quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Olga Tokarczuk - a polaca vencedora do Nobel


Mats Malm, secretário permanente da Academia Sueca, foi o porta-voz da decisão. "O Prêmio Nobel da Literatura de 2018 é atribuído à escritora polaca Olga Tokarczuk por uma imaginação narrativa que, com paixão enciclopédica, representa o cruzamento de fronteiras como uma forma de vida". Eram 13h00, no salão da Bolsa de Valores, na cidade velha de Estocolmo, quando a polaca foi anunciada como vencedora do prêmio do ano passado de 2018.

Foi o bastante para a Polônia viver momentos de imensa alegria neste dia 10 de outubro de 2019. Televisões, jornais, rádios, Internet, artistas, políticos e autoridades...todos sem excessão falaram hoje desta sexta conquista do Prêmio Nobel de Literatura. 

A premiação de Olga Tokarczuk cumpre dois dos critérios que os analistas apontavam como decisivos: é mulher e não é anglófona.

A escritora polaca de 57 anos é reconhecida no mundo inteiro. No ano passado, o livro "Podróż..." , foi editado em Portugal pela Editora Relógio de Água, com o título de "Viagens" e ganhou o Prêmio Man Booker.

Este é o segundo ano consecutivo que Tokarczuk ganha um grande prêmio literário internacional. Também referente ao ano passado de 2018, ela e sua tradutora Jennifer Croft ganharam o Prêmio Internacional Man Booker pelo livro "Voos" (Flights em inglês).

Olga Tokarczuk é mencionada há muito tempo entre os candidatos ao prêmio Nobel Foundation ao lado de escritoras como Margaret Atwood, Maryse Condé e Haruki Murakami.


Sua forte posição internacional foi confirmada pelo recebimento do Prêmio Internacional The Man Booker em 2018 por "Flights" (traduzido por Jennifer Croft) e, mais uma vez, pela final deste prêmio britânico em 2019 com o livro "Lead your plough through the dead of dead ("Guie seu arado sobre os ossos dos mortos", traduzido por Antonia Lloyd-Jones).

A boa sorte da escritora também se refletiu nas nomeações para um dos mais importantes prêmios literários americanos, o National Book Award.

Esta foi uma ótima notícia para os leitores e leitores polacos. Em Cracóvia, a ocasião para comemorar é mais do que especial - comentou o prêmio Urszula Chwalba, Gerente do Departamento de Literatura da KBF, operadora do programa Cidade da Literatura da UNESCO em Cracóvia.

Olga Tokarczuk é amiga do Festival de Conrad desde os primeiros anos de sua implementação. Durante cada uma das reuniões com a escritora, os salões do festival estavam cheios de costuras.

Em 2018, ela participou de um projeto musical incrível: a estréia da ópera 'Ahat ili. Irmã dos deuses".

"Quando eu descobri, tive que parar. Ainda não me chegou" - disse a vencedora em entrevista ao jornal Gazeta Wyborcza.


"Também estou muito feliz que Peter Handke tenha recebido o prêmio comigo, o que agradeço muito. É ótimo que a Academia Sueca tenha apreciado literatura da parte central da Europa. Fico feliz que ainda estamos segurando", acrescentou Olga Tokarczuk.

Olga Tokarczuk é escritora, ensaísta, roteirista, poeta e psicóloga. Seus romances mais importantes incluem "Viagem do Povo do Livro" (1993), "Prawiek e outros tempos" (1996), "Casa Doméstica, Casa Noturna" (1998), "Bieguni" (2007), "Guie seu arado pelos ossos dos mortos" "(2009) e "Livros de Jacó" (2014).

Seu último lançamento é a coleção Bizarre Stories (2018). Vencedora, entre outros prêmios, o da Fundação Kościelski (1997), o Passaporte Polityka (1997) e o Prêmio Literário da Europa Central da Eslovênia - Vilenica (2013).

Nomeada cinco vezes para o prêmio literário Nike, que recebeu duas vezes: em 2008 para o romance Bieguni e em 2015 para os Livros de Jacob.

Sua Living House e Night House foram agraciadas com o prestigiado Brücke Berlin - Preis Award (2002).

Os livros de Olga Tokarczuk foram traduzidos para vários idiomas, incluindo inglês, francês, Alemão, espanhol, italiano, sueco, dinamarquês, búlgaro, sérvio, croata, russo, tcheco, ucraniano, turco, além de chinês, japonês e hindi.

Em 2016, com base no roteiro da escritora e baseado no livro Lead your plough through the dead of dead, um filme foi dirigido por Agnieszka Holland com o título de "Pokot", premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim de 2017.



Tokarczuk não é a primeira pessoa a receber o Prêmio Nobel de Literatura por escrever no idioma polaco. Famoso por seus épicos históricos, Henryk Sienkiewicz recebeu o prêmio em 1905, enquanto Władysław Reymont ganhou o prêmio em 1924, mais frequentemente reconhecido por sua enorme saga de quatro partes, "Camponeses" (The Peasants"Czesław Miłosz ganhou o prêmio em 1980 por seus poemas, enquanto mais recentemente foi Wisława Szymborska, também por suas poesias venceu em 1996 e Issak Bashevis Singer venceu 1978 (Singer nasceu em 14 Julho 1904, em Leoncin, Polônia e faleceu em 24 Julho 1991, em Surfside, FL, EUA. Quando recebeu o prêmio tinha cidadania Norte - americana). Mas era polaco de origem judaica. Assim como algum ancestral de Tokarczuk era de origem rutena. O final do sobrenome czuk não esconde que em suas veias corre um tanto de sangue ruteno (os atuais ucranianos).

Olga Tokarczuk dedica o Prêmio Nobel aos polacos e faz um apelo: "Vamos votar corretamente, pela democracia!""

Tão logo, o prêmio foi anunciado Olga Tokarczuk, que estava em viagem, entre as cidade de Berlim e Bielefed respondeu às perguntas dos jornalistas, em uma coletiva de imprensa realizada às pressas, na cidade de Bielefed, na Alemanha, onde se chegou.

"Apesar de todos os problemas com a democracia no meu país, ainda temos algo a dizer ao mundo", disse ela.


Perguntada a quem o Nobel pode ser dedicado, ela respondeu: "Aos Polacos. Faltam alguns dias para as importantes eleições. Gostaria de dizer às pessoas na Polônia: vamos votar corretamente, pela democracia"

Tokarczuk admitiu que constantemente é surpreendida pelo Prêmio Nobel. "Eu sei que sou uma boa escritora, mas nunca pensei que ganharia esse prêmio. Também estou feliz que somos dois este ano, há ainda Peter Handke. O prêmio foi para a Europa Central, o que é incomum. Para mim, como uma polaca, isso mostra que, apesar de todos os problemas com a democracia no meu país, ainda temos algo a dizer ao mundo e temos uma forte literatura e cultura, e sou parte desse poder", disse Tokarczuk.

Durante a coletiva de imprensa, a escritora agradeceu seus tradutores. Observou que ela é jovem para um prêmio Nobel. "Eu também sou uma mulher e isso é muito significativo", disse ela.


A ganhadora do Nobel garantiu que não esperava ganhar, embora soubesse que seu nome estava na lista de indicados. "Já estive em várias listas muitas vezes na minha vida e nada aconteceu", disse.

Segundo Tokarczuk as eleições deste fim de semana podem mudar o futuro de seu país. Um dos jornalistas perguntou como ela reagiu às notícias do prêmio.

"Estávamos em algum lugar entre Berlim e Bielefeld, na estrada, alguém me ligou, reconheci o número de telefone sueco. Era o telefonema, tivemos que parar em um pequeno estacionamento. Eu nem sei onde estava", lembrou Tokarczuk.

Ela acrescentou que estava com a "mente vazia" e não pode acreditar nas notícias do Nobel. No final da coletiva, foi perguntado para quem era o prêmio. A escritora pensou por um momento e respondeu:

"Acho que para os polacos, porque estamos apenas a alguns dias antes da eleição, escolhas muito importantes", disse ela.

"Essas escolhas podem mudar o futuro deste país. Se tenho alguém na minha cabeça a quem dedicar este prêmio... gostaria de dizer aos meus amigos na Polônia: vamos votar corretamente, pela democracia", acrescentou.


Olga Tokarczuk é uma das escritores polacas (os) mais aclamadas pela crítica e mais traduzidas, com seus livros em inglês "House of Day, House of Night" e "Primeval and Other Tales" sendo seus maiores sucessos comerciais e críticos.

Ela vive e trabalha na cidade de Wałbrzych, na Voivodia da Baixa Silésia. Escritora destacada, ensaísta e devota de Jung, é considerada uma autoridade em filosofia e conhecimento misterioso. Inegavelmente, uma grande descoberta para a literatura polaca na década de 1990, ela continua sendo um fenômeno muito admirado por críticos e leitores.

Tokarczuk ganhou inúmeros prêmios por seu trabalho, incluindo os prestigiados prêmios polacos o "Polityka Passport" e o "Nike Literary Award", além do "Prêmio Literário Internacional de Vilenica".

Seu livro "Guie seu arado através dos ossos dos mortos" foi a base do premiado filme de Agnieszka Holland, "Rasto" (Pokot).

Ela é a primeira escritora polaca a ganhar o Prêmio Internacional Man Booker - por seu romance  "Voo" (Flights) traduzido para o inglês por Jennifer Croft.

A reputação da ganhadora do Nobel 2018 de Literatura com o público internacional foi consolidada, em 2019, com a publicação em inglês de "Drive Your Plough over the Bones of the Dead" (Guie seu arado através dos ossos dos mortos), traduzido por Antonia Lloyd-Jones.

Situado em uma pequena vila no sudoeste da Polônia, este thriller moral é sobre um professor de sessenta e poucos anos, apaixonado por astrologia, um imenso amor por animais e pela poesia de William Blake, que investiga o súbito desaparecimento de seus dois cães. Logo depois, quando membros do clube de caça local são encontrados assassinados, Duszejko se envolve na investigação. De maneira alguma é uma história de crime convencional, o suspense existencial de "um dos principais escritores humanistas da Europa" (de acordo com o The Guardian) oferece idéias instigantes sobre nossas percepções de loucura, injustiça contra pessoas marginalizadas, direitos dos animais, hipocrisia da religião tradicional e crença na predestinação. O livro foi selecionado para o Prêmio Internacional Man Booker 2019, bem como para o National Book Award for Translated Literature.

Para o jornalista polaco Jacek Nizinkiewicz, o anúncio do Nobel pegou o vice-primeiro ministro Piotr Gliński da Polônia de calças curtas e que ele perdeu a oportunidade de se sentar em silêncio. O também ministro da Cultura da Polônia, que se gabou publicamente de nunca ter lido inteiramente um livro de Olga Tokarczuk, agora está falando sobre apreciar a cultura polaca, que ele ignora.

"Sempre, se um escritor polaco receber um Prêmio Nobel, é importante, embora, infelizmente, eu tenha problemas com esse prêmio, não a partir de hoje" - respondeu o Gliński, quando perguntado na TVN 24, se ele está mantendo os dedos cruzados para uma das escritoras polacas mais famosas no mundo.

Quando questionado sobre o livro de Tokarczuk que ele leu, o Ministro da Cultura, com desarmante honestidade, respondeu que "tentou", mas "nunca terminou" nenhum dos livros dela.

Nizinkiewicz aproveitou para perguntar: "Podemos imaginar que o Ministro da Cultura da Grã-Bretanha ou outro país ocidental se vangloria publicamente de sua ignorância literária? Agora o mesmo prof. Gliński, que se gabou publicamente de nunca ter lido nenhum dos livros de Olga Tokarczuk, fala sobre a apreciação da cultura polaca pelo Comitê Nobel da Suécia e brilha à luz das câmeras, como um dos pais do sucesso. É difícil encontrar um exemplo de maior hipocrisia".

Não é segredo para ninguém que a vencedora do Prêmio Nobel não apóia o PiS - Partido Direito e Justiça, de extrema-direita, que governa a Polônia e, provavelmente, a tentativa do vice-primeiro ministro de negá-lo se deu justamente pelas convicçoes políticas de Tokarczuk. Pior que prof. Gliński, muitas vezes participando de campanhas que incentivam os polacos a lerem livros, se vangloria publicamente de não ter terminado de ler a escritora premiada muitas vezes na Polônia e no exterior. Mesmo com a falta de simpatia do ministro Gliński à autora, em conexão com seus pontos de vista, e não a arte literária, isso não deve levá-lo à abnegação da leitura pública. Nesta situação em que Tokarczuk recebe o Prêmio Nobel, as palavras de Gliński são ainda mais desacreditadoras.

