terça-feira, 24 de janeiro de 2023

A Polônia nem sempre falou só o idioma polaco

Google Tradutor: Polaco antigo para Iídiche  

Ao longo dos séculos, a Polônia foi povoada por diversos grupos étnicos e linguísticos, todos os quais deixaram a sua marca. Estas são algumas das línguas faladas nesta terra – e um pequeno manual de idiossincrasias linguísticas que muitas vezes envolveram questões complicadas de fundo social e até mesmo econômico.

A distribuição histórica de línguas e nações na Europa Central e Oriental revela muitas surpresas (algumas delas mostradas no mapa abaixo). Isso é menos desconcertante quando se considera que a maioria das terras mostradas já fez parte de um Estado multiétnico chamado Comunidade Polaco-Lituana.

Essa tradição de multiculturalismo continuou depois e apesar do fato de que o estado deixou de existir no final do século XVIII. Os espaços culturais continuaram a florescer no século XIX, cruzando as fronteiras políticas oficiais e muitas vezes se sobrepondo. Essa incrível diversidade linguística e cultural deixou de existir com a eclosão da Segunda Guerra Mundial.


Mapa dos lugares dos escritores



1. Macarrônico
No século dia 16, quando a Polônia fazia parte de um grande império chamado Comunidade Polaca-Lituana, frequentemente chamada de Idade de Ouro, nobres de língua polaca (nem todos necessariamente polacos - alguns lituanos, bielorrussos e etc.) começaram a desenvolver uma maneira de falar altamente peculiar que logo se tornou notória em toda a Europa. A Polônia, na época, tinha muitos falantes de latim fluentes e habilidosos, sendo a latina amplamente usada como língua franca.

Isso se devia, por um lado, ao fato de a nobreza polaca sempre ter admirado a Roma antiga e, por outro, à crença fantástica, mas difundida, proveniente de fontes romanas, de que os nobres polacos eram descendentes dos sármatas – uma tribo iraniana da século V d.C. Saber latim era considerado uma parte importante da cultura "sármata". Também era indispensável na vida pública da Comunidade das duas Nações, com muitos dos discursos políticos sendo proferidos em latim.

Isso levou ao surgimento de uma gíria inesperada através do que era conhecido como "makaronizowanie" (macaronização): uma mistura de polaco e latim, com o latim influenciando fortemente a estrutura das frases polacas e a ordem das palavras. Esta língua "macarrônica" era falada em comícios políticos, tribunais, mas também em escolas e castelos reais. Aqui está um exemplo desse texto de um dos mais interessantes escritores polacos do período barroco, Jan Chryzostom Pasek, que escreveu suas memórias no final do século XVII:

Ciężki to jest wprawdzie na chorągiew naszę klimakter*, dwóch razem tej matce tak dobrych pozbywać synów; ciężki i nieznośny ojczyźnie paroksyzm *, takich przez niedyskretne fata simul et semel* (destinos juntos e uma vez) uronić wojenników, którzy jej periculosissima incendia* hojnie swoją w kożdych okazyjach gasili krwią; przykra całej kompaniej iactura * tak dobrych, poufałych, nikomu nieuprzykrzonych, w kożdej z nieprzyjacielem utarczce podle boku pożądanych i do wytrzymania wszelkich insultów * doświadczonych postradać kawalerów. Ale, ponieważ sama litera święta taką całemu światu podaje paremią *: Metenda est seges, sic iubet necessitas*, dlategoż necessitatem ferre [potius], quam flere decet *, mając prae oculis * konstytucyją * umówionego ante saecula * ziemie z niebem pactum *, że nam tam deklarowano morte renasci *, że nam tam obiecują ad communem * powrócić societatem *. Veniet iterum, qui nos reponat in lucem, dies*.


Tradução: (É verdade que nosso climatério* é pesado para o padrão, para livrar essa mãe de dois filhos tão bons juntos; um paroxismo* pesado e insuportável para a pátria, tal, por indiscretos fata simul et semel, escapar aos guerreiros que generosamente extinguiam com o seu sangue a sua perigosíssima incendeia*(dispara) em todas as ocasiões; o desagrado de toda a companhia de iactura* (perdas)tão boa, familiar, não incomodando ninguém, em cada escaramuça com o inimigo, ao lado do desejado e capaz de resistir a todos os insultos* sofridos para perder solteiros. Mas como a própria letra sagrada dá tal parem ao mundo inteiro: Metenda est seges, sic iubet necessitas*(A colheita deve ser ceifada, assim manda a necessidade), portanto necessitatem ferre [potius], quam flere decet* (suportar a necessidade [em vez] de chorar), tendo prae oculis* (diante dos olhos) pela constituição* pactuada ante saecula* terras com céu pactum*,(da aliança* de séculos atrás)*, que lá fomos declarados morte renasci*, que nos foi prometido ad communem* retornar societatem* (renascer na morte). Venet iterum, qui nos reponat in lucem, dies*um pobre* comum sociedade*. Chegará novamente o dia que nos restaurará à luz..)
Nota: os fragmentos em negrito e itálico são frases latinas inteiras. Os asteriscos marcam todos os lugares que exigiriam uma nota de rodapé para falantes de polacos contemporâneos.

A influência latina na língua polaca provou ser muito forte – e foi preciso muito esforço por parte dos puristas linguísticos do Iluminismo para retificá-la. Hoje, o polaco ainda se destaca entre as outras línguas eslavas como aquela com maior carga de empréstimos latinos.

Quanto à própria linguagem macarrônica, sua influência continua a ressoar na literatura polaca contemporânea. A trilogia de Henryk Sienkiewicz, uma das obras mais importantes da literatura polaca, baseia-se fortemente na língua macarrônica e na cultura sármata do século XVII. Surpreendentemente, foi também o idioma macarrónico que serviu de grande inspiração para um dos livros polacos mais conhecidos do século XX, nomeadamente o "Transatlantyk" de Witold Gombrowicz. Gombrowicz muitas vezes enfatizou o papel formativo das memórias de Jan Chryzostom Pasek e Sienkiewicz para a língua polaca.

2. lituano

Vilno, a moderna capital da Lituânia, foi até 1939 uma cidade polaca multiétnica
habitada por polacos, judeus, russos, bielorrussos e lituanos.
Cartão postal de cerca de 1930, foto: Polona.pl

A história da Polônia é inseparável da Lituânia. Desde a União de Kreva, de 1385, e especialmente após a União de Lublin, de 1569, a Polônia e a Lituânia juntas formaram um dos maiores países da Europa, com cerca de 1.000.000 quilômetros quadrados e uma população multiétnica de 11 milhões, no início do século XVII. No entanto, esta Lituânia histórica não era equivalente à Lituânia de hoje. Simplificando, pode-se dizer que esta Lituânia histórica cobria um território muito mais amplo do que o atual país de mesmo nome – e não envolvia necessariamente falar lituano. Aqui está um exemplo de tal compreensão da Lituânia:

Lituânia, minha pátria!
Você é como a saúde;
O quanto você deve ser valorizado,
só vai descobrir
Aquele que te perdeu.



