sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

POLÊMICA RUSSO-POLACA NOS 70 ANOS DE LIBERTAÇÃO DE AUSCHWITZ

Foto: AFP/JACEK BEDNARCZYK/PAP
Na próxima semana, dia 27 de janeiro, terça-feira Polônia comemora os 70 anos de libertação dos campos de concentração e extermínio nazista de Auschwitz -Birkenau.

O governo do país convidou dezenas de presidentes, reis, primeiro-ministros de todo o mundo. Mas, segundo, as autoridades de Moscou, pela primeira vez, o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin não foi convidado. Ele já esteve em Auschwitz várias vezes como convidado do governo polaco.

O óbvio é que tal formalidade não ocorreu devido a invasão e ocupação da Crimeia e Leste da Ucrânia por tropas do exército russo.
Tropas estas que Moscou se nega a admitir dizendo que se trata de ucranianos descontentes com o que chamam de governo "fascista" ucraniano de Kiev.

COMBATENTES DA RESISTÊNCIA INDIGNADOS
A Rádio Voz da Rússia noticia (com toda a parcialidade possível) que:

"Reduzir papel da URSS na Segunda Guerra é falsificar a história”

Os eventos comemorativos do 70º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz, organizado pelo Terceiro Reich no território da Polônia anexada, serão realizados sem a participação dos dirigentes da Rússia, que não receberam um convite oficial por parte do governo polaco.
Ante tal situação, a Federação Internacional de Combatentes da Resistência (FIR, na sigla em francês) solicitou ao embaixador da Polônia em Berlim que esclarecesse por que razão o aniversário da libertação de Auschwitz em 27 de janeiro de 1945, cujo mérito cabe inteiramente ao Exército Vermelho, será assinalado na ausência dos libertadores.
Eis o que expressou o doutor Ulrich Schneider, secretário-geral da FIR, comentando a posição da Federação em uma entrevista à Sputnik:

"Tornou-se do nosso conhecimento que o presidente da Federação da Rússia não tinha sido convidado à Polônia para as celebrações por ocasião da libertação do campo de concentração alemão de Auschwitz. O fato revoltou-nos, pois demonstra o desrespeito pelos soldados soviéticos, os libertadores do campo e dos seus prisioneiros. Havíamos enviado uma carta ao governo polaco através do embaixador em Berlim, e recebemos a resposta de que ‘nenhum político havia sido convidado’.
No entanto, foi para nós uma surpresa absolutamente inesperada vir a saber que o presidente da Alemanha foi convidado para assistir ao evento.
Convidar o presidente do país culpado de ter cometido crimes e não convidar o presidente do país cujo povo foi o libertador, nós não poderemos reconciliar-nos com isso. 
Eu acho que o empenho em menosprezar o papel do Exército Soviético na Segunda Guerra Mundial se situa no contexto geral da falsificação da história. Hoje é mais que oportuno denunciar os horrores que ocorrem na Ucrânia, onde os colaboradores fascistas estão erguendo a cabeça.
Vemos ainda outros exemplos. Presenciamos tentativas politicamente motivadas e contínuas de minimizar e até mesmo deletar o papel libertador do Exército Soviético na coalizão anti-Hitler. A Organização Internacional de Combatentes da Resistência não pode aceitar isso".

OS ARGUMENTOS DO MINISTRO POLACO
Os meios de comunicação da Polônia por sua vez deram voz para o Ministro das Relações Exteriores Grzegorz Schetyna, que foi a Rádio Zet para argumentar contra as declarações do polêmico ministro das relações exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, que chamou de "blasfêmia" as palavras de Schetyna e de "cínico" o ministro polaco.

Na entrevista Schetyna (que é professor de história) disse:
"O primeiro tanque que quebrou os portões de Auschwitz foi conduzido por um ucraniano. Digo a verdade, e a verdade vai sempre prevalecer. Há 70 anos, o campo de Auschwitz-Birkenau foi liberado por ucranianos. Era a Frente Ucraniana, a primeira frente era Ucrânia, e foram os ucranianos que libertaram. Porque estavam ali soldados ucranianos nesse dia em janeiro e foram eles ..."

