Foto: Divulgação do Coral
Neste domingo, na Igreja Santo Estanislau, em Curitiba, apresentação do Coral Serduszka (pronuncia-se sérdutchska - coraçãozinho), da cidade de Szczecin, Polônia. Tradicionalmente a missa dominical da igreja, das 9 horas da manhã, é celebrada em idioma polaco. A Igreja comemora seu centenário neste ano de 2009 e a apresentação do coral de crianças e jovens de músicas religiosas da Polônia, faz parte destas festividades, que estão sendo organizadas pelo pároco Zenon Sikorski, da Congregação do Verbo Dívino.
O coral polaco já se apresentou em algumas cidades do Interior do Paraná, como Virmond, no Oeste Paranaense. Virmond é a antiga colônia Amola Faca idealizada pelo primeiro Cônsul da República da Polônia, Kazimierz Głuchowski, pelo médico polaco Józef Czaki de Araucária e pelo também polaco Władysław Kamiński de Guarapuava. Quando da emancipação da Colônia Amola Faca, injunções políticas deram o nome dos antigos donos daquelas terras ao munícipio. Os políticos da época ignoraram solenemente os fundadores da colônia, Głuchowski, Czaki e Kamiński, pois sem os três não existiria a Virmond atual.
O Serduszka é o coral da Paróquia do Coração do Senhor Jesus Cristo de Szczecin (pronuncia-se chTchétsin - cidade no Noroeste da Polônia) fundado em 1989, pelo pároco e pela Irmandade de Cristo. A excursão ao Brasil comemora os 20 anos do Coral e foi uma iniciativa dos Padres da Sociedade de Cristo Provincia Sulamericana para Polacos no Estrangeiro.
PS. Vale a pena conferir estas crianças cantoras na igreja localizada na rua Emiliano Perneta, 463, bem próximo da Praça Rui Barbosa.