pedaços cada. Cortar a vagem e retirar as sementes e em seguida cozinhar por uns 5 minutos em água fervente. Lavar tudo em água fria. retirar a casca da beterraba. Preparar o molho: com azeite de oliva, alho, sal e pimenta do reino a gosto, adicionar a colher de vinho tinto e os pedaços do queijo.

Cartum polaco: festival de Łódż

Como o primeiro mês do ano ainda não terminou, ainda está em tempo de desejar um excelente ano novo. Mas "banda desenhada" como diriam nossos patrícios portugueses e os meus amigos Solda, Dante e Novinski dizem "tira" é para anunciar o 19° Festival Internacional dos "Comics" de Łódż (atenção não é lódz , mas é UUDJI que se pronuncia. Não é L no inicio, é uma outra letra do alfabeto polaco com som de U, o Ó com acento agudo tem som de U e o Z com ponto em cima tem som de ji). Aguardem aqui neste blog por mais informações sobre o concurso internacional de charges e as palestras deste festival do cartum polaco.
P.S.: Tradução sob a ilustração - Alegre Natal e feliz ano novo - e evidentemente com charges.