Páginas de rosto de "Pan Tadeusz" (Senhor Tadeu) de Adam Mickiewicz, edição de Paris de 1834, foto: Biblioteca Nacional da Polônia

Nestas primeiras linhas do épico nacional polaco Pan Tadeusz – conhecido de cor por praticamente todas as crianças em idade escolar na Polônia – Adam Mickiewicz fala da Lituânia em um sentido que essencialmente não tem relação com a Lituânia dos dias de hoje. Atualmente é um país báltico que conquistou a independência após a queda da União Soviética e é habitado por uma maioria de lituanos étnicos, todos os quais falam a língua lituana. A Lituânia nos dias de Mickiewicz era um vasto território que se estendia por grande parte da Bielorrússia, Polônia e Rutênia (Ucrânia desde 1922), e era habitado por polacos, bielorrussos, judeus, rutenos pequenos (atuais ucranianos),  além de lituanos.

Nesse sentido histórico, Mickiewicz era indubitavelmente lituano. Existem vários outros casos de proeminentes polacos étnicos (entre eles figuras famosas como Józef Piłsudski ou Czesław Miłosz) que se autodenominam orgulhosamente lituanos.

Durante séculos, a língua lituana foi falada principalmente no campo, enquanto grande parte da nobreza local era polonizada. Isso começou a mudar no século 19, quando um senso de identidade nacional começou a crescer. Isso também gerou um novo interesse pela língua lituana, uma língua indo-européia do grupo linguístico báltico – uma das línguas mais antigas do continente, com muitas semelhanças com línguas como o latim ou o sânscrito.

Curiosamente, muitos dos primeiros artistas e escritores lituanos no estágio inicial desse renascimento nacional lituano – como Antanas Klementas, Silvestras Valiunas, Simonas Stanevicius, Antanas Strazdas – estavam essencialmente criando uma obra bilíngue, escrevendo tanto em polaco quanto em lituano. O historiador lituano Aleksandravicius Egidijus diz que nesta primeira fase do renascimento nacional lituano, a literatura lituana foi consistentemente escrita em polaco e lituano.

Além disso, alguns escritores polacos da área não falavam uma palavra em lituano e ainda assim podem ser considerados patriotas lituanos. Teodor Narbutt – o autor da primeira história antiga do povo lituano, que se estende por nove volumes – é um desses exemplos. Embora o livro tenha sido escrito em polaco, teve um impacto significativo na intelectualidade lituana, e Narbutt considerava a Lituânia sua única pátria.

3. bielorrusso

Jan Czeczot, foto: Wikipedia

As idiossincrasias da fusão linguística da Europa Central e Oriental incluem situações em que não se pode determinar qual é a nacionalidade de um determinado escritor. Este é frequentemente o caso não apenas com o enigma lituano-polaco, mas também na situação polaca-bielorrussa. Vários escritores do século XIX, como Jan Czeczot ou Wincenty Dunin-Marcinkiewicz, escreveram tanto em polaco quanto em bielorrusso.

Jan Czeczot (bielorrusso: Ян Чачот) é geralmente considerado um dos primeiros etnógrafos do bielorrusso moderno por causa de seus esforços para reviver a língua após seu colapso no final do século XVII. Antes disso, o bielorrusso antigo (mais comumente chamado de ruteno) era uma língua de administração no Grão-Ducado da Lituânia e uma das primeiras línguas a ter sua própria tradução da Bíblia (traduzida por Franciszek Skaryna em 1517). Czeczot é conhecido por ter escrito uma coleção de canções folclóricas bielorrussas, que também incluía um pequeno glossário polaco-bielorrusso. Foi publicado pela primeira vez em Vilno, em 1836.


Capa e página de título de 'Poemas por Adam Mickiewicz:
Volume One', 2ª edição, 1822,
foto: Biblioteca Nacional da Polônia

Mas o interesse de Czeczot pela cultura folclórica bielorrussa foi ainda maior. Ele foi uma grande influência para Adam Mickiewicz em seus anos de formação antes da publicação de Ballady i Romanse (Baladas e Romances), em 1822, um livro de poesia que revolucionou a literatura polaca. Foi estabelecido que Czeczot influenciou o interesse de Mickiewicz pela cultura folclórica bielorrussa (ambos eram nativos da região e estudaram juntos), bem como seu gosto por baladas literárias (Ballady i Romanse é inspirado em contos contados no interior da Bielorrússia).

O caso do Checzot mostra que no campo da língua e da nacionalidade não há respostas fáceis, e que a verdade é muito mais complexa do que o polaco ser a língua da nobreza ou o bielorrusso a dos camponeses. No prefácio de seu livro, Czeczot diz que ainda se lembra do bielorrusso (Krewicki, como ele chama) sendo falado por seus avós.


Konstanty Kalinowski, fonte: Wikipedia

Figuras históricas, como um dos líderes da Revolta de Janeiro de 1863 e herói nacional da Bielorrússia Konstanty Kalinowski (blr. Kastuś Kalinoŭski), também desafiaram os estereótipos baseados na linguagem. Nascido em Mostowlany (hoje perto da fronteira polaca-bielorrussa), Kalinouski era filho do proprietário de uma pequena fábrica e um feroz defensor da abolição da servidão. Ele tinha apenas 26 anos quando foi executado pelas autoridades russas em Vilno, em 10 de março de 1864. Ainda jovem, ele já havia publicado o primeiro jornal em bielorrusso, Muzhytskaya Prauda, ​​e seu único poema existente (escrito em bielorrusso, apenas como suas Cartas sob a forca) sugere que ele era um poeta talentoso. Sob a forca, quando referido como um membro da nobreza, Kalinouski, de 26 anos, gritou para o oficial: "Não há nobreza".

4. Ruteno (Ucraniano)

Igreja de Santo André em Kiev, 1875,
foto: Biblioteca Nacional da Polônia

A situação linguística na atual Ucrânia não permite tais histórias de fraternidade. A literatura ucraniana moderna foi trazida à sua forma atual por um único homem: o poeta Taras Shevchenko, que até hoje continua sendo um exemplo de aguda consciência social. Isso é especialmente impressionante quando se compara sua obra com a dos poetas românticos polacos contemporâneos, como Mickiewicz e Juliusz Słowacki. Enquanto eles parecem preocupados com questões nacionais e com o desenvolvimento de ideologias místicas como o messianismo, Shevchenko adotou consistentemente uma perspectiva socioeconômica.