Para Schetyna "não houve nacionalidades soviéticas". Ele explicou que apenas disse que "em 27 de janeiro, na libertação de Auschwitz-Birkenau foram soldados ucranianos que derrubaram os portões. O primeiro tanque, que quebrou os portões de Auschwitz, era conduzido pelo ucraniano Igor Hawryłowicza Pobirczenkę".

Em seguida ele disse: "mas isso não muda o fato de, como eu disse, e além disso, que o Exército Vermelho, em sua maior parte era formado por soldados russos".  
Em sua opinião, a polêmica em torno do discurso de quarta-feira sobre o conflito russo-ucraniano, "faz parte da Grande Guerra Patriótica. Os russos querem mostrar que o legado do Exército Vermelho, que muitas das vítimas na vitória sobre o fascismo, está agora do lado da Federação Russa. O Exército Vermelho não era de nacionalidade soviética"- disse ele.

"Eu insisti que só queria enfatizar a presença nas fileiras dos libertadores dos ucranianos. Os russos não podem admitir isso hoje, porque estão no conflito russo-ucraniano. A Rússia distorce a verdade histórica, quando diz que, além da a maioria ser russa, o Exército Vermelho contava com 1.200.000 soldados ucranianos. A guerra da propaganda e do real, que continua até hoje em Donbas, é o que ainda não se está falando. A história deve ser livre da propaganda" - disse ele. "

Em sua entrevista para a Rádio Zet, Schetyna afirmou que, "os russos se sentiram ofendidos, porque eu não tinha mencionado a palavra "Exército Vermelho".
O Ministro Schetyna não disse uma palavra sequer que fosse mentira, mas realmente elas precisam ser esclarecidas. "Falar sobre a política externa exige grande precisão", ressaltou.


OPINIÃO DO COLUNISTA POLACO
No jornal Gazeta Wyborca (publicado em Varsóvia) de hoje, o jornalista polaco Mirosław Maciorowski escreveu artigo onde critica o ministro das relações exteriores da Polônia:

"Grzegorz Schetyna deixou escapar - por falta de uma palavra melhor - que há 70 anos, o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau foram liberados pelo ucranianos.
O Ministro das Relações Exteriores tenta endurecer o jogo nas relações com a Rússia de Putin, mas o caso da libertação de Auschwitz não é o campo certo para este tipo de jogo.
Seguindo o exemplo de tal lógica, pode-se supor que foram os bielorrussos que libertaram a Varsóvia ocupada, ja que ali operava a Frente da Bielorrússia, e os russos não libertaram ninguém, porque durante a Segunda Guerra Mundial não se encontrava no leste a Frente Russa.
Na área de Auschwitz, em janeiro de 1945, na verdade lutaram quatro divisões do 60º Exército da 1ª Frente Ucraniana. Exército Vermelho porque a União Soviética criou-se formalmente apenas em 1946.
Nas fileiras do exército vermelho lutaram os ucranianos? Certamente.
Talvez fosse mesmo a maioria deles, mas certamente não os únicos. Nas batalhas até o acampamento mataram mais de 230 soldados, e um de mais alto posto era o tenente-coronel Gilmudin Bashirov - a julgar pelo som do nome, não era ucraniano.
A Frente Ucraniana, foi toda comandada pelo marechal Ivan Konev, nativo russo - que, provavelmente, tinha muitos compatriotas junto, especialmente no corpo de oficiais da Frente Ucraniana.
Isso me irrita quando alguém tenta simplificar o assunto, dizer que em 1945, nas fronteiras polacas ou eram os russos do exército russo que entraram, o que muitas vezes acontecia.
Bem, e com eles estavam em os cazaques, georgianos, chechenos e armênios, que, ainda assim era o exército russo ou somente os russos?
Na Segunda Guerra Mundial, lutaram contra o Exército Vermelho, Soviético ou União Soviética. Se alguém gosta ou não, representavam a União Soviética - um conglomerado de povos - sob o domínio comunista, totalitário.
Surpreende-me que o Ministro Schetyna, ao final um historiador de profissão, e - como muitas vezes declarou - entusiasta da história, faça tais declarações.
Mas analiso como ignorância, porque o problema vai muito além. A declaração do Ministro das Relações Exteriores desnecessariamente agrava as relações polaco-russas, que já são tensas.
Posição forte e difícil nas relações com a Rússia, com Putin é obviamente necessário, mas eu não tenho certeza se o caso da libertação de Auschwitz seja o campo apropriado para desenvolvê-las.
Recentemente, o presidente Putin também deixou escapar - porque, neste caso, a falta de uma palavra melhor - que o Pacto Molotov-Ribbentrop foi algo natural, porque, então, "isso era o que cultivava na política."
É claro que ninguém na Rússia vai ter coragem de apontar a Putin que "sim", de que era apenas uma política de Stalin e Hitler. Putin disse um absurdo do maior calibre muito mais do que ministro polaco Schetyna.
Mas para entrar em uma discussão sobre a história russo-polaca, todos nós devemos chegar com argumentos justificados? Eu sinceramente duvido.