O professor Piotr Gliński é um cientista, um homem de cultura, autor de muitas publicações, mas também é um importante funcionário do governo e não deve subestimar publicamente as obras da autora ganhadora do Nobel, com quem não concorda. Até seu líder Jarosław Kaczyński se vangloriava anos atrás de ter lido "Os Livros de Jacó", de Olga Tokarczuk.

Os comentários do jornalista Jacek Nizinkiewicz foram feitos após o ministro da cultura da Polônia, 
escrever no Twitter o seguinte comentário: "Parabéns à senhora Olga Tokarczuk. O sucesso do artista polaco é muito agradável, mais é outro sucesso internacional da sra. Tokarczuk. O Prêmio Nobel é uma prova clara de que a cultura polaca é apreciada em todo o mundo. Parabéns!"

No passado, Piotr Gliński foi membro do comitê científico da 2ª e 3ª Conferência de Smolensk. Ele também fez parte do conselho da Good Name Redoubt Foundation - Liga Polaca contra Difamação. 

Alguns dos Livros da Ganhadora
Se, de alguma forma, o leitor ainda não leu nada de Tokarczuk, sugerimos cinco livros dela para começar. As sugestões são de Zuzanna Piechowicz, do programa "Poczytalnia" da rádio TOK FM.

"Biegunów" (Andantes)




Os polacos do título são membros de um ramo dos Velhos Crentes, uma seita ortodoxa, que acreditam que o mundo é principalmente ruim. No entanto, de acordo com as crenças deles, você pode se proteger disso. A chave para isso é permanecer em uma jornada constante, graças às quais as forças do mal não podem alcançar um homem. No romance, as jornadas dos Biegunów (Andantes) se misturam às jornadas e histórias do autor sobre os nômades contemporâneos. Um livro incrível homenageado com o Nike Award em 2008 e o Booker Award em 2018.






"Księgi Jakubowe" (Livros de Jacó)



O mais abrangente dos livros de Tokarczuk. O romance de mais de 900 páginas é uma jornada erudita pelo mundo da história, costumes e multiculturalismo. O eixo principal da narrativa é a história de Jakub Frank, um judeu que reuniu multidões de crentes ao seu redor. Ele ganhou seguidores graças às suas histórias sobre um mundo que poderia ser melhor, tolerante, aberto e feliz. A história de Frank é tão incrível que parece inacreditável. Do judaísmo, passou pelo sabatismo, depois pelo islã e, finalmente, pelo catolicismo. É possível que ele tenha morrido como membro da Igreja Ortodoxa. Um livro que vale cada minuto de leitura. A vencedora do Prêmio Nobel passou mais de seis anos escrevendo.





"Prowadź swój pług przez kości umarłych" (Guie seu arado pelos ossos dos mortos)



Um livro que ganhou uma segunda vida através da adaptação cinematográfica. Janina Duszejko tornou-se a principal heroína de "Pokot", da cineasta Agnieszka Holland. Esta é uma história sobre um professor de inglês de uma pequena cidade que definitivamente prefere a companhia de animais à companhia de pessoas. E ele está pronta para muito defender os direitos de nossos irmãos menores. O ensaio sobre direitos dos animais e brutalidade humana se mistura com uma história de crime. Olga Tokarczuk costuma falar sobre a proteção dos direitos dos animais. Neste livro, ele prova que também pode ser um ótimo tópico para um romance.







"EE"







Um dos primeiros livros da vencedora do Prêmio Nobel 2018. A ação "EE" se concentra nos primeiros anos do século XX. O personagem principal é um adolescente que é considerado um médium. Tokarczuk levanta temas que também aparecem em livros subsequentes: ocultismo, complexidade da personalidade humana, ceticismo cognitivo e busca pelo sentido da vida.









"Eu leio todos os seus livros"




Políticos parabenizam Nobel Tokarczuk

"Estou feliz que a literatura polaca seja tão valorizada em todo o mundo", escreveu o primeiro-ministro da Polônia e chefe de governo Mateusz Morawiecki no Twitter, comentando as informações sobre a concessão do Prêmio Nobel de Literatura a Olga Tokarczuk.

"Parabéns para Olga Tokarczuk. Primeiro Nobel literário da Baixa Silésia. Muito bem!" - escreveu por sua vez o presidente do PO - Partido da Plataforma Cívica, Grzegorz Schetyna.


Um pouco da história de Olga
Tokarczuk estreou no programa de televisão TV Theater (Teatro na Televisão), atriz, em 1998 e como co-roteirista do espetáculo "EE" realizado por Maria Zmarz-Koczanowicz.

Três anos antes, um romance com o mesmo título foi publicado. Esta é uma história do início do século XX, cuja heroína é Erna, de 15 anos (interpretada pela atriz Agata Buzek), filha da família burguesa Eltzner, que inesperadamente revela habilidades parapsicológicas.

"Naquela época, o TV Theater tentava mostrar a melhor literatura contemporânea", lembra Maria Zmarz-Koczanowicz.

"Olga Tokarczuk já era uma escritora bem conhecida, e este livro deu possibilidades surpreendentes. Durante a apresentação deste espetáculo, nos conhecemos. O romance de Olga parecia tão rico em tópicos que era muito difícil se adaptar ao teatro de TV por tempo limitado. Foi o mais divertido quando estávamos tirando as fotos, porque os personagens ganharam vida nessa história bastante imaginária. Olga imaginou perfeitamente Wrocław antes da guerra, na qual a ação ocorre. Todos nós entramos neste mundo. Olga me deu uma mão completamente livre durante a implementação. Ela não interferiu em nada. Ela assistiu à apresentação final e ficou satisfeita, como me disse. Para mim, o Prêmio Nobel de Olga é uma grande alegria".

Em 1999, Tokarczuk ganhou o 2º prêmio no concurso do TV Theater por uma peça dramática. Foi também sua estréia dramática. Atriz também na época, ela interpretou uma funcionária bancária em uma performance realizada um ano depois por Piotr Mularuk. O papel principal - Krysia - foi confiado a Maja Ostaszewska. "O tesouro" acontece perto da residência da autora, estabelecida em Krajanów, perto de Nowa Ruda. No destino de todos os heróis - incluindo Krysia - eles revivem constantemente as coisas do passado, e tudo acontece na fronteira entre acordar e dormir.

Em 1998, Piotr Tomaszuk adaptou (junto com Sebastian Majewski) e dirigiu o Teatro na TV com "Prawiek and other times", que é uma história sobre um lugar que fica no meio do universo. Em Prawiek, uma vila perto da região Podlaska, que é guardada por quatro arcanjos de quatro partes do mundo - os espectadores assistem a episódios da vida de gerações sucessivas de duas famílias, desde a Primeira Guerra Mundial até os dias atuais.

Em 2000, o Teatro na TV exibiu a performance original de Agnieszka Lipiec-Wróblewska, baseada na prosa de Olga Tokarczuk "Números". A história de uma jovem empregada que trabalha em um hotel se tornou uma metáfora para os próximos estágios da vida humana.

Em 2004, os espectadores puderam assistir ao roteiro de "Miłość" (Amor) dirigido por Filip Zylber, que foi uma adaptação de quatro histórias de Tokarczuk, cujos protagonistas são mulheres em várias situações da vida.

Imposto de renda

O fisco polaco não receberá nenhum dinheiro do Nobel de Tokarczuk. O Ministro das finanças, declarou: "Eu tomei a decisão de não cobrar imposto PIT".

A escritora polaca, graças à decisão da Academia Sueca, receberá um prêmio de 9 milhões de coroas suecas, ou aproximadamente 3,5 milhões de złotych. As autoridades fiscais poderiam "ganhar" cerca de 350.000 zł. No entanto, isso não vai acontecer. O ministro das Finanças decidiu "parar de cobrar impostos PIT". Parece que o ministério também aplicará as novas regras aos vencedores do prêmio Nobel subsequentes.

O prêmio financeiro de mais ou menos 3,5 milhões de reais também está associado à decisão de premiar Olga Tokarczuk pela Academia Sueca. A escritora, no entanto, precisaria incluí-la em sua declaração de imposto, ao Departamento de Finanças. O chefe do Ministério das Finanças, Ministro Jerzy Kwieciński, no entanto, decidiu dispensar a escritora da obrigação de compartilhar o prêmio com a administração fiscal. Ao mesmo tempo, ele parabenizou a escritora por ganhar o prêmio literário Nobel em seu Twitter.


Quem é Olga Tokarczuk?
Olga Tokarczuk nasceu em 1962, na pequena cidade de Sulechów. Ela é graduada em psicologia na Universidade de Varsóvia e trabalhou inicialmente como psicoterapeuta. Nasceu 29 de janeiro de 1962 (tem 57 anos), em Sulechów.

É romancista, escritora, psicóloga, poetisa.

Recebeu os Prêmios Kulturhuset Stadsteatern, Prêmio Nike de Literatura, Prêmio Internacional Man Booker, Prêmio Nike de Literatura, Medalha de Prata do Mérito Cultural Polaco Gloria Artis, Nobel de Literatura Trabalha na Universidade Iaguielônica de Cracóvia.

Depois do consultório de psicologia, passou a se à literatura, ganhando popularidade na Polônia e no exterior. Ela criou histórias que apareceram na revista "Przełaj". Seu romance de estréia foi "Viagem do Povo do Livro", publicado em 1993.

Dois anos depois, seu segundo romance, "EE", apareceu no mercado e, em 1996, "Prawiek i inne czas". Outros romances de Tokarczuk incluem "Wardrobe", "Tocando em muitos tambores", e "Anna nos túmulos do mundo".

A Polônia não é o umbigo do mundo

"Hoje é impossível falar sobre a Polônia sem falar sobre o mundo, essa Polônia é uma miragem" , disse Olga quando foi nomeada para o prêmio Booker.

"Muitos escritores dizem que um prêmio de prestígio também é pressão. Você a sente vestindo? Sem exagero. Minha vida sempre foi dividida em duas esferas: introvertida e extrovertida. Eu experimento períodos introvertidos quando escrevo um livro. Eu permaneço em um estado de certa suspensão, em uma bolha, em um diálogo interno comigo mesmo. Mas então chega o momento em que tenho que sair dessa bolha, começar a entrar em contato com as pessoas, falar sobre meus livros, conhecer leitores. Sempre separo claramente essas duas esferas, até aprendi a me preparar mentalmente para a transição de uma para a outra. Depois dos cinquenta, a maior virtude é a capacidade de dizer não".

Entrevistador: Agora pode ser difícil, porque provavelmente em conexão com a indicação de Booker para "Arado", você ficará cada vez mais conhecida. A ação deste romance se passa em uma pequena vila polaca em uma província esquecida. Isso incomoda os britânicos?

Olga: Eu acho que não. Afinal, sob a superfície da ação semi-primitiva, meu romance aborda problemas mais profundos e universais, vivos em outros países. Além disso, personagens excêntricos, e essa é Janina Duszejko, a personagem principal de "Arado", facilmente atravessam as fronteiras de países e culturas. Quando o romance foi lançado em francês, recebi um e-mail de um clube canadense de leitores de livros. Acabou que eles fundaram um grupo de fãs de Janina Duszejko lá!

Entrev: No caso de Booker, a tradução desempenha um papel importante. Quais são as suas impressões depois de ler seu livro em inglês?

Olga: Eu tenho duas tradutoras de inglês: Jennifer Croft e Antonia Lloyd-Jones. O primeiro deles , Croft traduziu "Biegunów", enquanto Antonia decidiu por "Plough". Eu as conheço muito bem e sei que sentimos o senso de humor uma da outra. É impossível conversar com Antonia seriamente, você nunca sabe se algo é sério ou não. Afinal, é claro, ela é simplesmente uma ótima tradutora, com um grande senso de paradoxos da linguagem. Quando li a tradução dela, a voz de Duszejko estava em minha mente apenas como a voz de Antonia. Agora surgiu a ideia de que ela lêsse este livro para as necessidades do audiolivro.

Entrev. : Britânicos sentem vossa literatura?

Olga: Há algo nisso. Outros escritores polacos também estão presentes na Grã-Bretanha: Jacek Dehnel, Wiola Grzegorzewska e Julia Fiedorczuk. Espero que haja mais de nós e nossa voz seja ouvida com mais força.

Entrev.: Infelizmente, recentemente, não falamos alto sobre nossas realizações, mas sobre o fato de que os padres polacos queimam livros em público. Isso provavelmente não constrói a imagem da Polônia como um país que defende a cultura?