De acordo com Shevchenko, o ucraniano era a língua dos camponeses oprimidos pelos latifundiários (que também de fato possuíam pessoas). Shevchenko nasceu, em 1814, na Rutênia Central, perto de Kiev, e dos 47 anos de sua vida, ele ficou livre por apenas nove. Isso está em contraste marcante com os poetas polacos da época, que faziam parte da nobreza. Em sua poesia, Shevchenko firmemente encorajou seus compatriotas a se revoltarem contra a opressão de classe – seu patriotismo estava profundamente enraizado no conflito social causado pelo desumano sistema de escravidão.

Demorou muitos anos para que essa perspectiva fosse acolhida pelos leitores. Por exemplo, a perspectiva de classe adotada por Shevchenko em um de seus poemas mais famosos, Haydamaky – invocando os dias sombrios de Koliyivshchyna, uma revolta camponesa (Cossaca) de 1768 contra seus mestres polacos e proprietários judeus – não tem paralelo na literatura polaca. Shevchenko, com a força de sua voz cheia de humilhação e desespero, mas também ira e indignação, continua sendo uma das vozes mais importantes da poesia européia hoje.

5. iídiche

Mendele Moykher Sforim (zayn lebn un verk)', publicado por Sikora & Mylner, 1928, Varsóvia
foto: Biblioteca Nacional de Polônia

O século 19 também viu o surgimento de outra língua, ainda mais interregional. O iídiche – que é basicamente uma língua germânica, com grande parte do vocabulário influenciado pelas línguas eslavas da Europa Oriental, bem como pelo hebraico (e escrito em alfabeto hebraico) – era falado nessas terras desde o século 12, quando os judeus começaram a migrar da Alemanha. Considerado uma língua popular, o iídiche há muito não tinha o papel de um meio capaz de expressão literária.

O improvável renascimento e o fim repentino da literatura iídiche na Polônia

A literatura iídiche prosperou por séculos na Polônia. Apesar de muitos obstáculos, encontrou uma nova vida após os horrores da Segunda Guerra Mundial, mas seu fim veio repentina e inesperadamente – em março de 1968.

No século 19, no entanto, as terras da antiga Comunidade Polaca-Lituana, tornaram-se o berço da literatura iídiche moderna. Entre seus pais fundadores estavam Mendele Moykher Sforim (nascido em 1835 em Kopyl, na época Polônia, hoje centro da Bielorrússia), Sholem Aleichem (nascido, em 1859, em Pereyaslav, antes Polônia, hoje Ucrânia) e Yitskhok Leybush Peretz (nascido, em 1851, em Zamość, leste da Polônia). Todos eles nasceram no que era então ocupação do Império Russo, e o que às vezes é hoje descrito como 'Iídiche'.

Esse impressionante movimento da literatura iídiche atingiu seu ápice na Polônia entre guerras, quando Varsóvia se tornou o centro cultural judaico mais importante do mundo. Nesse ponto, aproximadamente 80% dos polacos de origem judaica falavam e liam em iídiche. A vida cultural judaica, em Varsóvia, estava crescendo: imprensa iídiche (jornais como Der Moment, revistas como Literarishe Bleter ou Globus), livrarias, teatros, literatura de vanguarda (o grupo Chaliastre foi formado, em Varsóvia, em 1922, por Uri Zwi Grinberg, Melekh Ravitsh e Peretz Markish) e uma próspera indústria cinematográfica (com o Dybbuk, entre outras obras-primas do cinema polaco-judaico).


YL Peretz, fonte: Wikipedia

Varsóvia serviu de lar para escritores iídiche famosos como YL Peretz ou Shalom Ash, bem como IY Singer e seu irmão, o último ganhador do Prêmio Nobel Isaac Bashevis Singer. Para muitos deles, a Polônia era a pátria e o polaco continuou a ser uma língua importante: IL Peretz escreveu os seus primeiros poemas em polaco, muito antes de se estrear como escritor iídiche, e escritores posteriores como Maurycy Szymel, Debora Vogel ou Rokhl Oyerbakh foram igualmente fluentes em ambas línguas.

Um dos escritores que se identificou com a Polônia foi Shalom Ash, que é famoso por ter dito que o rio Wisła falava iídiche com ele. Ele disse isso, em Kazimierz (iídiche: Kuzmir ), uma cidade antiga repleta de reminiscências do passado judaico, sendo a mais famosa delas a lenda de Esterke, a amante judia do rei polaco Kazimierz (Casimiro). A máxima de Ash foi posteriormente imortalizada pelo autor iídiche Shmuel Leyb Shneiderman em seu livro sobre sua infância em Kazimierz, intitulado Ven di Vaysl Hot Geredt Yidish (Quando o rio Vístula falou iídiche).


Kazimierz pintado por Menashe Seidenbeutel;
fonte: Instituto Histórico Judaico (disponível em Centralna Baza Judaików)

A florescente cultura iídiche, na Polônia, parou repentinamente com a eclosão da Segunda Guerra Mundial e foi quase completamente destruída durante o Holocausto. O iídiche, no entanto, sobreviveu na Polônia, após a Segunda Guerra Mundial, com escritores iídiche como Kalman Segal ou Hadasa Rubin e imprensa iídiche (como Folks-shtime). O último golpe contra a presença judaica e iídiche na Polônia foi desferido, em 1968, durante a repressão comunista, que levou dezenas de milhares de judeus a deixar o país.

Este vídeo mostra Isaac Bashevis Singer falando em iídiche de Varsóvia em seu discurso do Prêmio Nobel.




6. Hebraico
O iídiche também pode ser considerado o berço da literatura hebraica moderna, já que os primeiros falantes do hebraico moderno muitas vezes tinham o iídiche como língua nativa. Muitos dos primeiros expoentes da literatura hebraica moderna eram fluentes tanto em hebraico quanto em iídiche, como Uri Zwi Grinberg, o vencedor do Prêmio Nobel Shmuel Yosef Agnon ou Chaim Nachman Bialik, reconhecido como o poeta nacional de Israel.

