sábado, 27 de junho de 2009

Coral Serduszka em Curitiba

Foto: Divulgação do Coral

Neste domingo, na Igreja Santo Estanislau, em Curitiba, apresentação do Coral Serduszka (pronuncia-se sérdutchska - coraçãozinho), da cidade de Szczecin, Polônia. Tradicionalmente a missa dominical da igreja, das 9 horas da manhã, é celebrada em idioma polaco. A Igreja comemora seu centenário neste ano de 2009 e a apresentação do coral de crianças e jovens de músicas religiosas da Polônia, faz parte destas festividades, que estão sendo organizadas pelo pároco Zenon Sikorski, da Congregação do Verbo Dívino.
O coral polaco já se apresentou em algumas cidades do Interior do Paraná, como Virmond, no Oeste Paranaense. Virmond é a antiga colônia Amola Faca idealizada pelo primeiro Cônsul da República da Polônia, Kazimierz Głuchowski, pelo médico polaco Józef Czaki de Araucária e pelo também polaco Władysław Kamiński de Guarapuava. Quando da emancipação da Colônia Amola Faca, injunções políticas deram o nome dos antigos donos daquelas terras ao munícipio. Os políticos da época ignoraram solenemente os fundadores da colônia, Głuchowski, Czaki e Kamiński, pois sem os três não existiria a Virmond atual.

O Serduszka é o coral da Paróquia do Coração do Senhor Jesus Cristo de Szczecin (pronuncia-se chTchétsin - cidade no Noroeste da Polônia) fundado em 1989, pelo pároco e pela Irmandade de Cristo. A excursão ao Brasil comemora os 20 anos do Coral e foi uma iniciativa dos Padres da Sociedade de Cristo Provincia Sulamericana para Polacos no Estrangeiro.
PS. Vale a pena conferir estas crianças cantoras na igreja localizada na rua Emiliano Perneta, 463, bem próximo da Praça Rui Barbosa.

Mais 24 tramwaj para Cracóvia


Tramwaj (bonde elétrico) Bombardier - Foto: Paweł Piotrowski


A Empresa Municipal de Transporte Coletivo de Cracóvia - MPK - anunciou, ontem, nova licitação para compra de 24 unidades de bondes elétricos. Vagões, estarão circulando nas imediaçoes do Castelo Real Wawel, em 2011, terão ar-condicionado e capacidade para pelo menos 220 passageiros.
A empresa MPK deverá investir cerca de 210 milhões de złotych através de fundos da União Europeia. E segundo o Zbigniew Palenica, vice-presidente da MPK, "A primeira fase da licitação terá seu final em setembro próximo. Vamos analisar todas as empresas que atenderem à proposta. Aqueles que cumprirem todos os requisitos serão convidados para a segunda fase, que durará mais dois meses. Mais tardar, no início de novembro, apresentaremos o vencedor da licitação, que deverá fornecer os novos vagos de piso baixo para Cracóvia".
O vencedor da licitação terá 32 meses para cumprir o contrato a ser assinado. As primeiras unidades deverão estar circulando já, em 2011, e o último lote um ano após.


P.S. Estes investimentos faziam parte do compromisso de Cracóvia para sediar a Euro2012. Agora mesmo não sendo sede do evento futebolístico mais importante da Europa, nos próximo anos, Cracóvia segue com seu plano de dotar a cidade de infraestrutura modelo no país.