Fontes: Rádio Zet (Polônia), Rádio Voz da Rússia (Rússia), jornal Gazeta Wyborcza (Polônia), FIR (Alemanha)

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Tadeusz Kantor, a personalidade do teatro da Polônia


TADEUSZ KANTOR
Diretor de palco, criador de happenings, pintor, cenógrafo, escritor, teórico da arte, ator em suas próprias produções e professor na Academia de Belas Artes de Cracóvia.
Nascido em 1915, em Wielopole Skrzyńskie, distrito da cidade de Tarnów; morreu em 1990, em Cracóvia.


Kantor foi inspirado pelo construtivismo, Dadaísmo, arte informal e surrealismo. Ele foi aluno da Academia de Belas Artes de Cracóvia e estudou com Karol Frycz, um cenógrafo remanescente do período entre-guerras. 
Kantor encenou suas primeiras produções, "Orpheus" de Jean Cocteau, "Balladyna" de Juliusz Słowacki e de "Powrót Odysa" (O retorno de Ulisses) de Stanisław Wyspiański com uma companhia de teatro clandestino em performances realizadas em casas particulares.
Imediatamente após a guerra, ele trabalhou como cenógrafo, principalmente para o Stare Teatrz (Teatro Velho) de Helena Modrzejewska, em Cracóvia.
Kantor continuou a trabalhar regularmente para este teatro cracoviano durante toda a década de 1960, trabalhando em conjuntos abstratos.
Uma viagem para Paris, em 1947, inspirou-o a definir melhor a sua própria abordagem individual para pintura, e um ano depois, ele fundou a Grupa Krakowska (Grupo Cracóvia) e participou na Wielka Wystawa Sztuki Nowoczesnej (Grande Exposição de Arte Moderna), em Cracóvia.
Mas quando as autoridades governamentais polacas começaram a promover o Realismo Socialista como arte "oficial", Kantor desapareceu da cena artística completamente.
Em 1955, ele reapareceu com a exibição de pinturas que ele vinha criando desde 1949.

CRICOT 2
Este 1955 foi um ano crucial para Kantor por várias razões. Foi o ano em que ele inspirou um grupo de artistas plásticos, críticos de arte e teóricos da arte a ajudá-lo a criar o Cricot 2 Theatre, que se tornaria uma incubadora de sua criatividade.
No Teatro Cricot 2, a primeira estreia de um espetáculo foi  "Mątwa" (A Lula) de Stanisław Ignacy Witkiewicz (1956), uma produção em que Kantor habilmente justapôs a retórica sublime do trabalho contra uma série de objetos encontrados e do ambiente banal de um café. A produção incluiu muitos elementos que viriam a se tornar característica do estilo teatral de Kantor, como conjuntos que sugerem os filmes mudos e atores que se movem e agem como manequins.
A segunda produção do Cricot 2 foi "Cyrk" (Circo) baseado em uma peça escrita pelo proprietário da empresa, Kazimierz Mikulski, que também era pintor.
Foi utilizada uma técnica conhecida como "emballage", que também era típico do trabalho teatral de Kantor naquele momento.