De fato, essas informações receberam ampla cobertura na mídia em todo o mundo, mesmo em países muito exóticos. Toda essa situação é o resultado da atitude nostálgica e anacrônica da Igreja, que apóia instintivamente - a menos que seja uma estratégia - a religião popular do século XIX, baseada na fé no diabo e no mal, exclusão, culpa e diferenciação. Esses velhos quadros de fé e religiosidade são completamente incompatíveis com a maneira como as pessoas vivem e pensam hoje. Se adicionarmos a isso um nível intelectual bastante baixo de muitos padres, teremos um efeito estranho na forma de queima de livros. Há outro problema - tenho a impressão de que não há o suficiente do mundo exterior na mídia polaca. As televisões governamentais e não-governamentais permanecem em segundo plano e relatam apenas o que está acontecendo, nem mesmo na Polônia, mas em Varsóvia. Não há eco de nós no que o mundo vive, o que está acontecendo na Ásia ou na África. De acordo com esta versão, a Polônia é o umbigo absoluto do mundo. Então, as pessoas que assistem nossa TV vivem em um estado mental atrasado. Mas essa Polônia é uma miragem. Hoje é impossível falar sobre a Polônia sem falar sobre o mundo.

Entrev.:Voltando à queima de livros ...

Olga: Felizmente, esse evento incomodou muitas pessoas na Polônia e teve uma reação brusca. Por exemplo, em Wroclaw, em maio, estava planejada uma grande campanha de leitura, que os nazistas queimaram uma vez.

Entrev.: Em que consistiu?

Olga: Funcionários do governo local, artistas e residentes puderam trazer livros proibidos pelos nazistas, incluindo Lessing ou Tomasz Mann - autores cujas obras foram queimadas em muitas cidades alemãs em 1938.

Entrev.: Na onda de popularidade, você relançou recentemente seu livro de estréia "Jornada do Povo do Livro". As memórias e emoções de anos atrás retornaram?

Olga: A ideia de retomar meu livro de estreia veio da editora, admito que estava relutante. 30 anos se passaram desde que foi escrito - essa é toda a era. Mas quando li recentemente antes desta retomada, parecia emocionante e íntimo. Como se alguém o tivesse escrito, mas alguém que eu entendi bem.

Entrev. : A passagem do tempo é culpada?

Olga: Provavelmente. Quando escrevi "Viagem" há 30 anos, eu era uma pessoa completamente diferente. Penso que durante as nossas vidas mudamos dramaticamente pelo menos várias vezes, construímos mais versões da nossa personalidade, mais visões. Somos mudados pela experiência e conhecimento que adquirimos. Sempre me pareceu que a personalidade é um conjunto de possibilidades, não algo que é permanente e se desenvolve apenas de uma maneira de maneira linear.

Repercussão na Revista Polityka

O Prêmio Nobel de Olga Tokarczuk é um grande presente para os tempos do caos, com este título a crítica de literarura Justyna Sobolewska, começou seu artigo numa das mais importantes revistas semanais da Polônia, ao saber do anúncio da ganhadora do Nobel 2018,  hoje, 10 de outubro de 2019.

"A alegria do Nobel por Olga Tokarczuk também é a alegria do leitor e da leitora, em cujos olhos a nova literatura dos anos noventa ganha ressonância global. "Descreva sua vila para que ela se torne universal." Olga Tokarczuk dominou essa arte como nenhuma outra.

O Nobel literário de Olga Tokarczuk era esperado e inesperado. Tokarczuk apostou em casas de apostas e na imprensa mundial, mas nossas várias esperanças são tão raramente cumpridas que às vezes temos medo de tê-las. Enquanto isso, recebemos um grande presente. Porque este prêmio para Olga Tokarczuk é um presente para todos nós em um momento em que há poucas razões para ser feliz.

O mundo teve que apreciar Olga Tokarczuk

Quando li "Os Livros de Jacó" , pensei que este seria um livro que o mundo apreciaria, porque é um romance europeu no sentido mais profundo: o caminho de Jakub Frank e seus seguidores conduz por toda a Europa, de Lwów, passando por Varsóvia, Viena, até os Bálcãs.

Tokarczuk descreve um momento interessante - o final do século 18, quando tudo se resume, o velho mundo cai, algo novo surge, a iluminação colide com o pensamento religioso, o mundo da razão espera por um novo messias. Paradoxalmente, o romance mostra que esse movimento incessante, o que nos parece cair e cair, na história pode ser transformado em outra coisa. Hoje, diante de nossos olhos, o mundo conhecido está desmoronando, as mudanças estão se acelerando, por isso vale a pena olhar para o passado para ver momentos semelhantes de desintegração e o surgimento de uma nova ordem.

Cruzando fronteiras nos livros de Tokarczuk

É também uma história - como ouvimos na justificativa - sobre a passagem de fronteiras (a justificativa sugeria que na Suécia os "Livros de Jacó" haviam sido lidos com cuidado, que foram recentemente em sueco; agora também apareceu uma tradução em alemão). Mostra a Polônia multicultural e multiétnica e seus heróis, os franquistas, tornam-se refugiados vagando de tribunal em tribunal. Seus heróis são "estrangeiros", mas acontece que somos todos "estrangeiros", nossos ancestrais vieram de algum lugar; ex-seguidores de Jakub Frank se misturaram à paisagem polaca.

"Crossing Boundaries" também se refere ao romance "Bieguni", pelo qual Tokarczuk recebeu o Booker Award. O romance escrito há 10 anos fala sobre um mundo sem fronteiras, pode-se viajar livremente, sobre os cidadãos do mundo e sobre postes - pessoas que sempre devem estar em movimento. Desde então, as fronteiras se fecharam, a Europa começou a cavar contra os refugiados. A visão de Tokarczuk pertence ao passado, mas ainda há esperança de que esse mundo não se perca para sempre.



Olga Tokarczuk ainda está em movimento (hoje viajou pelas rodovias alemãs) e, ao mesmo tempo, está fortemente ligada à sua região, com Nowa Ruda, onde criou um festival literário. Com a Voivodia da Baixa Silésia, que ela descreveu em um dos livros mais bonitos: "Casa diurna, casa noturna". Também notamos que cada um de seus livros é diferente - de sua estréia "A Viagem do Povo do Livro", até "Prawiek e outros tempos", que foi um dos livros mais importantes dos anos 90, pelas histórias "Tocando na bateria", até o monumental "Livros de Jacob", Um romance histórico, mas corresponde fortemente ao presente. E ainda Tokarczuk escreveu sobre o futuro, sobre os tempos pós-humanos - mesmo em "Histórias Bizarras". O que conecta seus livros é observar atentamente a hora da mudança. E a busca de significado em tempos de caos.


 Olga Tokarczuk sobre "Pokot" e sobre o fato de o mundo se tornar feio


O jornalista Janusz Wróblewski entrevistou Olga Tokarczuk sobre as adaptações cinematográficas de sua prosa, sobre "Pokot" e sobre a Polônia, nas quais é cada vez mais difícil viver. O filme foi selecionado como representante de seu país ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2018

Janusz Wróblewski: O filme teve algum impacto na sua sensibilidade, na sua imaginação literária?

Olga: Acho que sim. Hoje todos pensamos em imagens. O filme teve um enorme impacto na literatura, pode ser visto a olho nu no exemplo do romance - o ritmo da história é diferente, a maneira de contar histórias modeladas na edição de filmes apareceu, também uma espécie de suspense literário, e o papel do diálogo mudou. Isso é especialmente evidente no romance anglo-saxão. Às vezes, você tem a impressão de que esse romance é um script com didaskalia, apenas escrito de forma diferente.

Wróblewski: Muitos escritores não gostam de interferir na questão literária. Eles são contra a introdução de novos personagens, mudando a narrativa, mais a mensagem. Outros deixam cineastas completamente livres. A que grupo você pertence?

Olga: Eu realmente me preocupo com certa lealdade, especialmente quando se trata de sentido. Por exemplo: os criadores de teatro geralmente tratam textos literários como matéria-prima a ser processada à sua maneira e, às vezes, pode ser censurável ao autor vivo ou a seus herdeiros. O filme, no entanto, geralmente procura um texto literário ao procurar uma história. Quanto mais a história está envolvida no texto, mais difícil é criar um filme. É difícil, por exemplo, trazer para a tela o tipo de escrita que conta do ponto de vista de um narrador em primeira pessoa, quando você precisa construir um ponto de vista subjetivo muito sugestivo. A natureza do filme é que ele conta mais objetivamente que constrói um certo mundo que existe fora. O senso de humor no filme e no texto também é diferente. Por exemplo, Woody Allen usa um senso de humor muito literário com grande sucesso.

Wróblewski: David Lynch, e antes dele, por exemplo, Hitchcock, estavam procurando um significado para desfocar as fronteiras do mundo visível. Nesta perspectiva, sua prosa poderia ganhar alguma coisa?

Olga: Talvez seja isso. Nas adaptações de meus textos, geralmente dava total liberdade aos diretores, porque sabia que os meios utilizados pelo filme são diferentes e, às vezes, é preciso se adaptar a ele e concordar com certas mudanças, simplificações ou enriquecimento. Só interviria quando o sentido e o significado iriam muito além das minhas intenções.

Wróblewski: Sua escrita, que é uma tentativa de criar a Nova Mitologia, é considerada não cinematográfica. Apesar disso, seus livros costumam ser exibidos. Como você vê as tentativas feitas, entre outros através de Ryszard Brylski ("Żurek"), Maria Zmarz-Koczanowicz ("EE"), Piotr Mularuk ("Skarb") ou Piotr Tomaszuk ("Prawiek e outros tempos")?

Olga: Non-filme? Eu não concordo com isso. Eu escrevo com fotos, você só precisa ter uma ideia para elas. Todos os títulos que você mencionou são muito originais, eles tiveram uma ideia. Hoje eles pertencem mais aos cineastas do que a mim. É muito bom que o texto literário seja para eles um ponto de partida para algo novo e todos os tratem um pouco como pretexto. Por exemplo, "Żurek" é um cinema de grande autor, que apenas usa minha ideia fictícia e reproduz tópicos um pouco diferente do que no texto da história. Ele faz isso de forma muito criativa. "EE" é uma adaptação bastante fiel - sua força está na ótima atuação. Os personagens, apenas esboçados no livro, se materializam aqui, adquirem dimensões adicionais através de sua fisicalidade e singularidade. Me arrependo muito que este excelente desempenho do programa Teatro de Televisão com o fantástico papel de Agata Buzek é conhecido por apenas alguns. Não é exibido na televisão há anos. "Prawiek" também é uma produção para o Teatro de Televisão, na verdade a segunda versão, porque a primeira foi tocada maravilhosamente pelo Teatro Wierszalin. "Tesouro" deve muito à maravilhosa interpretação de Maja Ostaszewska.

Wróblewski: A visão do mundo criada por Agnieszka Holland em "Pokot", adaptação cinematográfica "Guie seu arado pelos ossos dos mortos", corresponde à sua imaginação? Você se identifica totalmente com ela?

Olga: Agnieszka é um mestre de cinema. Trabalhar com alguém assim é uma ótima experiência. Seus filmes me acompanharam desde que fui ao cinema. Desde o início, presumi que Agnieszka tinha sua visão dessa história e a aceitei desde o início. Enquanto trabalhamos no texto, tivemos o maior problema em transferir para a tela o humor característico e excêntrico da heroína principal e seu ponto de vista subjetivo. Daí sua estrutura híbrida na fronteira de espécies e formas. Apesar disso, provavelmente devido à importância das questões que carrega, o filme é mais seriamente comparado ao romance, e às vezes até se opõe ao realismo. Não esperávamos que a recepção desse filme fosse inesperadamente influenciada pela situação política na Polônia, que de repente ganhou um novo contexto muito específico e, assim, se tornou uma espécie de manifesto político.

Wróblewski: Lembre-se: a heroína de "Pokot", uma arquiteta aposentada Duszejko, defende o direito à vida, mas ela não segue as regras pelas quais luta. Houve uma acusação de que você defende o ecoterrorismo, enquanto atribui um papel negativo à Igreja Católica em favor da caça e da matança de animais. Agnieszka Holland acredita que é uma provocação intelectual.

Olga: Muito é permitido na arte, certamente muito mais do que em uma declaração de mídia ad hoc. Este filme explora uma possibilidade, mostra um certo paradoxo. A principal questão por trás dessa história é: O que um cidadão decente pode fazer quando descobre que a lei moral e a lei constitucional são violadas, ignoradas e ignoradas? Até que ponto temos o direito de nos rebelar contra autoridades que não cumprem os padrões morais? Temos o direito à desobediência civil e até onde pode chegar? Sim, em certo sentido, é uma provocação, é uma oferta para experimentar uma catarse imaginária. Funciona um pouco como "Inglourious Inglourious" ou "Django" de Quentin Tarantino. Passamos na fronteira entre a representação realista e imaginária do mundo. É antes um conto de fadas sobre as características de um panfleto político.