7. Esperanto

Uma exibição no Centrum Esperanto, Białystok,
foto: Agnieszka Sadowska / AG

Talvez seja porque a Polônia era tão multilíngue que deu origem à linguagem artificial mais conhecida. Seu criador, Ludwik Zamenhof, nasceu em Białystok, em 1859, em uma família judia - sua primeira língua foi provavelmente o iídiche e, mais tarde na vida, ele falou principalmente em russo e polaco. Naquela época, Białystok era ocupada pelo Império Russo e, portanto, era uma cidade cada vez mais multicultural, com russo, iídiche, polaco e alemão falados nas ruas. Quando menino, Ludwik fantasiou sobre uma nova linguagem universal que acabaria com as brigas entre as nações - ele até escreveu um pequeno drama neste tópico, apropriadamente intitulado A Torre de Babel: Tragédia de Białystok.

Mais tarde na vida, Zamenhof conseguiu desenvolver tal linguagem. O primeiro manual do Esperanto, Unua Libro, foi publicado, em Varsóvia, em 26 de julho de 1887. O Esperanto usa palavras derivadas de muitas línguas diferentes, principalmente da Europa Ocidental. Até hoje, é considerada uma das línguas artificiais mais fáceis de aprender, e as estimativas atuais de falantes de esperanto variam de 100.000 a 2.000.000 de falantes ativos ou fluentes em todo o mundo. Desde 2012, o esperanto também é um dos idiomas disponíveis no Google Tradutor.


Texto: Mikołaj Gliński
Tradução para o português: Ulisses Iarochinski

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Polacos vão menos à missa de domingo

Polacas invadiram igrejas contra a lei que restringiu o aborto

O percentual de católicos que frequentam a missa dominical, na Polônia, caiu de 37% para 28% em dois anos, segundo os dados mais recentes do Instituto Estatístico da Igreja Católica (ISKK).

Os dados - que datam de 2021 - são certamente influenciados pelas restrições devido à pandemia. Mas a análise dos mesmos dados não esconde a influência de "fatores socioculturais" no preocupante declínio.

Embora a grande maioria dos polacos continue a se definir como católica, nos últimos anos a credibilidade da instituição eclesial foi prejudicada tanto pelo apoio dos bispos à decisão com a qual o Tribunal Constitucional restringiu severamente o acesso legal ao aborto (que se tornou lei em janeiro de 2021) − que provocou ondas de protestos de movimentos e organizações de mulheres em todo o país −, tanto pelas desconcertantes revelações sobre os abusos sexuais de menores por membros do clero e pela negligência e reticência com que os bispos enfrentaram a questão.

Desde 1980, a Igreja Católica na Polônia prepara um estudo anual sobre o número de participantes (que denominam de dominicantes), tendo também em conta o número de comunhões (comunicantes). Um domingo por ano, cada paróquia do país é solicitada a registrar os dados e enviá-los ao ISKK. O Instituto calcula então, ao nível nacional e ao longo do ano, o percentual de católicos que participaram da Missa.

Os dados mais recentes mostram que 28,3% assistiram à missa em 2021. Uma queda dramática em comparação com 36,9% de 2019 (a pesquisa foi suspensa, em 2020, devido à pandemia). Em 2011 o percentual era de 40%; em 2001 de 46,8%; em 1991 de 47,6% e em 1981 de 52,7% (cf. Notes from Poland, 14 de janeiro de 2023).

“Os números de 2021 foram influenciados pela situação da pandemia”, confirmou o vice-diretor do ISKK, Marcin Jewdokimow. “Deve-se recordar que, em 2020, devido às restrições da COVID-19, não foram recolhidos dados. Em 2021, coletamos os dados apesar de algumas restrições [ainda] em vigor."

De fato, os dados mais recentes foram coletados domingo, 26 de setembro de 2021, quando a entrada nas igrejas ainda era limitada a 50% da capacidade e os participantes ainda eram obrigados a usar máscaras. "Nos anos anteriores, o declínio de pessoas presentes foi constante. (…) Mas desta vez trata-se de um colapso. Por isso, acredito que no próximo ano vamos registrar uma recuperação na participação”, concluiu Jewdokimow.

Para Marcin Przeciszewski, editor-chefe da agência de notícias KAI - Katolickiej Agencji Informacyjnej (Agência Católica de Notícias), dos bispos polacos, o declínio na participação da Igreja se deve principalmente à pandemia de coronavírus. Mas ele admite que o escândalo de abuso sexual do clero, que atingiu a Polônia nos últimos anos, também acelerou o descontentamento com a Igreja Católica.

"No auge da pandemia, as igrejas ficaram fechadas por seis meses. Assim, muitos polacos compareceram às missas, pela Internet, TV, ou não compareceram. Perderam o hábito de ir à missa. O alto nível da prática religiosa na Polônia antes da pandemia se devia a um catolicismo que não era uma escolha pessoal, mas sim uma herança cultural. Então a pandemia, de certa forma, tirou essas pessoas do catolicismo, e só ficaram aqueles que fizeram disso uma escolha pessoal. Nesse sentido, nos encontramos em um momento histórico para o catolicismo na Polônia".

Segundo Przeciszewski, a população está geralmente dividida. Metade se identifica com o governo conservador, ora no poder, em todas as esferas. A outra metade está na oposição e em uma linha mais liberal. 

Outra questão abordada pelo editor da KAI é o que a mídia divulga, "dizem que a Igreja polaca está afiliada a esse poder político. E por causa disso, as pessoas que se opõem ao poder político tendem a rejeitar a Igreja Católica, a se distanciar dela. Isto é muito destrutivo para a fé dos polacos, que basicamente se perguntam: Posso pertencer a uma Igreja que não corresponde às minhas ideias políticas?"

Wojciech Polak, arcebispo de Gniezno e primaz da Polônia, definiu claramente o que agora é um declínio imparável na frequência dos jovens às missas. O arcebispo admite que a causa desse afastamento tem a ver com o fracasso da hierarquia católica em lidar com os abusos sexuais.


Polak em uma entrevista à agência oficial PAP destacou os dados desse declínio progressivo: praticamente apenas 25% dos jovens se dizem praticantes. No início da década de 1990, o número era de quase 70%. "Esses são números simplesmente devastadores." Questionado sobre se o fracasso em lidar com a pedofilia possa ter tido um papel neste declínio, o arcebispo confirmou que “sem dúvida, a negligência dos vértices que não se colocaram ao lado das vítimas minou nossa credibilidade como comunidade eclesial”.

Pesquisa revela que 47% dos jovens entre 18 e 29 anos têm visão negativa sobre a Igreja e 44% estão neutros. O instituto IBRiS realizou a pesquisa para o jornal Rzeczpospolita, perguntando aos cidadãos: Como você avalia sua impressão sobre a Igreja Católica na Polônia? 35% dos que responderam disseram que eles tiveram uma visão positiva da Igreja, 32% uma visão negativa e 31% das pessoas disseram que eles eram neutros.