Em "Circo", a "emballage" tomou a forma de sacos pretos apertados em volta dos atores. Essa embalagem foi desenvolvida para retirar atores e objetos de qualquer forma reconhecível, transformando-os em substância indistinguíveis.
O período "emballage" de Kantor foi seguido pelo "teatro informal" (1960-1962), uma espécie de espetáculo automatizado que confiou inteiramente nas coincidências e no movimento da matéria.
Os atores na produção de teatro informal de Kantor no texto de Witkiewicz Małym Dworku (Pequena casa de campo) de 1961 foram tratados como objetos, despojados totalmente de suas individualidades.
No entanto, o Teatro Informal não satisfez plenamente Kantor. A forma não foi suficientemente integrada em um sentido interno e muitas de suas partes estavam abertas a redução.
Portanto, Kantor substituiu o conceito de "Teatro Informal" por "Teatro Zero" (1962-1964), que era completamente desprovido de qualquer ação ou eventos. Esta idéia foi mais plenamente incorporada na produção do Cricot 2 com "Wariat i zakonnica" (A louca e a freira), também de Witkiewicz, que Kantor encenou em 1963.

Na evolução da sua encenação e estética, Kantor forçou os limites dos conceitos tradicionais do teatro. Em 1965, ele criou primeiros "happenings" da cena polaca, as "Cricotage" e a "Linia podziału" (linha divisória), que foram seguidos, dois anos depois, pela famosa "List" (Carta) e pelo "Panoramiczny Happening morski" (Happenings Panorâmicos do Mar), "Koszaliński w Osiekach" (Koszaliński em Osieki") (1967); "List"(Carta), na Foksal Gallery, Varsóvia (1968) e "Lekcja anatomii wg Rembrandta" (Uma Lição de Anatomia segundo Rembrandt), "Nuremberg Kunsthalle" (1968) e "Foksal Gallery" (1969)).
Kantor também passou por um período de fascínio com Conceptualismo (ver " Wielkie Krzesło"  - A Grande Cadeira) projetada em 1970 para um simpósio em Wrocław.
A literatura tem se dedicado a Kantor como sendo um artista. Títulos notáveis sobre Tadeusz Kantor incluem Wiesław Borowski (1982), "Deska" (Cadeira) de Mieczysław Porebski (1997) e um volume de estudos escrito por vários autores intitulado "W cieniu krzesła" (nas sombras da cadeira) (1997), bem como a documentação do pintor em colaboração com Foksal Galeria de Varsóvia (1999).).


"Happenings", como ele mesmo escreveu eram um produto de suas experiências anteriores no teatro e como pintor.

Até este ponto, eu tenho tentado superar a fase, mas agora eu tenho abandonado o palco sem rodeios; ou seja, eu abandonei um lugar cuja relação com o público é sempre bem definido. Em busca de um novo lugar, eu, teoricamente, tinha toda a realidade da vida à minha disposição, escreveu ele.
(citação em: Jan Kłossowicz, Tadeusz Kantor)


A desilusão de Kantor com os "Happenings" como um meio criativo acabou levando-o de volta para o teatro.
Em 1972, ele encenou "Nadobnisie i koczkodany" (Formas delicadas e  macacos cabeludos), baseado em uma peça de Witkiewicz, em que os elementos de um "Happenings" foram absorvido pela estrutura teatral.
Três anos mais tarde, em "Umarła Klasa" (Classe Morta), Kantor mudou-se para mais uma fase artística, que ele apelidou de "Teatro da Morte".
É nesta fase que Kantor criou o que são considerados seus trabalhos mais notáveis e mais conhecidos. Estes incluem "Wielopole, Wielopole" (1980), "Niech sczezną artyści" (Deixem os artistas desaparecerem) (1985) e "Nigdy już tu powrócę nie" (Eu nunca deverei voltar aqui) (1988), bem como a produção a título póstumo "Dziś są moje urodziny" (Hoje são meus aniversários) (1991), em que os motivos principais são a morte, a transcendência, a memória e a história inscrita na memória.
As produções que compunham o "Teatro da Morte", baseavam-se em um tema que perpassou toda a obra de Kantor, ou seja, o seu fascínio com o que ele chamou de "realidade de uma ordem inferior",

que exige continuamente analisar e expressar questões através de materiais de base, o mais vil possível, materiais pobres, privados de dignidade e prestígio, indefeso e muitas vezes absolutamente desprezível.

