sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Conversas diante da cerveja

Um Instituto de Pesquisa de Opinião Pública na Polônia quis saber sobre o que conversam os polacos diante de um caneco de cerveja.
Os resultados, segundo o IPSOS, apontaram o inverno rigoroso, os sucessos e fracassos de esportistas polacos, além do aumento os preços e a situação economia, como os três temas favoritos das conversas diante de uma cerveja nos bares do país.
A pesquisa foi encomendada pela cervejaria Żywiec ao IPSOS que fez a mesma pergunta a mil pessoas de toda a Polônia.
As causas da catástrofe de Smolenski ficaram em quarto lugar na lista da maioria dos temas.
Os atletas aparecem nas conversas com mais freqüência do que os políticos. O mais falado, em primeiro lugar foi, o saltador de esqui, Adam Małysz, com 36% das respostas. Entre os em políticos, o gêmeo vivo Jarosław Kaczynski supera com 34%, o primeiro-ministro Donald Tusk, que atingiu 30%.
Entre as pessoas mais amadas, na quarta posição, ficou a corredora de esqui e musa do país, Justyna Kowalczyk com 29%.
Justyna é mais popular entre os cervejeiros do que a cantora Doda, e Magda Gessler.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Surge mais um herói polaco



Quando o Boeing 767 com 220 pessoas a bordo sobrevoou por mais de uma hora a cidade de Varsóvia, ontem, a Polônia parou e deixou todos sem fôlego. Mas a viagem terminou com final feliz, e o Capitão Tadeusz Wrona foi aclamado herói.
O voo desde Nova Iorque da companhia aérea polaca LOT deveria aterrizar no aeroporto Fryderyk Chopin às 13,35 hs. No entanto, a aeronave pilotada pelo capitão Tadeusz Wrona apresentou problemas com a alimentação do chassi do sistema de aterrissagem e este informou a torre.
A pista foi fechado, 10 unidades de bombeiros foram colocadas de prontidão, o tráfego nas ruas principais ao redor do aeroporto foram bloqueadas e as Forças Armadas enviaram dois aviões de combate F16 para acompanhar os procedimentos. A pista foi totalmente coberta com espuma para evitar o atrito da fuselagem com a pista e o avião pode aterrissar sem trem de pouso.
No final, ao redor das 14,35 hs a aeronave pousou com sucesso. Os passageiros e a tripulação tiveram cuidados médicos imediatos. "Ninguém ficou ferido. Apenas uma mulher grávida foi levada ao hospital, em estado de choque, mas sem nenhum ferimento." relatou o porta-voz do bombeiros Paweł Frątczak.
Em todos os lares do país, as pessoas em frente da televisão aplaudiram o piloto. "Mas o cara teve coragem", "salvou a vida de 220 pessoas", "isto é a principal regra dos pilotos polacos.". Foram as expressões mais ouvidas de especialistas em aviação sobre os procedimentos dos pilotos do Boeing 767. Comentaram para a imprensa que sem o trem de pouso para aterrissagem, as consequências poderiam ser muito graves, porque o avião é destituído de sistemas de freio, e realizar a manobra sem danos é um grande desafio.
Euforia também no aeroporto. "Pela primeira vez na história da aviação um avião aterrou no aeroporto de Varsóvia sem chassi.", disse o presidente da LOT, Marcin Piróg. Ele disse que a tripulação indicou o mau funcionamento do sistema hidráulico central, cerca de 30 minutos depois de decolar de Newark (o segundo aeroporto de Nova Iorque). Os Flaps do sistema no chassis não respondiam. Os tanques de combustível estavam muito cheios para uma aterrissagem de emergência. O único modo era diminuir a quantidade de combustível e por isso o avião sobrevoou por uma hora a cidade de Varsóvia. Primeiro, foi tentado soltar o trem de pouso, quando os tanques estavam com apenas três toneladas.
Os especialistas não mediram palavras para elogiar o piloto e a tripulação. Michał Fiszer, ex-piloto militar, afirmou para a revista "Aviation": "O fato de que um pouso forçado foi realizado sem o trem de aterragem de forma segura, ocorreu graças à perfeição quase excepcional do piloto".Robert Gałązkowski da Air Rescue disse que "Graças a Deus que o piloto demonstrou habilidade. Aquele pouso e o modo como ele controlou a situação de risco foi inigualável. Eu me curvo diante dele em sinal de profundo respeito profissional."
O Boeing 767, chamado de "Papa Charlie", tem 14 anos, numa frota das mais jovens para voos de longa distância da empresa LOT. O aeroporto Chopin ficou fechado por pelo menos uma hora. As aeronaves que deveriam pousar foram encaminhadas para outros aeroportos polacos como Balice (Cracóvia), Poznań e Łódź (pronuncia-se uudji e não lóds).

Quem é o capitão Wrona?

É um dos pilotos mais experientes da LOT. Ele é natural da Voivodia (Estado) de Wielkopolska. Por 20 anos ele vem pilotando aviões da Boeing, tem mais de 15 mil horas de voo. Segundo o diretor do Aero Clube Leszczyński, Andrzej Majchrzak, o capitão Tadeusz Wrona defendeu as cores do Aero Clube por 10 anos, em campeonatos aeroviários. "Ele é muito modesto, simpático, aberto. Certamente vamos parabenizá-lo quando estiver entre nós, poderemos beber um copo de conhaque. Tadeusz Wrona, quando chegar a Leszno para mais um campeonato, estará esperando por ele um treino intenso.", disse Majchrzak.


Imediatamente foi criada uma página no Facebook em homenagem ao novo herói polaco "Bravo Capitão Tadeusz Wrona":



terça-feira, 1 de novembro de 2011

Concerto polaco na Capela Santa Maria


Michał Karol Szymanowski, 23 anos, é natural de Bydgoszcz, Polônia, onde iniciou sua educação musical aos sete anos, na Escola de Música Estatal Arthur Rubinstein, sob orientação de Ludmiła Kasianenko. Atualmente é estudante de Academia de Música Feliks Nowowiejski em Bydgoszcz, na classe da Professora Katarzyna Popova-Zydron (piano) e de Zygmunt Rychert (regência).
Em sua carreira promissora, já foi premiado diversas vezes, como por exemplo, o primeiro prêmio no Concurso Europeu de Piano da Fundação Musical Yamaha (2011), terceiro prêmio no Concurso Internacional de Piano Ignacy Jan Paderewski (2010), segundo prêmio no Concurso Nacional Fryderyk Chopin (2008), todos na Polônia. Apresenta-se frequentemente na Polônia, EUA, Japão, França, Alemanha, Itália, Suíça, Croácia, Hungria, República Tcheca e Ucrânia. Já se apresentou como solista à frente da Orquestra Sinfônica da Filarmônica da Província de Świetokrzyska, Orquestra Sinfônica da Filarmônica de Pomerânia, Orquestra Sinfônica Nacional da Ucrânia e Orquestra Polaca ‘Sinfonia Juventus’.

Programa do concerto:

Ignacy Jan Paderewski:
Minueto em Sol Maior op. 14 nº 1
Legenda em Lá Bemol Maior op. 16 nº 1
Krakowiak fantástico op. 14 nº 6

Fryderyk Chopin:
Noturno em Fá Menor op. 55
Fantasia em Fá Menor op. 49

Franz Liszt:
12ª Rapsódia Húngara