Entre as pessoas de 18 a 29 anos, no entanto, as coisas diferiram: 47% dos entrevistados disseram terem uma visão negativa da Igreja, 44% neutros e apenas 9% avaliavam a instituição positivamente.

Embora 90% dos polacos sejam oficialmente católicos e mais de 80% das pessoas se identifiquem como crentes, a maioria católica no país está cada vez mais ameaçada à medida que uma lacuna crescente sobre a fé se abre entre as gerações mais velhas e mais novas.

Uma pesquisa do Pew Research Center de 2018 descobriu que “os jovens adultos na Polônia têm uma probabilidade consideravelmente menor do que os mais velhos de dizer que a religião é muito importante em suas vidas, de ir à igreja semanalmente ou orar diariamente”.

Dados publicados em março de 2020 pela agência governamental Statistics Poland confirmaram essa tendência, descobrindo que enquanto 51% das pessoas com mais de 75 anos e 41% entre 55 a 64 anos estavam forte ou moderadamente comprometidas com sua fé, o número de católicos comprometidos caiu para 17% das pessoas na faixa etária de 25 a 34 anos e 18% das pessoas entre 16 e 25 anos.


segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Grudziądz, uma das mais belas cidades da Polônia


Em textos antigos, a cidade é referida sob vários nomes: Grudenc, Grudencz, Grawdencz, Graudentum, Grudentz, Grudenz, Graudenz.

Mas o nome é mesmo: Grudziądz (pronuncia-se em português: grudjiondj).

Os pesquisadores divergem sobre o significado etimológico do nome. Alguns deles indicam que vem da palavra fortaleza, outros afirmam que de terra irregular. Outros acreditam que seja de origem prussiana, e que estaria relacionado à penetração dos prussianos na linha do Vístula.

Pesquisas recentes, no entanto, comprovam que o nome da cidade provavelmente vem da palavra gruda, termo polaco medieval para tijolo, isto porque a palavra tijolo não existia naquela época. Em vez disso, foram usadas comparações como: Milan feito de mármore, Buda feito de pedra, Malbork feito de barro, etc.

Os vestígios mais antigos da presença humana nesta zona datam do final do Paleolítico, cerca de 8000 a.C.
 
Stanisław Kujot descreve detalhadamente os primórdios cristãos de Grudziądz com base na análise de documentos: “[...] O mesmo aconteceu com a Terra de Chełmno, que pertencia à Mazóvia, e com ela junto na primeira metade do governo de Bolesław, o Bravo passou a pertencer ao Estado polaco. A Mazóvia pertencia à Polônia aos domínios de Mieszko I. E essa relação de dependência de ambas as terras com a Polônia não foi apenas temporária, mas permanente, porque a encontramos ainda na época de Bolesław, o Corajoso quando, por volta de 1065, com a intenção de fundar um novo bispado, ele também deu a Grudziądz, além de outras cidades, como Chełmno todo o novo mercado, ou seja, a renda do príncipe e a taxa com a pousada - nonum forum cum tabernario -, e finalmente todos os transportes através do Vístula desde a foz do Bzura até o mar - transitus omnes per Wyslam a Camen usque ad marę - ele nomeou.”


W. Kętrzyński
supõe que essas doações foram destinadas para o bispado de Płock. Não houve exemplo de um príncipe cristão tirando a independência de uma terra e deixando-a com o paganismo, na verdade a conversão foi seguida pela conquista. Embora as fontes escritas, que estão completamente ausentes no país contemporâneo se calem sobre este assunto de tamanha importância, a conclusão, sugere que os Piast cristãos no Vístula inferior pertencesse ao Estado polaco.

Linha cronológica
  • 1064 - provavelmente a primeira menção a Grudziądz
  • 11 de abril de 1065 - esta data é aceita como certidão de nascimento da cidade
  • 1207 - Konrad da Mazóvia assume as terras de Chełmno com Grudziądz junto
  • 1218 - A cidade foi doada ao bispo Christian
  • 1231 – Grudziądz foi tomada pelos Cavaleiros Teutônicos
  • 1235 – começou a construção do castelo teutônico. O trabalho foi concluído por volta de 1299. Foi destruído em 1945.
  • 18 de junho de 1291 - a lei de localização da cidade foi emitida, regulando legalmente suas fronteiras
  • 1410, entre julho e agosto - tomada de curto prazo da cidade e do castelo pelo exército do rei da Polônia, o lituano Jagiełło
  • 8 de fevereiro de 1454 - captura da cidade pelas tropas da Confederação Prussiana - o fim do poder dos Cavaleiros Teutônicos
  • 1455 - As tropas teutônicas de Kwidzyn e Łasin atacaram Grudziądz e queimaram seus arredores e celeiros.
  • 19 de outubro de 1466 - Segunda Paz de Toruń - Grudziądz e toda a Prússia Real retornam à Polônia
  • 21 de março de 1522 - Nicolau Copérnico, na Assembleia Geral da Prússia Real realizada em Grudziądz, entregou um tratado sobre a moeda De aestimatione monetae
  • 1622 - chegada dos jesuítas e abertura do colégio
  • 2 de março de 1624 - chegada das monjas beneditinas
  • 1655-1659 - ocupação sueca
  • 1703 - outra ocupação sueca
  • 1707 - 1718 - ocupação russa
  • 21 de setembro de 1772 - Primeira partição da Polônia, Grudziądz ficou sob ocupação prussiana
  • 6 de junho de 1776 - início da construção da fortaleza.
  • Final do século 18 - o rei da Prússia e sua corte, mudou-se para Grudziądz por um curto período de tempo
  • 1801 - o início da demolição do castelo teutônico
  • 1806 - 1807 – tentativas de capturar Grudziądz pelo exército de Napoleão, frustradas por Courbière. 
  • Na segunda metade do século XIX – ocorre o desenvolvimento da cidade, a extensão das fronteiras de Grudziądz, a criação de novos bairros residenciais (especialmente para germanizar a cidade, porque deveria encorajar a vinda de alemães), a construção de um porto fluvial com a obtenção de conexões ferroviárias com Toruń (perto da fronteira com a partição russa, que percorria 10 km a leste de Toruń, esta linha estava conectada à linha ferroviária que seguia para Varsóvia e mais a leste), Jabłonowo Pomorskie, Bydgoszcz, Tczew, Laskowice ou Chełmża e outras cidades da partição alemã, bem como outras cidades alemãs, incluindo Königsberg
  • 1876-1878 – construção de uma ponte sobre o rio Vístula.
  • 1894 - início da publicação da "Gazeta Grudziądzka" em polaco, alcançando os polacos que viviam em Grudziądz e todas as principais cidades da partição prussiana (alemã)
  • 1900 - a cidade se torna um distrito da cidade de Stadtkreis) junto com o distrito de Kwidzyn, na província da Prússia Ocidental
  • 1918 – Os polacos constituem 18% da população da cidade
  • 23 de janeiro de 1920 - incorporação de Grudziądz à Polônia
  • 15 de agosto de 1920 - criação da Escola Central de Equitação de Grudziądz, que deu origem ao Centro de Treinamento de Cavalaria
  • 26 de junho a 12 de julho de 1925 - Primeira Exposição Agrícola e Industrial da Pomerânia
  • 1º de janeiro de 1930 - estabelecimento do Centro de Treinamento da Polícia
  • 2 de setembro de 1939 - lutas da 16ª Divisão de Infantaria pela cidade
  • 4 de setembro de 1939 - As tropas alemãs entram na cidade, cujas autoridades da prefeitura entregam as chaves ao ocupante. Em outubro e novembro, numerosas prisões e execuções de representantes da intelectualidade polaca e judeus
  • 1939-1945 – a lista nacional alemã foi assinada por 87% da população
  • 6 de março de 1945 - a captura de Grudziądz pelo Exército Vermelho, os prédios da cidade foram destruídos em mais de 60%
  • 1946 – a cidade foi premiada com a Ordem da Cruz Grunwald, 3ª classe
  • 27 de maio de 1990 - as primeiras eleições democráticas do pós-guerra para a Câmara Municipal
  • 30 de outubro de 2006 - visita do Presidente da República da Polônia Lech Kaczyński em Grudziądz, a primeira visita de um chefe de Estado desde 1936
  • 2010 – visita do Presidente do Congresso, do Presidente em exercício da República da Polônia, Bronisław Komorowski
  • 2013 – 2ª visita do Presidente Bronisław Komorowski (ele assinou um documento sobre a apresentação ao parlamento de um projeto de emenda aos regulamentos que facilitam a construção de caminhos para pedestres e ciclistas em taludes de inundação).
Lendas