(Tadeusz Kantor, citacão em Jan Kłossowicz, Tadeusz Kantor)

Nos ensaios da peça "Estudante"
Dizer que Kantor está entre os artistas mais destacados da Polônia da segunda metade do século XX, é dizer muito pouco. Kantor é para a arte polaca o que Joseph Beuys foi para arte alemã e que Andy Warhol era a arte americana.
Ele criou uma estirpe única de teatro e foi um participante ativo nas revoluções da neo-vanguarda; ele era um teórico altamente original, um inovador fortemente embasado na tradição, um pintor anti-pictórico, um happener-herege e um conceptualista irônico.
Estas são apenas algumas das suas muitas encarnações. Para além de que, Kantor foi um incansável animador da vida artística do pós-guerra na Polônia; pode-se até dizer que ele era uma de suas principais forças motivadoras. Sua grandeza não deriva tanto de sua obra, a partir de si mesmo Kantor em sua totalidade, era como uma espécie de Gesamtkunstwerk, que consiste em sua arte, sua teoria e sua vida.
(Jaroslaw Suchan, curador da exposição Tadeusz Kantor "Niemożliwe" (Tadeusz Kantor - Impossível)

KANTOR NAS ARTES VISUAIS
"A cadeira" de Kantor diante do Teatro Contemporâneo na cidade de Wrocław
Em todo o mundo, Tadeusz Kantor é mais conhecido como uma figura notável e altamente original do teatro do século 20, assim como o criador de seu próprio grupo de teatro e de produções imbuídas de uma poesia derivada da própria origem galega (Galícia polaca) complexa público/privado.
Na Polônia, ele atuou em uma série de funções, principalmente no seio da comunidade artística de Cracóvia com a qual, Kantor estava emocionalmente e artisticamente ligado, se não fundido.
Ele foi uma das figuras mais importantes no cenário artístico de Cracóvia, atuando como um integrador.
Imediatamente após a II Guerra Mundial, Kantor estava entre aqueles que criaram o Grupo de Jovens Artistas Visuais (1945); mais tarde, na sequência do "degelo" em meados dos anos 1950, ele mais uma vez demonstrou sua propensão para a organização, ajudando a reativar o Grupo de pré-guerra (1957).
Ele forneceu o impulso para a criação da Galeria Krzysztofory, uma das primeiras galerias do pós-guerra na Polônia para expor arte contemporânea, e foi envolvido na organização da 1ª Exposição de Arte Moderna (Cracóvia, 1948). 
Ele desempenhou um papel dominante e dominante em sua comunidade até a sua morte, pouco antes da estreia de sua última produção teatral, que recebeu o título, tanto ironicamente como simbolicamente de "Dziś są moje urodziny" (Hoje são meus aniversários).
Kantor estudou na Academia de Belas Artes de Cracóvia de 1934 a1939. Entre seus professores estão incluídos o pintor e cenógrafo Karol Frycz.
Kantor só retornaria mais tarde a sua "alma mater" para ensinar longo tempo em entre os anos de 1948-1949 e 1967-1969.
Ao longo de sua vida, ele se esforçou para combinar uma variedade de atividades: era um animador da vida artística, um teórico da arte e praticante, um pintor (e promotor apaixonado de Tashism) e um dos primeiros artistas na Polônia a criar "Happenings". Mas acima de tudo ele era um homem de teatro, dramaturgo, diretor, cenógrafo e ator.