Wróblewski: Porque pessoas com opiniões políticas diferentes gostam de matar animais, que sempre o fizeram corretamente. Você teve a impressão de que esse conto de fadas sensibilizou ou mudou um pouco a consciência dos polacos?

Olga: O filme apareceu em um momento especial, embora a atmosfera em torno da ecologia, da proteção da natureza e da caça tenha sido estragada há algum tempo. Quando o filme estava nos cinemas, o ministro Szyszko atirou no faisão criado no aviário. A história de uma velha louca com quem ninguém a conta ou a trata seriamente, e que se vinga por matar inocentes e fracos, repentinamente diante de nossos olhos se tornarem muito mais reais, porque dizia respeito ao aqui e agora. Talvez essa transferência para o mundo real significasse que os espectadores receberam o filme literalmente como um manifesto e até como uma ameaça. Mas o filme foi feito cinco anos e o livro foi escrito nove anos atrás.

Wróblewski: Agora o clima é radicalizado, mais se fala em violência.

Olga: Eu tenho medo da violência como o fogo, mas sua ameaça está acima de nós. Talvez existam indivíduos psicopatas em algum lugar que impressionam, mas isso é patologia. Raiva, raiva e irritação, no entanto, existem e não podem ser varridas para debaixo do tapete. No livro "Lead Your Plough ...", que foi a base do script "Pokot", assistimos ao processo do nascimento da violência, mas, acima de tudo, vemos que o homem não tem controle sobre isso, porque a erupção da violência também é catártica. A arte tem sido usada como uma plataforma para a imaginação há milhares de anos, onde você pode lidar com esses sentimentos sombrios de forma controlada. Olhe para eles, toque-os. A arte foi inventada para romper fronteiras; a boa arte se torna kitsch. Até agora, pessoas que pensam como eu dormem no sentido ilusório de segurança que o politicamente correto dá. Em um mundo de muitos valores, era uma espécie de polidez e respeito assumido nas relações com outras pessoas. Acabou. A palavra "esquerdista", que já foi usada para alguém com visões esquerdistas ultra-radicais, é usada hoje em dia para alguém que não concorda com a política do PiS ou não vai à igreja. "Você morre, sua vagabunda" é um comentário em um artigo na internet. Esse lado sempre lutou pelo politicamente correto em nome da liberdade. E conseguiu. As pessoas, convencidas de que o politicamente correto limita sua liberdade, se jogaram na garganta uma da outra. E aqui temos: "sua puta" é um comentário ao artigo na internet. E aqui temos.

Wróblewski: Guerra de duas tribos. Mais alguma coisa te surpreendeu no debate sobre o filme?

Olga: Só isso. As pessoas esqueceram um pouco que estão indo ao cinema. Eles queriam algum comentário político real sobre o que estava acontecendo. Eles trataram Janina Duszejko a sério e literalmente. Eles estavam aterrorizados com a violência. Penso que quando as emoções associadas aos movimentos loucos do ministro Szyszka enfraquecerem e ele se aposentar politicamente bem merecido, o filme será assistido sem todos esses contextos quentes. Então sua dimensão provavelmente será vista mais claramente como uma parábola trágica de desamparo, raiva e desobediência civil.

Wróblewski: O papel da literatura e do cinema ambicioso hoje em dia se baseia principalmente no racismo estigmatizante, na xenofobia, no fanatismo e na defesa dos direitos das minorias?

Olga: Infelizmente, vivemos tempos difíceis e violentos, nos quais devemos perceber constantemente o que parecia tão óbvio até recentemente - que tipo de mundo queremos. Estes não são bons tempos para a arte; como um tipo de comunicação social, ela deve cada vez mais entrar no discurso político. Ainda é possível dizer hoje algo que não se enredaria na reflexão sobre ameaças, desigualdades sociais, fascismo das sociedades, ameaça de guerra e ameaça de ruptura da ordem democrática? A arte não pode ser reduzida a lidar com a 'beleza'. O mundo simplesmente se tornou feio.

Wróblewski: Ele nunca foi bonito, apenas artistas nem sempre foram tão abertamente envolvidos na disputa política. Enquanto isso, como os políticos, eles estão cada vez mais usando linguagem radical e brutal, às vezes fazendo fronteira com o discurso de ódio. Por outro lado, como evitar um salto para o fanatismo, para uma identificação nítida - com a nação, com patriotismo primitivo, com religiosidade infantil, com quais projetos sociais liberais após 1989 tentaram libertar os polacos?

Olga: Eu assisti esse processo na Internet - nos primeiros ataques incrivelmente brutais de inimigos, a pessoas nojentas e decentes nojentas responderam com calma, sem comentários, ignorando essas entradas. Apenas emanou. Pode-se fazer a pergunta sobre os limites desse desfalque e se inventivos e ameaças acabarão se tornando realidade. Estou preocupado com a facilidade incrível com a qual você pode usar propaganda, mentira e lavagem cerebral hoje. E que funciona de forma eficaz, a longo prazo e com precisão. Em termos de construção de humor xenófobo, essas sementes ruins já foram plantadas e crescerão por gerações. Não tenho idéia de quem serão os jovens, os alunos do ensino médio e as crianças que, além do consumismo, colocam em mente toda essa visão nacional e fascinante do mundo. Receio que não termine bem. Eu posso ver uma imagem inesquecível de "The Cabaret", de Bob Fosse, e uma cena chocante de piquenique, na qual um garoto bonito começa a cantar uma música que parece inocente a princípio, mas em um momento, palavra por palavra, se torna o hino nazista. A câmera também mostra o rosto de um homem idoso ouvindo essa música e - é incrível - nesse rosto, podemos ver o que acontecerá em alguns anos. Eu sinto essa testemunha hoje. Parece-me que o mesmo coro começou sua música e canta aqui na Polônia no século XXI. Eu ainda acredito na arte que conhece pessoas, mas não esconde a cabeça na areia. A arte entendida dessa maneira é um pouco semelhante à educação - abre cabeças,

Wróblewski: A liberdade na Polônia está cada vez mais ameaçada?

Olga: Acho que sim, e que o processo de limitação da liberdade é lento, pouco a pouco, pouco a pouco. Os próximos limites são violados, movidos e inclinados. Ainda é possível interromper esse desmantelamento da ordem democrática, mas deve ser uma ação firme. É muito tarde para negociar, pequenos ajustes para trás, para frente ou para os lados. O que mais me preocupa, como reverter todos esses danos na mente das pessoas, é pensar em conspiração, misturar fatos com mentira, essa confusão mental. Certamente, a escola e a educação escolar baseada no conhecimento devem ser restauradas. Introduzir a religião nas escolas causou muitos danos ao diminuir a distância entre fatos científicos e atos de fé. Por mais de 20 anos, as crianças aprendem simultaneamente, lição em lição, sobre a gravidade e a ressurreição. Isso cria mentes suscetíveis a qualquer manipulação cognitiva. Em um mundo de verdade, essas mentes são impotentes, perdem a orientação. Portanto, dois pecados nacionais - hipocrisia e conformismo - crescem em força. Hipocrisia como a maneira mais simples de manter a coerência cognitiva básica e o conformismo como resultado da incapacidade de pensar de forma independente. No mundo caótico de hoje, vemos como ideologias baseadas na religião tentam introduzir sua ordem, que é de fato a ordem da exclusão - mulheres, estranhos, pensadores diferentes. Somente um estado secular é capaz de se opor a isso.

Wróblewski: "A coisa mais trágica e que vale a pena descrever na vida das pessoas é o fato banal de que você nunca tem o que deseja; você não está onde queria estar; você não é quem você gostaria de ser. Todo mundo experimenta isso, pelo menos em algum momento de suas vidas. E isso é uma fonte de sofrimento "- você assinaria essas palavras hoje?

Olga: É muito budista. Ele fala sobre a ansiedade básica de um homem que está constantemente olhando e ainda se sentindo insatisfeito. Essa ansiedade impulsiona o desenvolvimento do mundo, ao mesmo tempo em que nos sentimos tão insatisfeitos. Essa é uma contradição fundamental, que provavelmente não pode ser superada, exceto buscando a própria autonomia.


Antipolaca

Olga Tokarczuk é uma "escritora antipolaca", segundo o Google. Depois de digitar a frase "Olga Tokarczuk" aos olhos do Google, uma nota da Wikipedia apareceu por algum tempo, começando com as palavras "escritora antipolaca".
Atualmente, depois de inserir o nome de Olga Tokarczuk no mecanismo de busca do Google, podemos ver a descrição retirada da Wikipedia, começando com as palavras: "escritora polaca". No entanto, por algum tempo a palavra "anti-polaca" apareceu lá, e foi capturada nas telas. Não é segredo que Tokarczuk não é uma das favoritas do poder atual.

Até a mídia estrangeira comentou sobre isso, eles escrevem sobre o Nobel para uma mulher polaca. "The Guardian" lembrou a entrevista da escritora depois de receber o prêmio Nike, o que deixou a direita polaca zangada. Tokarczuk disse que a Polônia tem em sua história "atos terríveis" de colonização, ao contrário da visão propagada de um país que se recuperou da opressão.

Tokarczuk foi então chamada de "targowiczanka" e sua editora teve que contratar seus guarda-costas por algum tempo. O New York Times também lembrou Tokarczuk da posição extraordinária na cultura polaca. Em janeiro, ela escreveu um artigo para a revista, no qual avaliou o estado em que a Polônia está localizada atualmente. O artigo apareceu após a morte do prefeito de Gdansk Paweł Adamowicz. "Estou preocupada com o nosso futuro próximo", escreveu ela.

"O prêmio para Olga Tokarczuk eleva o moral dos polacos que acreditam em visões liberais apenas três dias antes das eleições, nas quais o partido nacionalista e populista tem chance de ser reeleito, novamente levando os poloneses ao caminho iliberal" - observou o Washington Post.

Apesar do sucesso da escritora, vamos lembrar essas palavras escandalosas de Tokarczuk: Os polacos são "proprietários de escravos" e "assassinos judeus".

Os polacos são "donos de escravos" e "assassinos de judeus" que deveriam tentar reescrever sua história do zero, "não escondendo todas as coisas terríveis que fizemos". É assim que a história da Polônia é percebida pela vencedora do Prêmio Nobel Olga Tokarczuk de 2018.

"Você terá que enfrentar sua própria história e tentar reescrevê-la um pouco mais uma vez, sem esconder todas as coisas terríveis que fizemos como colonizadores, a maioria nacional que reprimiu a minoria, como proprietários de escravos ou assassinos de judeus", disse Olga Tokarczuk no programa "Passados ​​vinte", na TVP Info, em 2015.

E ela argumentou que a história polaca foi inventada como um falso mito. "Estou começando a pensar que estávamos sonhando com nossa própria história. Inventamos a história da Polônia como um país extremamente tolerante, aberto, como um país que não foi contaminado por nada de ruim em relação às suas minorias" enfatizou.

Ela argumentou que os polacos fizeram pogroms contra judeus durante e depois da guerra. "Você pode ver a história do ponto de vista de uma mulher, camponesa, judia, fantasma ou animal", - acrescentou.

A escritora também se referiu aos eventos atuais em suas declarações. Ela criticou as autoridades atuais. "Vivemos em um país governado por populistas, como resultado, somos surpreendidos por ideias cada vez mais estranhas, mas esse tipo de bizarro não é apenas uma doença polaca, outros países também são guiados por políticas estranhas", ela falou sobre os governos do PiS em uma entrevista ao site wp.pl.

Na mesma entrevista, ela criticou o paroquialismo polaco e julgou todos eles através do prisma polaco. "Começo a sentir, como opressora, a necessidade de lidar com as próximas ideias dos políticos polacos. Os polacos cuidam dos polacos. Estamos terrivelmente sem um horizonte mais amplo para ver que vivemos em um mundo que está mudando muito rapidamente, afundando em guerras subsequentes, a situação climática está piorando", disse Tokarczuk.

Olga com a cineasta Agnieszka Holland

Cartaz do filme POKOT de Holland baseado no livro de Tokarczuk


Brasil
No Brasil, os direitos do romance "Guie seu arado sobre os ossos dos mortos" foram comprados pela editora brasileira Todavia. O livro deve sair em novembro, com tradução de Olga Bagińska-Shinzato.