O toque de corneta de Grudziądz foi tocado pela primeira vez na torre do castelo "Klimek" em Góra Zamkowa no final de 1935. A partir de então, passou a ser tocado todos os dias ao meio-dia até a eclosão da Segunda Guerra Mundial. O criador do clarim foi o maestro Stanisław Szpulecki. Após a guerra, foi retomado da torre da prefeitura em 1956. Após um intervalo, o toque do clarim foi transmitido novamente em 18 de junho de 1995.

Uma lenda conta como por 7 anos o castelo Grudziądz foi sitiado sem sucesso pelos suecos. O invasor queria esperar até que a cidade ficasse sem comida e seus habitantes se rendessem por conta própria. A maior parte da guarnição e dos habitantes da cidade estava pronta para se render aos suecos. Um dia, um cidadão chamado Michałko teve uma ideia brilhante. Ele colocou a cabeça do último boi e um pedaço de pão no canhão, depois disparou para a outra margem do Vístula, onde os suecos esperavam. Quando viram que os habitantes ainda tinham comida suficiente para disparar de um canhão, decidiram abandonar o cerco ao castelo.

Na época em que o exército sueco ocupava Grudziądz, uma bela cidadã chamada Jadwiga, apaixonou-se por um oficial sueco, com reciprocidade! O amor deles era tão grande que planejaram fugir juntos para a Suécia. Quando o pai de Jadwiga (um grande patriota) soube disso, ficou furioso e mandou matar o amado de sua filha, que esperava por Jadwiga no poço do castelo. Quando a amada do coração chegou ao local, ela experimentou um grande choque e caiu em desespero ao ver o cadáver de seu amado. Em desespero, ela jogou todos os objetos de valor preparados para a viagem em um poço profundo e entrou no mosteiro beneditino local. Segundo a lenda, até hoje ninguém conseguiu extrair esses tesouros.




Grudziądz está localizada no rio Vístula, mas suas águas não eram adequadas para beber. Por esta razão, no século 13, os habitantes da cidade trouxeram água para a cidade do Lago Tuszewo, localizado a leste da cidade. Para isso, o córrego que flui do lago para o Vístula foi alargado. Desta forma, foi criado um riacho que poderia movimentar os moinhos dos Cavaleiros Teutônicos (daí o nome posterior Potok Młyński). No entanto, as águas do lago se esgotaram rapidamente, então uma nova fonte de água potável teve que ser encontrada. Eles foram encontrados nas florestas próximas do assentamento Węgrowo (hoje a vila de Pastwiska).

Em 1386, os habitantes iniciaram a construção de um canal de 8 km, chamado Herman's Trench (do nome de seu criador). Depois de conectá-lo com Potok Młyński, o canal forneceu água suficiente para os 150 anos seguintes. Infelizmente, no início do século XVI, essas fontes se esgotaram e a cidade começou a ficar sem água (além disso, as águas do Vístula estavam contaminadas com a bactéria da cólera ). Em março de 1522, um Congresso geral foi realizado em Grudziądz, que contou com a presença de Nicolau Copérnico, no dia 21.

A lenda diz que quando o grande cientista ouviu sobre os problemas dos habitantes de Grudziądz, ele imediatamente decidiu ajudá-los. Depois de estudar cuidadosamente os mapas dos arredores da cidade, ele sugeriu a escavação de um canal que levasse água do rio Osa à cidade e depois ao Vístula. Os habitantes enviaram para Sigismundo I, o Velho um pedido de permissão para construir um novo canal, mas apenas seu filho, Zygmunt August, permitiu a construção. O Canal Trynka foi encomendado, em 1552, durante a estada do rei em Grudziądz.

No final do século 16, o prefeito de Grudziądz, Jan Zborowski, trouxe colonos Olęder (menonitas) para a cidade. Eles se estabeleceram em em Owczarki, em um assentamento e ergueram as primeiras casas. Um ano, na noite de verão, os jovens locais se encontraram no Canal Trynka, onde coroas de flores eram jogadas na água e dançavam ao redor das fogueiras. Um jovem holandês chamado Johann juntou-se aos habitantes de Grudziadz. No meio da multidão de garotas, ele notou uma linda garota de cabelos dourados. Uma beldade chamada Kasia que também notou o belo estrangeiro. Os jovens se apaixonaram à primeira vista. Mas a garota já estava noiva de Kacper (o filho do moleiro de Padlock).