PRÊMIOS E DISTINÇÕES IMPORTANTES

 • 1976 - prêmio honorário para "Umarła klasa" (Classe Morta) no 17º Festival de Teatro Contemporâneo Polaco em Wrocław
• 1976 - prêmio Boy-Zelenski para "Umarła klasa"
• 1977 - Prêmio Norwid da Crítica para "Umarła klasa"
• 1978 - Prêmio de Melhor Produção para "Umarła klasa", Caracas
• 1978 - Prêmio Rembrandt concedido por um júri internacional da Fundação Goethe, na Basileia, para reais contribuições para a definição da arte do nosso tempo
• 1980 - Prêmio OBIE (EUA) para a produção de "Umarła klasa", 1979
• 1981 - Prêmio do Ministro da Cultura e Arte de 1ª classe no reino do teatro por seu trabalho como cenógrafo
• 1982 - Diploma do Ministro das Relações Exteriores para a propagação da cultura polaca no exterior
• 1986 - Prêmio Targa Europea, concedido a representantes de destaque da cultura e da ciência na Europa, Itália
• 1986 - Prêmio dos Críticos de Nova York de melhor produção na Broadway (para dirigir e atuar conjuntamente)
• 1989 - Comenda da Ordem de Arte e Literatura, França
• 1990 - Grande Cruz de Mérito da República Federal da Alemanha, concedido por impactar significativamente sobre a arte contemporânea na Europa e as contribuições para animar a vida cultural na República Federal da Alemanha.

Autora do artigo:
Małgorzata Kitowska-Lysiak, do Instituto de História da Arte, da Universidade Católica de Lublin, Faculdade de Teoria da Arte e História das Doutrinas Artísticas, de 2002.
Tradução para o português: Ulisses Iarochinski

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Polônia realizará Congresso Lusófono


A Polônia realiza em abril de 2015 congresso sobre relações com países lusófonos.
O encontro, organizado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, terá como objetivo principal analisar e discutir as relações entre os países de língua portuguesa e a Polônia.
O 4º Congresso dos Estudantes Lusitanistas da Polônia, dedicado ao tema "Cruzamentos: relações entre a Polônia e os países de língua portuguesa", realiza-se de 13 a 14 de abril de 2015, em Varsóvia. O prazo para inscrever as comunicações durante o congresso vai até 16 de fevereiro próximo.
A organização do evento está a cargo da representação do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua em Varsóvia e do Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Universidade de Varsóvia.
O colóquio terá como objetivo principal analisar e discutir as relações entre os países de língua portuguesa e a Polônia. A conferência estará dividida em 4 blocos temáticos: cultura/projetos artísticos, história, economia e relações político-diplomáticas. "Serão bem-vindas comunicações e estudos que apresentem uma perspetiva comparatista entre o espaço lusófono e o polaco", refere uma nota divulgada pelo Camões.
Os estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento inscritos em universidades na Polônia constituem o público-alvo da conferência. A língua de trabalho será o português.
A apresentação de candidaturas é feita online através do preenchimento da ficha de inscrição disponível no blog Camões em:

blog camoes

domingo, 28 de dezembro de 2014

IDA: Curitiba mais uma vez de fora

Será que os produtores culturais e de entretenimento do Rio e São Paulo sabem que Curitiba e o Sul do Paraná tem a maior concentração da etnia polaca na América Latina?????????




Mais uma vez um filme polaco fica de fora das salas de cinema de Curitiba. Antes foi "Lech Wałęsa" e agora "Ida".

Sim, porque alguns brasileiros privilegiados (sem nenhuma ligação com a Polônia) já podem comprovar todo o talento envolvido na criação de “Ida”.

A obra-prima de Paweł Pawlikowski foi o melhor presente de Natal que os cinéfilos receberam este ano. Infelizmente, este prazer é para poucos, restrito a oito salas apenas – quatro em São Paulo, três no Rio e uma em Goiânia (em Goiás por que?).

O drama polaco “Ida”, um dos filmes mais premiados do ano, já foi eleito o Melhor Filme Europeu de 2014, venceu o Festival de Londres, foi votado o Melhor Filme Estrangeiro do ano pelas associações de críticos de Los Angeles e Nova York, indicado ao Globo de Ouro e ao Critics’ Choice de Melhor Filme Estrangeiro, e é favoritíssimo ao Oscar da categoria (na qual já está pré-selecionado).


Já são mais de 30 troféus no currículo, mas o diretor e roteirista Paweł Pawlikowski (“Meu Amor de Verão”) ainda se surpreende com a repercussão de sua obra. “Eu pensei que estava fazendo um filme pequeno sobre um tema grandioso, mas não esperava isso.
"Tem sido uma grande surpresa”, declarou ele em conversa com a imprensa. Segundo Pawlikowski, filmar esse longa foi diferente. “Todos acharam um suicídio profissional voltar à Polônia e fazer uma produção falada em polaco. Mas esse era um filme que queria fazer. Paradoxalmente, ‘Ida’ se tornou o trabalho mais ressonante e bem-sucedido da minha carreira”, apontou. 