Já tem até capa e título adulterado para: 



O jornal o Estado de São Paulo, até já publicou o trecho inicial do livro em português:

E agora prestem atenção! Outrora dócil, e em perigosa senda, O justo seguiu seu curso ao longo Do vale da morte. Com a minha idade e nas minhas condições atuais, deveria sempre lavar bem os pés antes de dormir, caso uma ambulância precise vir me buscar à noite. Se tivesse examinado nas Efemérides o que acontecia no céu naquela noite, nem me deitaria para dormir. Entretanto, caí num sono muito profundo; recorri ao chá de lúpulo e tomei ainda dois comprimidos de valeriana. Por isso, quando fui acordada no meio da noite pelo som — violento, excessivo, e por isso agourento — de alguém batendo na minha porta, não consegui me recompor. Levantei às pressas e fiquei em pé junto da cama, vacilando, pois o corpo sonolento, trêmulo, não conseguia dar o salto da inocência do sono para a vigília. Desfaleci e cambaleei, como se estivesse prestes a perder a consciência. Isso tem me acontecido ultimamente, e está relacionado com as minhas moléstias. Precisei me sentar e repetir algumas vezes para mim mesma: estou em casa, é noite, alguém está batendo na porta, e só então é que consegui controlar os nervos. Enquanto procurava os chinelos no escuro, podia ouvir que aquele que tinha batido agora circundava a casa, murmurando. No térreo, na caixa do relógio de luz, guardo gás de pimenta que ganhei de Dionísio por causa dos caçadores ilegais. Foi justamente nele que pensei agora. Consegui achar na escuridão o formato frio e familiar do aerossol e, assim armada, acendi a luz do lado de fora. Olhava para o alpendre pela janela lateral. A neve rangeu e apareceu no meu campo de visão o vizinho que costumo chamar de Esquisito. Estava enrolado numa velha samarra, com a qual às vezes o via quando trabalhava do lado de fora de casa. Debaixo dela podia ver seu pijama listrado e suas botas pesadas para caminhar nas montanhas. — Abra — disse. Com um espanto evidente olhou para o meu terno de linho (durmo vestida com as peças que o Professor e sua esposa quiseram jogar fora no verão, e que me lembram da moda antiga e da minha juventude. Assim, combino o útil com o sentimental) e entrou sem pedir licença. — Vista-se, por favor. Pé Grande morreu. Por um instante perdi a fala e, em silêncio, calcei as botas de cano alto e vesti o primeiro casaco de frio que encontrei no cabideiro. Lá fora, a neve, na mancha de luz jogada pelo abajur no alpendre, virava uma ducha vagarosa e sonolenta. Esquisito estava do meu lado, calado, alto, esbelto e ossudo como uma silhueta esboçada com alguns riscos a lápis. A neve caía do seu corpo ao mínimo movimento, como se fosse um cavaquinho polvilhado com açúcar de confeiteiro. — Como assim “está morto”? — perguntei, por fim, ao abrir a porta, com a garganta apertada, mas ele não me respondeu. De modo geral, ele fala pouco. Deve ter Mercúrio num signo silencioso, acho que em Capricórnio ou em conjunção, quadratura, ou talvez em oposição a Saturno. Podia ser, também, um Mercúrio retrógrado — que, nesse caso, acarretava discrição. Saímos de casa e, imediatamente, nos envolveu esse ar muito familiar — frio e úmido — que nos relembra todos os invernos que o mundo não fora criado para a humanidade, e durante pelo menos a metade do ano nos demonstra a sua hostilidade. O frio atacou brutalmente as nossas bochechas, e emergiram nuvens brancas de vapor de nossas bocas. A luz no alpendre se apagou automaticamente e caminhamos pela neve crepitante na escuridão completa, a não ser pela lanterna de cabeça de Esquisito que penetrava as trevas num único ponto oscilante logo à sua frente. Eu andava na penumbra, saltitando às suas costas. — Não tem lanterna? — perguntou. Claro que tinha, mas conseguiria achá-la apenas de manhã, à luz do dia. Com as lanternas é sempre assim: são visíveis só durante o dia. A casa de Pé Grande ficava um pouco afastada, acima das demais. Era uma das poucas habitadas durante o ano inteiro. Apenas ele, Esquisito e eu vivíamos aqui sem temer o inverno; os outros moradores fechavam a casa já em outubro; esvaziavam os canos de água e voltavam para a cidade. Desviamos então levemente da estrada, desobstruída, que passa pelo nosso vilarejo e se ramifica em trilhas que levam às respectivas casas. Um caminho pela neve profunda, tão estreito que nos obrigava a pisar colocando um pé atrás do outro, alternadamente, enquanto tentávamos manter o equilíbrio, nos guiava até Pé Grande. — Não vai ser uma imagem nada agradável — avisou Esquisito, virando-se para mim e, por um átimo, me cegando completamente. Não esperava nada de diferente. Silenciou por um instante e, em seguida, disse, como se quisesse se desculpar: — Fiquei preocupado com a luz acesa na cozinha e o latido desesperado da cadela. Você não ouviu nada? Não, não ouvi. Estava dormindo, entorpecida pelo lúpulo e pela valeriana. — Onde ela está agora, essa cadela? — Levei embora, está na minha casa. Eu a alimentei e ela pareceu se acalmar. Mais um instante de silêncio. — Ele sempre ia dormir cedo e apagava as luzes para economizar, e dessa vez a luz ficou acesa o tempo todo. Uma faixa brilhante de luz sobre a neve, visível da janela do meu quarto. Foi por isso que decidi ir até lá. Pensei que ele poderia estar bêbado, ou que estivesse implicando com o cão, para que latisse daquele jeito. Passamos por um estábulo arruinado e, logo em seguida, a lanterna de Esquisito caçou na escuridão dois pares de olhos reluzentes, esverdeados, fluorescentes. — Olha só, corças — eu disse num sussurro excitado e agarrei a manga de sua samarra. — Chegaram muito perto da casa. Não têm medo? As corças estavam com as patas imersas na neve até a altura da barriga. Olhavam para nós com calma, como se as tivéssemos apanhado no meio de um ritual cujo sentido não conseguimos entender. Estava escuro, portanto não sabia reconhecer se eram as mesmas jovens que vieram da República Tcheca no outono. Ou será que eram outras, novas? E por que, essencialmente, havia apenas duas? Aquelas eram no mínimo quatro. — Voltem para casa — eu disse, espantando-as com as mãos. Estremeceram, mas não se moveram. Elas calmamente nos acompanharam com o olhar até a porta. Senti calafrios. Enquanto isso, Esquisito limpava os sapatos, batendo os pés contra o solo diante da porta de uma casa descuidada. As pequenas janelas haviam sido calafetadas com papéis de vedação e plástico. Feltro betumado cobria as portas de madeira. Pedaços de lenha de diversos tamanhos recobriam as paredes do vestíbulo. Era, de fato, um interior desagradável, sujo e descuidado. Sentia-se o cheiro de mofo, madeira e terra — molhada e voraz. O odor de fumaça, de longa data, envolveu as paredes com uma camada de gordura. A porta da cozinha estava entreaberta. Assim, de imediato avistei o corpo de Pé Grande prostrado no chão. Meu olhar roçou nele fugazmente, para logo recuar. Demorou um bocado antes que eu conseguisse olhar para lá outra vez. Era uma cena horrível. Estava deitado, retorcido numa posição estranha, com as mãos junto do pescoço como se quisesse afrouxar a gola apertada. Ia me aproximando aos poucos, como que hipnotizada. Vi os seus olhos abertos fixados em algum ponto debaixo da mesa. A camiseta suja estava rasgada na altura da garganta. Parecia que o seu corpo tinha travado uma luta consigo mesmo, foi derrotado e se entregou. Fiquei com frio de tanto horror, meu sangue gelou nas veias e senti como se tivesse cedido para o próprio fundo do meu corpo. Ainda ontem havia visto esse corpo vivo. — Meu Deus — balbuciei. — O que aconteceu? Esquisito deu de ombros. — Não consigo ligar para a polícia, o sinal da operadora tcheca deu interferência outra vez. Tirei meu celular do bolso e digitei o número que conhecia da televisão — 997 — e, em seguida, uma voz tcheca automática ressoou no aparelho. Aqui é assim. O sinal vagueia, sem se importar com as fronteiras nacionais. Às vezes, a fronteira entre as operadoras ficava por um tempo na minha cozinha. Outras, se fixava durante alguns dias junto à casa de Esquisito ou no terraço. No entanto, era difícil prever o seu caráter quimérico. — Você devia ter subido a colina — o aconselhei tardiamente. — O corpo vai enrijecer por completo antes que eles cheguem — disse Esquisito num tom que eu não gostava, particularmente no seu caso: era um tom sabichão. Tirou a samarra e a pendurou no encosto da cadeira. — Não podemos permitir que fique assim. Está com um aspecto repugnante, mas, enfim, era nosso vizinho. Olhava para o pobre e retorcido corpo de Pé Grande e me custava entender que ainda ontem tinha medo desse homem. Não gostava dele. Talvez não gostar fosse até um eufemismo. Deveria, aliás, dizer: ele me parecia repugnante, horrível. De fato, nem sequer o considerava um ser humano. Agora estava prostrado no chão manchado usando uma cueca suja, pequeno e magro, impotente e inofensivo. Ora, um fragmento de matéria que, em consequência de transformações difíceis de ser imaginadas, virou um ser frágil, isolado de tudo. Fiquei triste, extremamente triste, pois mesmo uma pessoa tão desagradável não merecia morrer. Aliás, quem mesmo merece morrer? Eu também compartilharei o mesmo destino, assim como Esquisito e aquelas corças lá fora; todos nós seremos um dia nada mais que um corpo morto. Olhei para Esquisito, na esperança de algum consolo, mas ele já tinha se entregado à tarefa de arrumar a cama revirada, improvisada sobre um sofá-cama em ruínas, então fiz o possível para me consolar sozinha. Passou, então, pela minha cabeça a ideia de que a morte de Pé Grande poderia ser considerada, de alguma forma, algo bom, pois o libertou da bagunça que era a sua vida. E libertou outros seres vivos dele. Eis que, repentinamente, me dei conta dos benefícios da morte e de como ela era justa, à semelhança de um desinfetante ou de um aspirador. Admito, foi o que pensei, e continuo com a mesma convicção. Era meu vizinho, menos de um quilômetro de distância separava as nossas casas, mas, por sorte, o meu contato com Pé Grande era esporádico. Normalmente avistava-o de longe — sua figura franzina e rija, sempre um pouco instável, se deslocava com a paisagem ao fundo. Ao andar, balbuciava algo e, de vez em quando, a acústica ventosa do planalto propagava os farrapos desse monólogo, essencialmente simples e pouco diversificado, trazendo-os até mim. Seu vocabulário era composto principalmente de palavrões aos quais acrescentava apenas nomes próprios. Conhecia cada pedaço de terra deste lugar, pois parece que nasceu aqui e nunca foi além de Kłodzko. Era perito na floresta — sabia como usá-la para ganhar dinheiro, o que poderia vender e para quem. Cogumelos, mirtilos, lenha roubada, gravetos para acender o fogo, armadilhas, o rali off-road anual, as caçadas. A floresta alimentava esse pequeno gnomo, e por isso ele deveria respeitá-la, mas não era o caso. Uma vez, em agosto, durante a estiagem, ele incendiou todo o mirtileiro. Liguei, aliás, para os bombeiros, mas não consegui salvar quase nada. Nunca soube por que ele fez aquilo. No verão, caminhava pelas redondezas com uma serra e cortava as árvores cheias de seiva. Quando chamei sua atenção, reprimindo a raiva com dificuldade, ele respondeu de forma simples: “Cai fora, sua velha”. Só que com mais grosseria. Ele sempre ganhava um dinheirinho extra roubando alguma coisa, dando um jeitinho; quando os veranistas deixavam uma lanterna ou um podador no quintal, Pé Grande sempre aproveitava a ocasião para levar tudo e depois vender na cidade. Na minha opinião, inúmeras vezes deveria ter recebido punições, ou até ido para a cadeia. Não sei como sempre saía impune. Talvez tivesse a proteção de certos anjos; às vezes eles tomam o lado errado. (...)

Em 2014, a editora Tinta Negra publicou "Os vagantes". Hoje esgotado, o romance ganhará nova edição, também pela Todavia, com novo título ("Viagens") e tradução (também de Olga Bagińska-Shinzato). Ainda não há data de lançamento.