O amor dos jovens era tão grande que, apesar das constantes adversidades, eles se encontravam secretamente. Porém, a felicidade deles não durou muito, pois Kacper descobriu tudo. O moleiro pediu aos fazendeiros que arrancassem Kasia da cabeça de Johann. Eles o emboscaram e o pegaram voltando de um encontro. Eles trataram o jovem com crueldade e o jogaram inconsciente em Trynka. O menino se afogou e, quando Kasia soube de sua morte, ela se jogou na água em desespero, e então uma forte corrente levou sua vida ainda jovem para as profundezas de Trynka. Até hoje, na noite de verão, os fantasmas de Kasia e Johann aparecem para os pescadores locais no lago Tarpno, procurando um pelo outro.

Dados atuais

Grudziądz é uma cidade no norte da Polônia, na margem direita do rio Vístula. É a quarta maior cidade da voivodia da Cujávia-Pomerânia. De acordo com dados do Escritório Central de Estatística do país de 31 de dezembro de 2021, Grudziądz era habitado por 92.894 pessoas.

Historicamente, Grudziądz está localizado no Vístula Pomerano, em terras de Chełmno. A cidade se estende por 12,5 km na direção meridional, apenas 6,2 km na direção latitudinal. Kępa Forteczna (86,1 m de altitude) nasce ao sul da foz do Osa e Kępa Strzemięcińska (79,3 m de altitude) ao Sul. Grudziądz está localizada a 835 km do curso do rio Vístula. A largura do leito do rio dentro da cidade varia de 320 a 500 m, e a declividade do rio é de 0,18%. A profundidade do canal chega a 9 m.

As cidades mais próximas são: Radzyń Chełmiński (19 km), Łasin (25 km), Nowe nad Wisłą (26 km), Świecie nad Wisłą (26 km), Wąbrzeźno (32 km), Chełmno (34 km), Jabłonowo Pomorskie (34 km) e Kwidzyn (35 km).

Em 17 de outubro de 2008, foi inaugurado um trecho da rodovia A1 de Swarożyn a Nowe Marzy perto de Grudziądz, o que melhorou a comunicação para as três cidades do litoral. Em 17 de dezembro de 2012, foi inaugurado um entroncamento da rodovia, graças ao qual Grudziądz ganhou uma conexão direta com a rodovia ao norte ( Gdańsk ) e ao sul ( Toruń).

Nos anos de 1975–1998, a cidade estava localizada dentro das fronteiras administrativas da voivodia de Toruń

Tradução de várias fontes polacas: Ulisses Iarochinski

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Terceiro livro da trilogia dos Polacos

POLACOS DO BRASIL – a etnia em números e sobrenomes

Ulisses Iarochinski publica “Polacos do Brasil” um livro literalmente pesado. Com 660 páginas, pesa 1 kg e 580 gramas no formato 20,32 x 3,78 x 25,4 cm.



O livro levou anos de pesquisas para ser finalizado. Trata-se de quase uma “bíblia” sobre os imigrantes polacos no Brasil. Com ele, Iarochinski completa uma trilogia iniciada com “Saga dos Polacos”, em 2000, e seguida de “Polaco”, em 2010.

Iarochinski vem estudando e escrevendo sobre os polacos e a Polônia desde a década de 80, em jornais, revistas e livros. Também fazendo reportagens, documentários e programas na televisão e no rádio. Até peças de teatro chegou a participar, como ator, em Cracóvia. Este ano já publicou “Terras da Polônia” que se soma a outros cinco livros sobre a polonidade no Brasil.


“Polacos do Brasil é o que demandou mais tempo de pesquisa: cerca de 20 anos. “Ambicioso, quis confrontar informações, teses e livros que fui lendo ao longo dos anos. Decidi enfrentar algumas verdades sacramentadas, tais como o marco inicial da imigração no Brasil e o número efetivo de imigrantes polacos assentados no país”, confessa o escritor.

O resultado é uma obra que desvenda a presença de colônias polacas no Espírito Santo muito antes dos dois grupos que chegaram, em Brusque, e revela outras em Goiás, São Paulo e nos três Estados do Sul que nunca foram mencionadas.
Aponta que os polacos começaram a chegar ao Brasil, quando o português Pedro Álvares Cabral desembarcou em Porto Seguro, em 1500. A primazia do feito coube ao intérprete de várias línguas do oriente, Kacper, rebatizado Gaspar da Gama.
Iarochinski confirma que o polaco da cidade de Poznań, na Polônia, foi quem primeiro pisou nas areias brasileiras. Compara estatísticas e estatísticos e, principalmente, discorda de quase todos eles, salvo Jan Pitoń. A conclusão destes estudos contraria os números oficiais dos governos polaco e brasileiro sobre a representatividade numérica da etnia polaca no país.

Os polacos, seus descendentes e brasileiros que carregam algum traço de sangue de imigrantes, inclusive quem se considera de outras etnias e raças, ultrapassa cinco milhões de brasileiros.

“A pretensão era modesta no início, publicar um livro a cada dez anos, mas aí veio a pandemia e a terceira publicação foi sendo adiada. Por outro lado, permitiu encontrar listas dos primeiros assentados em colônias que estavam perdidas. Ainda faltam muitas outras relações de imigrantes polacos, mas isto é trabalho para outros escritores. “Saga dos Polacos” cumpriu e continua cumprindo esta missão de estimular novos estudos, pesquisas e publicações de outros autores. Espero que “Terras da Polônia” e “Cruz Machado” publicados, neste 2022, sirvam de estímulo para outros darem o reconhecimento que a etnia polaca merece no Brasil”, explica Iarochinski.

Para aqueles que buscam o reconhecimento da cidadania polaca e da carteira de polaco há capítulos no livro sobre grafias corretas de nomes e sobrenomes em idioma polaco.

O livro “Polacos do Brasil – a etnia em números e sobrenomes” está disponível para venda no site da amazon.com, neste link:


AUTOR


Ulisses Iarochinski é escritor, radialista, jornalista, professor, historiador, poeta, artista plástico, ator e cineasta. Nasceu em Monte Alegre, Telêmaco Borba – Paraná.

Publicou os livros:
Saga dos Polacos – a Polônia e seus emigrantes no Brasil”,
“Polaco – identidade cultural do brasileiro descendente de imigrantes da Polônia”,
“Cruz Machado – Lenda virou história”,
“Revelando o Contestado”,
“Escrevendo para falar no rádio”,
“Saci”, “José Maria Santos – Ator do Paraná”,
“Sepultados em Harmonia”,
“Lublin com Amor”,
“O Brasil de 1342 – descoberto por Sancho Brandão” e
“Terras da Polônia”.

Participou ainda com artigos nos livros:
“Polscy Brazylijczycy" da Editora da Universidade Maria Skołodowska Curie, de Lublin, Polônia e
“Modernidade em cena - 50 anos de teatro em Curitiba" da Editora Kotter.