E o sucesso não se dá apenas entra a crítica. A produção vem tendo também boa recepção do público, em países em que não é exilada em um punhado de salas apenas.
Nos EUA, por exemplo, ela arrecadou US$ 3,5 milhões, um valor respeitável para um longa estrangeiro.
Na França, ele teve 600 mil espectadores e se tornou o longa polaco de maior bilheteria já conquistada no país. “Não é todo dia que um conto de fadas como esse acontece”, celebra o diretor.


Filmado em deslumbrante preto e branco – sua fotografia também é premiadíssima – , “Ida” se passa nos anos 1960 e acompanha a história de uma noviça órfã que, prestes a ser ordenada freira, descobre que é judia e sobrevivente do holocausto.
A história de “Ida” é a mais pessoal da filmografia de Pawlikowski. O diretor nasceu na Varsóvia e viveu lá até os 14 anos, quando sua família se mudou para o Reino Unido.
“Primeiro você pensa: ‘Quem se importa com as raízes? Não é nada demais. Eu posso transcender minhas raízes e cultura’. Mas chega uma hora em que você começa a olhar para trás e foi isso que me levou a fazer esse filme.”
A filmagem gerou no cineasta um sentimento de nostalgia. “Queria filmar um longa sobre a Polônia que não existe mais, aquela em que passei minha infância. Meu desejo era dar vida a um universo e a um certo tipo de personagens que existiam naquela época. Mas, principalmente, queria fazer um filme sobre a identidade, o que nos leva a ser o que somos, sobre fé e o que significa ser cristão. Tudo gira em torno das diversas pessoas que somos ao longo da vida e o quanto somos complicados. Nós podemos cometer atos criminosos e, ainda assim, sermos pessoas queridas.”



Mais do que uma história sobre suas raízes, Pawlikowski buscava explorar o significado de ser cristão. “Muitas perguntas rondavam a minha mente enquanto desenvolvia o roteiro: ‘Você pode ser um bom cristão sem ser um polaco católico? A religião é uma demarcação tribal ou é algo espiritual dentro de você? O que define a sua identidade é o sangue que corre em suas veias? Você pode escapar de todas essas definições e ter uma existência puramente espiritual?’. A Polônia é cheia dessas questões.”
Para levantar tais questionamentos em “Ida”, o cineasta optou por filmar de forma diferente, tanto na narrativa quanto na estética. “Precisava fazer um filme como forma de meditação. Estava cansado do cinema, de todos os seus truques, closes, enquadramentos, tomadas aéreas, iluminação perfeita… Eu me senti seguro em não mover a câmera, fazer planos estáticos, não revelar todas as informações nos diálogos. Deu certo e foi a forma que encontrei para escapar do tédio que o cinema estava me dando. Claro que os produtores reclamaram muito disso, me perguntando: ‘Por que você não move a câmera um pouco mais, por que a cena não pode ser mais emotiva? Eles achavam que seria um desastre e agora acho que mudaram de ideia.” Fugindo das técnicas “tediosas”, o diretor também optou por filmar em preto e branco, algo que tinha em mente desde o início do projeto.
“Quando desenvolvia o roteiro, já via que esse mundo precisava ser mostrado dessa forma. Às vezes, os cineastas optam por filmar em preto e branco para tornar seus trabalhos mais interessantes. Mas vi que em alguns desses filmes a cor poderia torná-los ainda melhores. Eu senti que o certo seria realizar ‘Ida’ em preto e branco, em parte porque se passa num tempo antigo, mas também porque não queria que o filme fosse realista, precisava removê-lo da realidade.”