Acesso ao site da escritora https://www.tokarczuk.wydawnictwoliterackie.pl/

Fontes: Gazeta.pl / Rzeczepospolita Polska / Gazeta Wyborcza / Wprost / Polityka.pl / jornal O Globo / jornal O Estado de São Paulo

Tradução e adaptação para o português: Ulisses Iarochinski

terça-feira, 8 de outubro de 2019

8 de outubro: Dia Nacional do Pierogi

Na data de hoje é comemorado na Polônia e nos Estados Unidos: o Dia Nacional do Pierogi.


Reeconhecido como o prato internacional polaco ele é um tipo de bolinho feito de massa de trigo sem o uso de fermento e recheado com vários de ingredientes. No Brasil existe a versão chamada de pastel, em sua maioria com recheios salgados, mas apenas fritos em óleo muito quente. O pieróg polaco é quase sempre cozido e também pode ser doce.

O Pierogi (pronuncia-se piérógui) é a forma plural da palavra polaca pieróg (pronuncia-se piérug).

Para ser polaco os pierogi tem que preferencialmente serem apenas cozidos (quando eles boiarem na água fervente estão prontos) e terem os seguintes recheios: purê de batatas e requeijão (chamados de ruskiej); de queijo (z serem); repolho e repolho azedo (kapusta z grzybami); carne moída (z mięsem),  e de diferentes frutas como morango, amoras, framboesas e mirtiro (estes são servidos com creme de leite e açucar) - estes são os mais tradicionais.

Pierogi ruskiej ( pierogi com recheio de purê de batata e requeijão)
Mas existem outros recheios com requeijão e molho de bacon; cogumelos e cebolas refogadas. Para estes que são salgados basta como molho para serem servidos, manteiga derretida com cebola refogada (bem tostada).

Com recheio das frutas silvestres, os pierogi podem ser apreciados com molho de maçã, xarope de cassis, calda de chocolate e / ou chantilly.

Pierogi z truskawkami i bitą śmietaną (pierogi com morango e creme de leite)
Existem outros tipos semelhantes de pratos semelhantes a bolinhos de massa em outras cozinhas étnicas, como exemplos temos  o perohe dos rutenos-ucranianos e o varenik dos russos e eslavos de origem judaica.

Os imigrantes da Polônia popularizaram o pierogi nos Estados Unidos. A princípio, os imigrantes serviam pierogi apenas para suas famílias. No entanto, restaurantes étnicos também serviam pierogi.

Pierogi kapusta z grzybami (pierogi de repolho e cogumelos)
Após a Segunda Guerra Mundial, as igrejas étnicas venderam o pierogi como um angariador de fundos.

Na década de 1960, as mercearias comercializavam pierogi nos corredores de alimentos congelados em muitas partes dos Estados Unidos. De fato, os supermercados ainda os vendem hoje, principalmente em Chicago, Nova Iorque, Pittsburgh e Los Angeles.

Enquanto o pierogi é consumido como prato principal em outros países, os americanos normalmente os consideram um prato adicional.

Pierogi z serem (pierogi de queijo)

Bom bocado
O Pittsburgh Pirates realiza uma corrida pierogi em todos os anosa. Seis corredores vestindo roupas de pierogi (Batata Pete, Jalapeño Hannah, Cheese Chester, Chucrute Saul, Oliver Onion e Bacon Burt) correm para a linha de chegada.

Em Whiting, Indiana, celebra-se a Pierogi Fest anualmente em julho.

Glendon, Alberta, no Canadá, é o lar de um pierogi de 1.500 metros de altura e 8 metros de altura, feito de aço e fibra de vidro resistente. Deve-se perfurar o pierogi gigante, construído em 1991, com um garfo igualmente gigante.

 #NationalPierogiDay

sábado, 5 de outubro de 2019

Polaco não precisa de visto para os EUA

O governo dos EUA incluiu a Polônia no sistema de isenção de visto (Visa Waiver Plan). Com a medida os cidadãos polacos não precisam de visto em suas viagens aos EUA para período máximo de 90 dias.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a medida durante seu discurso na Casa Branca.

Trump disse que o Departamento de Estado dos EUA e as autoridades polacas estavam em negociações há algum tempo e acrescentou que o processo foi oficialmente concluído.

O presidente dos EUA expressou que cerca de 1.000 soldados dos EUA se transladarão para a Polônia sob demanda deste país.

O Departamento de Estado dos EUA, em comunicado, anunciou que o acesso ao Programa de Isenção de Vistos do Departamento de Estado permite que cidadãos dos países participantes viajem para os EUA em negócios ou turismo por até 90 dias sem visto.

Assim, a Polônia se tornou o 39º país incorporado ao programa de isenção de visto nos EUA.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Dez receitas polacas com cogumelos

Grzyb, Pieczarki, Champignos,  Funghi, Cogumelos!

Os nomes são vários, mas no Brasil, por questões comercial e produção agrícola, as pessoas se acostumaram erradamente a chamar qualquer cogumelo de Champignon, a palavra francesa que a designa (aqueles branquinhos), Shiitake em japonês, ou Funghi, geralmente, Sec, em italiano. Como se os cogumelos tivessem apenas três nacionalidades e três nomes designativos.

Nem mesmo Kurytyba, a única cidade da América Latina, a ter uma grafia no idioma polaco, e apreciadora das iguarias com cogumelos, sabe que a Polônia além de ser a Terra do Linho, a Terra do Âmbar, a Terra da Cerveja, a Terra da Vodca e a Terra da Maçã, também é a Terra dos Cogumelos.  A Polônia é a  Terra dos Grzyb e Pieczarki de todas as cores, tamanhos, nomes e sabores.

Nos meses de agosto e setembro os polacos saem em debandada pelos bosques e florestas para colher estes fungos silvestres para abusar das refeições durante o outono e o inverno.
São muitas as receitas populares das matka e babcia e dos grandes chefs de cozinha. Mas aqui neste texto apresentamos apenas dez receitas polacas com cogumelos.
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Muitos afirmam que é tudo um processo de pesquisa e de tempo gasto na floresta o que leva os polacos a este entretenimento de final de verão. Mas ao longo dos séculos, muitos pratos polacos de cogumelos foram inventados, sempre com os argumentos de que é o da minha babcia é o melhor que se come em toda a redondeza.

1. Sopa de cogumelos
Foto: Wojciech Pacewicz / PAP
Quando se pensa em pratos de cogumelos, a sopa é provavelmente, a primeira coisa que vem à mente - mas seria mais preciso usar a forma plural, já que as receitas são infinitas. Há cinco delas no famoso  livro 365 Obiadów (365 almoços) de Lucyna Ćwierciakiewiczowa e quatro receitas no clássico livro do período socialista Kuchnia Polska (Cozinha da Polônia).

As versões mais conhecidas na Polônia são um estoque intenso e claro, feito com porcini sec (em italiano) e geralmente consumida na véspera de Ano Novo em vez de beterraba em em rodelas e uma sopa cremosa e grossa feita com cogumelos frescos. Ainda assim, existem variações mais interessantes, como uma sopa tradicional de Natal, feita com cogumelos secos e frutas como ameixas e peras, da região de Kociewie, perto de Gdańsk.
Zalewajka, da região central da Polônia, é uma sopa de batata semelhante ao żurek, com cogumelos e bacon.

2. Repolho azedo* e cogumelos
Foto: Marianna Osko / East News
* O termo chucrute conhecido no Brasil e que em polaco é Kapusta Kwaśny, na verdade, repolho azedo, que antes de ser uma iguaria saxônica é tradicionalmente de origem polaca.

Como ervilhas e cenouras, mel e limão ou manteiga de amendoim e geléia: repolho azedo e cogumelos é a combinação perfeita, absolutamente essencial para a culinária polaca. Quando se adiciona diferentes tipos de carne, ameixas e especiarias, você tem o Bigos (comumente conhecido em inglês como hunter’s stew ou ensopado de caçador), enquanto a versão vegetariana mais simples é um item culinário básico da véspera de Natal polaca.

Com ele se faz um recheio glorioso para os paszteciki (bolinhos fermentados), coulibiac e, obviamente, pierogi. Quando você adiciona łazanki - macarrão pequeno e quadrado - você obtém um delicioso prato de massa, ao estilo polaco.

*prato de origem russa. Consiste em uma torta feita de massa de pão ou de massa folhada, geralmente recheado com salmão ou outro peixe, e mais arroz, ovos cozidos, cebola, cogumelos ou outros legumes.

3. Pierogi de repolho azedo e cogumelos
Foto: Fórum
Repolho azedo e cogumelos são um dos recheios mais populares de pierogi. Se você é vegano viajando para cidades menores na Polônia, este prato será a tua salvação!) Uma variação única é o chamado pierogi de São Jacinto da Vila de Nockowa, na Voivodia Subcarpácia, no sudeste da Polônia.

Segundo a lenda, Jacek Odrowąż - patrono da Polônia do século XIII - deteve-se em Nockowa a caminho de sua missão em Kievan Rus - Principado Kievano (Príncipe Viking com súditos rutenos, que deu origem à cidade de Kiev, hoje capital da Ucrânia).

O futuro santo Jacinto pediu água e comida: primeiro, viu trigo crescendo no campo, depois coalhada de queijo na peneira. Com estes ingredientes, ele fez a massa; depois, viu repolho picado e cozido, além de cogumelos silvestres que, como convenceram-no os moradores, não eram venenosos. Metade dos pierogi foram cozidos e meio assados, e este último se tornou a especialidade da vila.

Enquanto os comia, uma oração foi dita: "São Jacinto com pierogi, rogai por nós, para Deus, para que esses pierogi estejam sempre em nossa mesa e nos livrem da fome" (te pierogi cały rok na roubou były i nas od głodu broniły).

4. Uszka com cogumelos selvagens
Foto: East News
Uszka (literalmente: pequenas orelhas) são pequenos bolinhos de massa que geralmente são servidos junto com consomê de beterraba na véspera de Natal (esta versão do barszcz é tradicionalmente feita com legumes e cogumelos secos).

São semelhantes ao tortellini italiano, ao pelmeni russo/ucraniano e ao alemão maultaschen. No entanto, seus primos mais próximos são os kreplach judeus, que também são servidos em uma sopa - embora geralmente seja caldo de galinha - e também ligados à festividades, pois são tradicionalmente servidos no Rosh Hashaná.

O recheio é simples: pedaços secos de cogumelos são embebidos em água quente e depois misturados com cebola frita e temperados. A massa é feita apenas com farinha, água quente e sal (embora alguns adicionem um pouco de manteiga ou um ovo).

5. Cogumelos em conserva
Foto: Wojciech Olszanka / Dzień Dobry TVN / East News
Decapagem e fermentação: ambas as formas de conservação de alimentos podem ser aplicadas aos cogumelos. No livro de 1916, de Juliuszowa Albinowska, intitulado Grzyby w Gospodarstwie Domowem i Handlu (Cogumelos na Casa e no Comércio), encontra-se uma receita para as cápsulas de leite de açafrão fermentado: "As tampas recém colhidas devem ser esfregadas com um guardanapo, uma por uma, para que não fique areia, terra ou espinhos para trás. Jogue fora o tronco. Coloque as tampas em potes de barro e polvilhe com sal fino e peneirado. Em seguida, pressione-os com um disco e uma pedra e coloque-os em local seco. Se eles não derramarem suco suficiente, despeje 1-2 copos de água fervida e descongelada sobre eles. Sirva temperado com vinagre, azeite, cebola e pimenta do reino."

Outros cogumelos, como chanterelles (cantarelos) e borowik (boletus) podem ser conservados em vinagre como um complemento perfeito para uma mesa de zakąski - a versão polaca ao mezze, geralmente acompanhada de vodka. Pode-se servi-los com arenque, tartare de bife ou nóżki w galarecie - geléias de carne no estilo polaco.

6. Grzybowniczki*
Foto: Wojciech Pacewicz / PAP
* pãezinhos de cogumelos

Os pães redondos assados ​​e recheados com cogumelos frescos e secos são um prato tradicional da região de Kuyavian-Pomeranian (Kuiava-Pomerânia). De acordo com as donas de casa da vila de Tuchola - localizadas nos belos pinhais de região, onde os cogumelos são abundantes - a massa deve ser feita com farinha, ovos, creme de leite, manteiga, açúcar e sal. O recheio consiste em cogumelos frescos misturados e cogumelos secos embebidos em leite, que são combinados com cebolas fritas e temperados com manjerona.

Os cogumelos na cozinha Borowiacka são usados pelas donas de casa que moram em Bory Tucholskie há centenas de anos mencionam que os cogumelos foram usados ​​na cozinha durante toda a temporada, e para importantes reuniões de família e que os cogumelos da ceia de Natal foram preparados com elas.

Os cogumelos desta região são distinguidos pelo sabor delicado do recheio de cogumelos e pelo aroma único dos cogumelos da floresta.