Para realizar a fotografia em preto e branco, foi originalmente escalado Ryszard Lenczewski, habitual colaborador de Pawlikowski. Mas ele acabou entrando em conflito com o diretor e deixou o projeto por diferenças criativas.
Assim, o operador de câmera Lukasz Zal (documentário “Joanna”) foi promovido a diretor de fotografia, fazendo sua estreia na função num longa de ficção. “Eu não tinha escolha”, declarou o cineasta. “Ele é quem estava disponível naquele momento e se tornou uma grata surpresa. Lukasz tem boa energia, coragem e empolgação e isso é o que importa.”

De fato, foi uma revelação. Zal venceu diversos prêmios pelo trabalho, incluindo os prestigiosos European Film Awards, Cameraimage e até um troféu do Sindicato dos Cinematógrafos dos EUA (ASC).
Outra revelação da obra é a atriz Agata Trzebuchowska, que interpreta a personagem-título e foi indicada ao European Film Awards.
O diretor fez diversos testes antes de encontrar a sua Ida, até que uma amiga, a diretora Małgorzata Szumowska (“Elles”), viu a jovem na rua e a convidou para o teste. “Essa jovem nunca atuou, mas eu via que era perfeita para o papel, apesar de não seguir nenhuma religião e não acreditar em Deus. Foi um desafio. Mas, graças a Deus, desculpe o trocadilho, ela foi ótima na pele de Ida”, concluiu o diretor.

A Trama

A trama conta a história de Anna (Agata Trzebuchowska), uma noviça que está em vias de selar seus votos como freira e recebe a missão de conhecer sua única parente viva, a tia Wanda, interpretada pela excelente atriz também polaca, Agata Kulesza.
Para decepção da jovem, sua tia é uma juíza que leva uma vida livre e bem distante dos preceitos católicos seguidos pela religiosa. Enviada ao convento quando criança depois que os pais morreram, Anna não se lembra do passado, que acaba vindo bruscamente à tona nos primeiros minutos com Wanda, que conta sem rodeios que o nome da moça na verdade é Ida e que ela é judia.
Tal revelação vira a vida da jovem de cabeça para baixo já que, ao buscar o paradeiro de sua família, ela começa a questionar sua vocação. O filme vira uma espécie de road-movie quando a dupla decide ir em busca do túmulo dos pais de Ida.
Além da nova identidade, a noviça acaba encontrando o amor e muitos questionamentos sobre o futuro. O filme apresenta a relação conflituosa de tia e sobrinha, suas descobertas sobre si mesmas e a busca pela dignidade de seus familiares, mortos durante a Segunda Guerra Mundial.
Mais do que as doloridas histórias pessoais de Ida e Wanda, o filme de Pawlikowski consegue resgatar a história da Polônia: a invasão nazista e o extermínio de polacos judeus, os anos sob o stalinismo e o poder da igreja católica no país.
Trata-se de um resgate histórico brilhante, intenso e de beleza estética impressionante. A fotografia em preto e branco assinada pelos polacos Lukasz Zal e Ryszard Lenczewski intercala closes com cenas abertas, compondo uma verdadeira obra de arte. Em alguns momentos, tem-se a impressão de que o que está na tela são quadros estáticos, capazes de emocionar qualquer espectador.


Ida
Direção: Paweł Pawlikowski
Roteiro: Paweł Pawlikowski e Rebecca Lenkiewicz
Direção de fotografia: Lukasz Żal e Ryszard Lenczewski
Edição: Jarosław Kaminski
Produção: Eric Abraham, Piotr Dzieciol, Ewa Puszczynska
Elenco: Agata Kulesza, Agata Trzebuchowska, Dawid Ogrodnik e participação especial de Joanna Kulig
Distribuição brasileira: Zeta Filmes
Duração: 80 minutos
País: Polônia e Dinamarca



P.S.  NA ÁREA DA MÚSICA, CURITIBA FOI PRETERIDA PELAS APRESENTAÇÕES DO GRUPO POLACO "MOZART" EM 2013 E 2014.... VÁRIOS PIANISTAS POLACOS SE APRESENTARAM EM SÃO PAULO, BRASILIA, BELO HORIZONTE, PORTO ALEGRE...A ORQUESTRA DE BIDGOSZCZ EM SÃO PAULO E ATÉ O QUARTETO LUTOSŁAWSKI DE WROCŁAW DE APRESENTOU EM SOROCABA.....E KURYTYBAAAAAAA??????