Receita dos pãezinhos recheados de cogumelos

Ingredientes:
- 1 kg de cogumelos frescos da floresta,
- 1 colher de chá chata de sal,
- água,
- 1 cebola,
- 2 ovos,
- 5 gramas de fermento,
- 10 gramas de margarina,
- 3 colheres de sopa de creme de leite,
- 3/4 xícara de leite morno com água,
- migalhas de pão,
- 4 xícaras de farinha peneirada

Especiarias:
sal, pimenta, cominho, sementes de papoila.

Preparo:
Ferva os cogumelos em água salgada (3-5 minutos) e coe em uma peneira. Mergulhe um punhado de cogumelos secos da floresta no leite e deixe por algumas horas, ferva-os (cerca de 10 minutos) e coe em uma peneira.

Misture os cogumelos com a cebola frita, adicione o ovo inteiro e a farinha de rosca. Amasse a massa de levedura com os seguintes ingredientes: 4 xícaras de farinha peneirada, uma colher de chá de sal, uma colher de chá de açúcar, 1 ovo inteiro, 1 gema de ovo, 5 gramas de fermento, 10 gramas de margarina, 3 colheres de sopa de creme de leite, 3/4 de xícara de leite morno com água.

Divida a massa em 4 partes, modele cada parte em um rolo com cerca de 5 cm de diâmetro e corte em pedaços com cerca de 3 cm de largura. Encha cada porção da massa com uma colher de recheio, modele-a como um "sonho". A parte superior dos cogumelos também é polvilhada com proteínas, você pode polvilhar com sementes de cominho, sementes de papoula ou queijo ralado, colocar em uma assadeira polvilhada com farinha e assar no forno 20 - 25 min.

Receita de Alicja Rutkowska. Preparado com base em "Przysmaki Borów Tucholskich", do Grupo de Ação "Bory Tucholskie"

7. Charutos* com trigo sarraceno, batatas e molho de cogumelos
Foto: Fórum
* Conhecidos no Brasil por charutos como sendo de origem libanesa, os Gołąbki na verdade são polacos. Pois os libaneses e os árabes fazem charuto com folhas de parreira (uva), quem faz com folhas de repolho são os polacos e os demais povos eslavos.

Gołąbki - rolinhos de repolho recheado - estão entre os pratos polacos mais populares no exterior. Embora a versão mais conhecida seja recheada com arroz e carne moída, servida com molho à base de tomate, existem outras variações, e algumas incluem cogumelos como um dos principais ingredientes.

Possivelmente o mais saboroso de todos eles vem da região subcarpática no sudeste da Polônia. O recheio consiste em ingredientes tipicamente polacos: trigo sarraceno, batata ralada e cebola frita, somente temperadas com sal e pimenta. Os "charutos" limpos são colocados em uma panela grande e assados ​​com manteiga e, em seguida, servidos com um molho rico feito com cogumelos frescos ou secos.

8. Ovos mexidos e cogumelos
Foto: Marcin Klaban / AG
Parece simples, mas ovos mexidos com cogumelos - na maioria das vezes chanterelles - estão entre os melhores pratos do café da manhã com os quais você poderia sonhar. Wojciech Wielądko, tradutor do livro La Cuisinière Bourgeoise de Menon - publicado pela primeira vez, em 1783, como Kucharz Doskonały (O cozinheiro perfeito) - inclui 32 receitas de ovos em seu livro. Um dos mais saborosos é o de ovos mexidos escondidos sob uma cobertura de cebola frita, cogumelos e salsa.

9. Kaszotto de cogumelos
Foto: Kamil Piklikiewicz / DDTVN / East News
É certo que kaszotto não é uma palavra real, mas sim um jogo de palavras para kasza - trigo sarraceno, cevada ou grumos de milheto - cozido no estilo de um risoto. Recentemente, o kaszotto tornou-se um prato bastante popular, pois é delicioso, fácil de fazer e mais saudável do que um risoto tradicional. Você pode acrescentar vegetais diferentes, mas terá de adicionar cogumelos selvagens, como Borowik (boletus), pois proporcionam um sabor incrível.

10. Kotlety de cogumelos
Foto: Łukasz Zandecki / AG
Cogumelos e kasza andam de mãos dadas - já foi mencionado gołąbki de batata e trigo sarraceno com cogumelos, enquanto zrazy (rolos de carne recheados com pepinos em conserva e bacon) em molho de cogumelos, servido com trigo sarraceno e beterraba quente ou repolho roxo cozido, é um verdadeiro deleite para comedores de carne - aqueles que geralmente também amam kotlety.

Segundo o dicionário, o kotlet (da palavra francesa côtelette) é um lombo enrolado de carne, peixe ou legumes, que depois é frito em gordura. Os kotlety polacos mais conhecidos são os schabowy (feitos com carne de porco e esfarelados como o schnitzel vienense) e a mignon da carne de porco moída. Embora na maioria das vezes esteja associado à carne, há versões vegetarianas de kotlety de longa data - aquelas feitas com cogumelos estão entre as melhores de todas.


Os autores do livro Kuchnia Polska (Cozinha da Polônia) sugerem limpar um monte de cogumelos misturados, refogando-os com cebola e adicionando pedaços de pão embebidos em leite.

A mistura é colocada em um moedor de carne, e depois coberto com farinha de rosca e fritos.

Tal como acontece com todos os kotlety, estes sabores são mais bem servidos com batatas e surówki frescos ou beterraba quente ou ainda com repolho.

Marta Dymek, do blog vegano Jadłonomia, propõe uma versão mais refinada e moderna: kotlety feito com couve-flor ralada e milheto e recheada de cogumelos e cebolas salteadas.


Fonte: kultura.pl
Texto: Natalia Mętrak
Tradução e adaptação para o português: Ulisses Iarochinski

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Porque Trump não foi a Varsóvia


Quais foram as razões pelas quais o presidente estadunidense Donald Trump não foi a Varsóvia?
Foto: Nicholas Kamm / AFP
Uma das principais razões, escondidas do público, para cancelar a visita de Donald Trump a Polônia há três semanas foi o complicado jogo político entre Washington e Kiev, cuja participação é, por um lado, a posição do presidente da Ucrânia e, por outro, a vitória eleitoral do presidente dos EUA.

  • Washington vive o caso de um funcionário público anônimo que apresentou uma queixa aos seus superiores em meados de agosto, acusando o presidente dos EUA de violar a lei.

  • O caso é estritamente confidencial, mas a imprensa e mídia determinaram que se trata de uma conversa telefônica de Donald Trump em julho, provavelmente com o presidente da Ucrânia.

  • As fontes do portal Onet combinam esses eventos com a visita de Donald Trump a Polônia, programada para o início de setembro e o cancelamento repentino da visita.

  • Se isso for verdade, significa que as relações polaco-americanas foram vítimas do grande jogo entre Kiev e Washington.


É o que dizem as fontes da Onet no Congresso dos EUA, que vivem um enorme escândalo de vazamento na Casa Branca há vários dias. Esse escândalo mostra como as relações polaco-americanas e americanas-ucranianas foram vítimas de um grande jogo geoestratégico a portas fechadas.

A imprensa norte-americana revelou ontem que, no escritório do controlador da comunidade de inteligência dos EUA, há uma queixa dos chamados denunciantes sobre uma possível violação da lei pelo Presidente Trump. Essa história complicada começa e leva diretamente ao Salão Oval desde Kiev e Varsóvia.

Um denunciante é, de acordo com a lei dos EUA, um funcionário de uma instituição ou empresa estatal que coopera com o governo, e que revela irregularidades no trabalho dessas instituições. Existe uma lei especial nos EUA que protege os denunciantes contra a vingança dos superiores e estabelece um procedimento para lidar com suas queixas.

A comunidade de inteligência é a reunião de todos os 17 serviços de inteligência dos EUA, da CIA à agência de inteligência da Guarda de Fronteiras. É liderado pelo diretor da comunidade de inteligência que se reporta ao presidente.

Os jornais "New York Times" e "Washington Post" relataram de quinta a sexta-feira, que em meados de agosto um certo sinal informou o controlador da comunidade de inteligência, ou seja, um funcionário que atua como controle interno em caso de reclamações de funcionários sobre seus superiores, por uma violação da lei pelo presidente dos EUA. Segundo o sinalizador, a violação da lei deveria ameaçar a segurança nacional do país.

O assunto é extremamente secreto porque se refere a dois dos tópicos políticos mais importantes de Washington - uma possível violação da lei pelo presidente e a questão da segurança nacional. Por essas razões, a denúncia se tornou o único tópico de negociações políticas na capital dos EUA desde ontem, e uma de suas lascas pode atingir a Polônia.

Quase nada se sabe oficialmente sobre a denúncia ou o denunciante, pois o diretor da comunidade de inteligência protege essas informações como um dos maiores segredos do Estado. Os representantes do diretor estiveram no Congresso dos EUA há alguns dias, onde se reuniram com um comitê de serviços especiais. Contrariamente à lei, eles não transmitiram aos congressistas a própria denúncia e não divulgaram o que ela continha. Eles também não informaram o parlamento sobre quem era o denunciante.

Os jornalistas apenas informaram que a queixa se refere à conversa telefônica do presidente Trump com o líder de outro país e à promessa feita durante a conversa.

CONVERSA
Um grande grupo de pessoas da Casa Branca, da CIA e de vários outros serviços estão sempre ouvindo conversas entre o presidente dos EUA e políticos estrangeiros. Notas secretas dessas conversas circulam entre funcionários que lidam com segurança nacional e política externa dos EUA.

Segundo informações não oficiais, uma dessas pessoas informou ao controlador da comunidade de inteligência que ela acreditava que durante essa conversa o presidente dos EUA violou a lei e comprometeu a segurança dos Estados Unidos. Segundo o diretor da comunidade de inteligência, ele não é um oficial de inteligência, portanto, pode ser desde um diplomata até um funcionário da Casa Branca.

Volodymyr Zełenski
Jornalistas americanos suspeitam, citando fontes no Congresso dos EUA, que a discussão de Trump com o político estrangeiro na denúncia é uma conversa por telefone entre o presidente dos EUA e o recém-eleito presidente da Ucrânia, Volodymyr Zełenski, que ocorreu no final de julho deste ano.

De acordo com fontes do portal Onet, no Congresso dos EUA, que monitoram constantemente os eventos relacionados à denúncia, a conversa de Trump em julho com Zełenski envolveu, entre outros, três questões importantes para esta história: a luta das autoridades ucranianas contra a corrupção, a assistência militar dos EUA ao exército ucraniano e a possível reunião de ambos os presidentes em um futuro próximo.

Não sabemos o que aconteceu durante a conversa. No entanto, conhecemos três eventos que ocorreram pouco antes ou logo após essa conversa:

  • Durante todo o verão, a Casa Branca não concordou em alocar US $ 250 milhões no orçamento. por ajuda para o exército ucraniano ; graças à pressão do Congresso dos EUA, foi restaurado literalmente ontem;

  • foi tomada a decisão de encontrar os presidentes Zełenski e Trump em Varsóvia durante a visita de ambos os políticos ao 80º aniversário da eclosão da Segunda Guerra Mundial;

  • Rudy Giuliani, ex-prefeito de Nova York e advogado pessoal de Trump, pressionou o novo presidente da Ucrânia a forçar o governo a investigar um caso de corrupção envolvendo o empresário americano Hunter Biden.


Hunter Biden é filho de Joe Biden, ex-vice-presidente dos EUA sob Barack Obama, que agora tem a melhor chance de se tornar candidato democrata às eleições presidenciais dos EUA no próximo ano. Donald Trump e seus apoiadores há muito o tratam como o rival mais sério do presidente na luta pela reeleição e constantemente o atacam na mídia.

Joe Biden

Um dos pretextos de tais ataques é o trabalho que Hunter Biden fez durante algum tempo na Ucrânia  como membro do conselho de uma empresa privada de gás. A empresa foi acusada de lavagem de dinheiro.

Em maio deste ano o procurador-geral da Ucrânia informou que Hunter Biden não é objeto de uma investigação neste caso. Segundo o Ministério Público, Biden tornou-se membro do conselho depois que a empresa terminou a lavagem de dinheiro.

No entanto, nem Trump nem seus apoiadores acreditam nisso. Se Hunter Biden estivesse associado a atividades ilegais, o pai seria atingido com força, que, como vice-presidente dos EUA, poderia ajudar seu filho graças à sua influência em Kiev.

Na pior das hipóteses, esse caso poderia encerrar a luta de Biden pela presidência, porque a lei dos EUA permite em algumas situações processar cidadãos dos EUA por crimes cometidos fora do país.

Em entrevista à CNN ontem, Giuliani admitiu que havia pressionado recentemente representantes do presidente Zełenski a forçar o promotor geral a iniciar uma investigação contra Hunter Biden, e talvez também contra o próprio Joe Biden. Um resumo da troca telefônica entre Zełenski e Trump publicado pelo governo ucraniano em julho deste ano. também indica que a questão de uma luta mais vaga contra a corrupção na Ucrânia levou os dois políticos grande parte da conversa.

NENHUMA IMAGEM
Segundo a fonte do Portal Onet, no Congresso dos EUA, a ajuda militar à Ucrânia e a investigação de Biden do ponto de vista da Casa Branca foram os tópicos mais importantes e estreitamente relacionados nas relações EUA-Ucrânia.

A reunião, em Varsóvia, seria para provar que as relações estão indo muito bem. No entanto, quando a Ucrânia não teve pressa em ajudar Trump a encontrar ganchos para seu rival político, o presidente dos EUA se recusou a se encontrar com Zełenski, especula a fonte do Onet.

Para muitos políticos, não apenas na Europa Central e do Leste, o encontro com o presidente dos EUA é prova de sua forte posição na política internacional. Os americanos estão bem cientes disso. Trump não queria dar a Zełenski a oportunidade de triunfar, então aproveitou o pretexto do furacão que chegava nos EUA e cancelou a visita inteira.

A cooperação da Ucrânia na coleta de ganchos para Biden é muito importante para a Casa Branca. Ao contrário de declarações públicas, Trump não tem certeza se vencerá o segundo mandato. As pesquisas agora dão vantagens a seus rivais do Partido Democrata, e muitos economistas acreditam que o próximo ano será difícil para a economia dos EUA. Sem um crescimento econômico sólido e subsequentes aumentos salariais e queda do desemprego, Trump pode ter sérios problemas para vencer a eleição. Um forte gancho para um rival se aproveitar pode ser crucial.

DORIAN TAMBÉM IMPORTAVA

Vale ressaltar, no entanto, que o próprio furacão Dorian também foi um motivo muito importante para cancelar uma visita a Varsóvia pelos mesmos motivos. Os americanos esperam que seu presidente esteja com eles diante de uma ameaça de desastre natural. Quando o presidente George W. Bush subestimou a ameaça do poderoso furacão Katrina, em 2005, seu índice de aprovação caiu drasticamente.

No entanto, enquanto o próprio Trump, a Casa Branca e as autoridades polacas falaram amplamente sobre o furacão como a única razão para cancelar a visita a Varsóvia, ninguém mencionou a segunda razão para a repentina decisão de Donald Trump.

Ainda não se sabe se e quando descobriremos oficialmente o que exatamente o denunciante acusa o presidente Trump. Sua queixa, no entanto, tornou-se objeto da maior batalha política desde muito tempo, em Washington, e esse tópico definitivamente dominará a campanha eleitoral dos EUA que já começou.

Fonte: Portal ONET.PL
Texto: Bartosz Węglarczyk
Tradução e adaptação para o português: Ulisses Iarochinski

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Regulamentada a Lei da Karta Polaka

A KARTA POLAKA - Carteira de Polaco é um dos documentos que confirmam o pertencimento à Nação Polaca.

Disposições gerais
De acordo com as disposições da Lei de 7 de setembro de 2007 sobre a Carteira de Polaco (Diário Oficial - D.O. de 2018, incisos 1272, 1669, D.O. de 2019 - inciso 1095), a Carteira de Polaco pode ser concedida à pessoa que não possua cidadania polaca na data da solicitação da Carteira de Polaco e na data da concessão da Carteira de Polaco, ou que não tenha autorização de residência permanente no território da República da Polônia, ou que tenha o status de apátrida, e que declare pertencer à Nação Polaca, bem como:

1) que comprove seu vínculo com a polonidade através de, pelo menos, conhecimento básico da língua polaca, considerando ela como sua língua materna, e que mantenha e cultive as tradições e os costumes polacos;

2) que declare perante o cônsul da República da Polônia, por escrito, o fato de pertencer à Nação Polaca;

3) que comprove ter nacionalidade polaca ou que, pelo menos, um dos seus pais ou avós, ou dois bisavós possuíam nacionalidade polaca; ou então que apresente declaração de uma organização polaca e/ou descendente de polacos confirmando a participação ativa do solicitante em atividades relacionadas à língua e cultura polacas ou em prol da minoria nacional polaca, pelo menos nos últimos três anos.

(A organização polaca e/ou de descendentes de imigrantes polacos constará na lista das organizações a ser atualizada e publicada pelo Ministro das Relações Exteriores da República da Polônia até o dia 14.01.2020);

4) que declare que ela mesma ou seus ascendentes não se repatriaram ou não foram repatriados do território da República da Polônia ou da República Popular da Polônia, com base nos acordos de repatriação celebrados nos anos 1944-1957 pela Polônia com a República Socialista Soviética da Bielorrússia, a República Socialista Soviética da Ucrânia, a República Socialista Soviética da Lituânia e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a um dos estados partes destes acordos.

A Carteira de Polaco pode ser também concedida à pessoa cuja origem polaca foi confirmada de acordo com as disposições da Lei de 09.11.2000 sobre a repatriação (D.O. de 2018, incisos 629, 1669) desde que comprove o conhecimento da língua polaca pelo menos no nível básico.

A Carteira de Polaco pode ser concedida apenas à pessoa que não possua cidadania polaca ou não tenha autorização de residência permanente no território da República da Polônia.

O solicitante da Carteira de Polaco é obrigado a declarar, sob rigor de responsabilidade penal por prestar declarações falsas, que não possui cidadania polaca ou que não tem autorização de residência permanente no território da República da Polônia.

A Carteira de Polaco não significa a aquisição da cidadania polaca, nem é um documento que permite cruzar a fronteira ou se estabelecer na República da Polônia.

O procedimento de solicitação da emissão da Carteira de Polaco ou de prorrogação de validade da Carteira de Polaco é isento de qualquer pagamento, inclusive das taxas consulares.

Agendamento para a entrevista com um cônsul
O agendamento para a entrevista com o cônsul a fim de solicitar a Carteira de Polaco deve ser feito através do e-mail: curitiba@msz.gov.pl

Concessão da Carteira de Polaco
Durante a entrevista com o cônsul, deve-se apresentar o pedido de concessão da Carteira de Polaco legivelmente preenchido
(PEDIDO - BAIXE AQUI - MODELO PREENCHIDO) bem como os seguintes documentos originais e suas cópias:

1) documento de identidade com foto;

2) passaporte estrangeiro (se possuir);

3) documentos comprobatórios da nacionalidade polaca das pessoas mencionadas no art. 2.1 inciso 3 da Lei sobre a Carteira de Polaco, às quais o solicitante se refere no pedido de concessão da Carteira de Polaco ou a declaração de uma organização polaca e/ou descendente de polacos confirmando a participação ativa do solicitante em atividades relacionadas à língua e cultura polacas ou em prol da minoria nacional polaca, no mínimo nos últimos três anos;

4) eventuais documentos que confirmem o grau de parentesco do solicitante com as pessoas mencionadas no requerimento a respeito da nacionalidade polaca.

5) eventuais documentos que confirmem o conhecimento do idioma polaco como língua estrangeira, emitidos de acordo com as disposições da lei sobre a língua polaca ou um certificado de conclusão escolar ou universitária na República da Polônia, ou um certificado de conclusão escolar no exterior em língua polaca (se tiver).

O conhecimento da língua polaca no caso de pessoas que não puderem apresentar os documentos mencionados no item 5, referentes ao conhecimento da língua polaca, será avaliado pelo cônsul. A entrevista com o cônsul será conduzida em polaco, tocando, entre outros, o tema das tradições e dos costumes polacos.

A Carteira de Polaco é válida por 10 anos a partir da data de sua concessão. A Carteira de Polaco será prorrogada por mais 10 anos caso o seu titular solicite seu prolongamento o mais tardar até 3 meses antes do fim do prazo de sua validade.

A Carteira de Polaco concedida a uma pessoa acima de 65 anos de idade é válida por tempo indeterminado.

Concessão da Carteira de Polaco a menores de idade
O pedido de concessão da Carteira de Polaco para filhos menores de idade pode ser solicitado a pedido dos pais caso ambos já possuam a Carteira de Polaco, ou caso um dos pais a possua, com a autorização do outro genitor, a menos que este seja privado do poder parental. A Carteira de Polaco pode ser concedida a um menor que tenha completado 16 anos de idade exclusivamente com seu consentimento.

Documentos necessários:

1) pedido de concessão da Carteira de Polaco, legivelmente preenchido (BAIXE AQUI) - MODELO PREENCHIDO
2) original e cópia da Carteira do pai e/ou da mãe ou de ambos;
3) original e cópia da certidão de nascimento do menor de idade;
4) original e cópia dos documentos de identidade dos pais;
5) original e cópia do passaporte do menor de idade (se possuir).
O pedido de concessão da Carteira de Polaco para um menor de idade deve ser assinado pelos seus pais perante o cônsul.

A Carteira de Polaco concedida a um menor de idade é válida por 10 anos, porém, tendo o menor atingido a maioridade, a Carteira perderá a validade no prazo de 1 (um) ano.

A Carteira de Polaco será prorrogada por mais 10 anos caso o seu titular solicite seu prolongamento o mais tardar até 3 meses antes do fim do prazo de sua validade. Isto significa que, após completar 18 anos de idade, o titular da Carteira de Polaco deve solicitar a prorrogação de sua validade dentro de 9 meses.

Segunda via da Carteira de Polaco
Em caso de extravio ou danificação da Carteira de Polaco, o titular pode solicitar a segunda via. A solicitação da segunda via da Carteira de Polonês é feita no órgão que emitiu a Carteira de Polaco que foi extraviada ou danificada.

Emissão da Carteira de Polaco após as alterações de dados pessoais do titular
Caso no período de validade da Carteira de Polaco tenha havido alguma alteração nos dados pessoais do titular, uma nova Carteira de Polaco é emitida a seu pedido. Para confirmar as alterações nos dados, devem ser apresentados os documentos correspondentes ao estado civil e documento de identidade com os dados alterados.

Recursos e queixas
Após a decisão do cônsul, o solicitante pode entrar com recursos junto ao Conselho de Assuntos Polacos no Exterior. O recurso deve ser interposto por intermédio do cônsul que emitiu a decisão, no prazo de 30 dias a contar da data de entrega da decisão.

O solicitante pode apresentar uma queixa referente à decisão do cônsul ao Ministro das Relações Exteriores. A queixa é apresentada através do cônsul que emitiu a decisão, no prazo de 7 dias a contar da data de entrega da decisão.

Diretos do titular da Carteira de Polaco
O titular da Carteira de Polaco tem o direito a:

- Isenção da taxa de solicitação e análise do pedido de visto nacional;

- Isenção da taxa de solicitação e análise do pedido de concessão de cidadania polaca;

- Isenção da taxa de análise do pedido e emissão de uma autorização de residência permanente;

- auxílio financeiro para cobrir parcialmente os custos de instalação e sustentação na Polônia, em caso de solicitação da autorização de residência permanente na Polônia.

O titular da Carteira de Polaco que tenha solicitado a autorização de residência permanente a um órgão da administração regional pode, ao mesmo tempo, solicitar o auxílio financeiro para si e para a sua família pelo período de 9 meses, de acordo com o seguinte diagrama:

                                                1 – 3 meses                                                             4 -9 meses
                                            % do salário mínimo                                          % do salário mínimo
Solicitante e cônjuge                          50%                                                                          30%
Criança menor de idade                    25%                                                                          15%

- prioridade em solicitar auxílio financeiro dedicado aos polacos no exterior;

- assistência do cônsul, no âmbito de sua competência, com aplicação e respeito às normas costumeiras e do direito internacional, em caso de ameaça à vida ou segurança;

- isenção da obrigação de possuir uma permissão de trabalho e de exercício de atividade econômica, de acordo com as mesmas regras que são aplicáveis aos cidadãos polacos;

- realização de estudos de graduação, mestrado e doutorado e outras formas de educação, participação em pesquisas científicas e de desenvolvimento, de acordo com a Lei do Ensino Superior e com a legislação sobre o sistema de educação;

- usufruto de assistência médica em casos de emergência, a menos que o acordo internacional preveja condições mais favoráveis;

- desconto de 37% no transporte ferroviário dentro da Polônia em todos os tipos de trens, para passagens de uso único;

- ingresso gratuito em museus nacionais na Polônia (de acordo com a lista do Ministério da Cultura e do Patrimônio Nacional).


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