Editora: ‎Editor Independente
Data da publicação: 23 novembro 2022
Idioma: ‎ Português
ISBN-13: ‎ 979-8353605683
Capa: cartolina comum colorida
Páginas: 660 Dimensões: ‎ 20.32 x 3.78 x 25.4 cm
Peso: ‎ 1.58 kg



domingo, 13 de novembro de 2022

NOITE DE EMOÇÃO WISŁA


Nesta noite, de sábado, não precisei ir muito longe de casa para me emocionar várias vezes.
Fui à 38.ª Feira de Santa Rita, no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui.

Recebi convite de última hora do meu amigo, dos tempos de Cracóvia, Lourival Araújo Filho, para assistir a mais um espetáculo do grupo folclórico mais antigo do mundo, o Wisła de Curitiba, que ano que vem completará 95 anos de fundação. Nem na Polônia existe um grupo tão longevo.

Lourival é o diretor coreografo do grupo. Fez dois anos de curso de coreografia de folclore polaco na Universidade de Lublin.

E de novo, e de novo... O Wisła (Vístula em português - nome do maior rio polaco) me emocionou e emocionou a cada dança, a cada canto.

Embora brasileiras de quinta geração de emigrantes polacos, os rostos das belas moças dançarinas-cantoras do grupo me transportaram para os espetáculos de grupos folclóricos que assisti em Lublin, Rzeszów, Częstochowa, Nowy Sącz e Cracóvia.

Vi nos semblantes que elas mantêm o sorriso polaco de séculos. O mesmo sorriso nos olhos que nunca pereceu… O sorriso da esperança polaca que nenhum ódio conseguiu dizimar ao longo dos séculos.

Sorriso de guerreiros vencedores de uma nação que teima em não desaparecer.

Foi uma noite de enxugar os olhos várias vezes pela emoção da beleza, dos passos, dos trajes coloridos, do canto e das músicas polacas populares.

As duas bailarinas na dança da oferenda apresentam a cesta do pão e do sal, símbolo da hospitalidade polaca.


quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Parada de ônibus "Jovem Noiva de Cracóvia",
quadro de Piotr Stachiewicz, reprodução de Sylwester Stabryła
Foto: Barbara Gortat

Se você estiver viajando de ônibus pela região central da Polônia, poderá ter uma surpresa agradável. Treze pontos de ônibus em pequenas vilas próximas da cidade de Łódź foram embelezadas com incríveis murais de pinturas polacas clássicas. 

Estes chamados "Pontos de ônibus folclóricos" criaram uma galeria ao ar livre única, que traz a arte para as áreas rurais e constitui uma atração turística estupenda.

SÍMBOLOS DO CAMPO

"Verão Indiano", quadro de Józef Chelmoński,
reprodução de de Sylwester  Stabryła
Foto: Barbara Gortat

O ponto de ônibus desempenha um papel vital na vida das pequenas vilas polacas. Muitas vezes, é um dos poucos lugares disponíveis ao público e um ponto de concentração para a comunidade local. É também uma porta de entrada simbólica para o mundo mais amplo que se encontra além da cidadezinha.

Em 2015, Barbara Gortat, natural de Nowy Pudłów – uma pequena vila perto da cidade de Łódź, na Polônia – teve ideia de como preservar o ponto de ônibus local em ruínas. Ela o renovou e pediu ao premiado pintor Sylwester Stabryła que o enfeitasse com uma reprodução da famosa pintura polaca do século XIX "Babie Lato" (verão indiano) de Józef Chełmoński. Todo o projeto foi coordenado pela Fundação Tu Brzoza (Aqui Bétula), que visa facilitar o desenvolvimento social, cultural, artístico e ecológico.

Desde então, graças à fundação, doze outras paradas de ônibus feitas de tijolos nas proximidades de Nowy Pudłów foram embelezadas com murais impressionantes. Estes pontos constituem uma galeria exterior única. Eles exibem principalmente reproduções de pinturas clássicas polacas. Três deles são adornados com obras de arte originais. Os murais desta galeria estão ligados às tradições rurais e ao folclore. Gortat explica:

"O motivo principal da nossa galeria é significativo – as obras reproduzidas ou originalmente criadas estão enraizadas […] em símbolos do campo: o trabalho agrícola, o amor pela natureza e as tradições locais desvanecidas".

PRIMAVERA, CEGONHAS E GIRASSÓIS

"Primavera" de Jacek Malczewski,
reprodução de Sylwester Stabryła,
Foto: Barbara Gortat

As reproduções dos pontos de ônibus nem sempre são cópias exatas de seus originais. Em alguns casos, são adaptados às construções de tijolos e às vezes exibem – em certa medida – os estilos de seus criadores, que são quatro.

Como mencionado anteriormente, Sylwester Stabryła pintou a primeira reprodução da série retratando o Verão Indiano. Este célebre quadro foi originalmente criado, em 1875, pelo aclamado pintor realista Józef Chełmoński (1849-1914). Magdalena Wróblewska o descreve assim:

"Sob um céu nublado, uma garota descalça vestindo uma saia e camisa branca está deitada no chão pardo, brincando com um fio de teia na mão erguida."

Em 2018, Stabryła foi o autor de mais duas reproduções para a Fundação Aqui Bétula. Criou um mural mostrando Panna Młoda w Stroju Krakowskim (Jovem Noiva em Vestido de Cracóvia) de Piotr Stachiewicz para o ponto de ônibus em Busina. O pintor viveu de 1858 a 1938 e é especialmente valorizado por seus retratos de mulheres vestidas com trajes folclóricos tradicionais de Cracóvia.

Como o próprio título indica, Jovem Noiva em Vestido de Cracóvia é um desses retratos. Infelizmente, a data de criação desta pintura encantadora é difícil de determinar. O outro mural de ponto de ônibus de Stabryła, de 2018, foi pintado em Anusin. A obra mostra o trabalho de 1900 de Jacek Malczewski "Wiosna" (Primavera). Malczewski, que viveu de 1854 a 1929, foi um dos pintores simbolistas mais importantes da Polônia. Sua magistral "Primavera" mostra uma representação alegórica da temporada como mulher:

"Enérgica, sorridente e gorda – toda a sua pessoa evoca a vitalidade da Primavera."


"Colheita"de Włodzimierz Przerwa-Tetmajer,
reprodução de Natalia Grala,
Foto: Fundacja Tu Brzoza

Duas reproduções para "Pontos de ônibus folclóricos" também foram de autoria, em 2018, de Natalia Grala, uma pintora e artista de vitral da vila de Maksymilianów, perto de Łódź.

Em "Wólka", ela criou um mural mostrando "Żniwa" (Colheita) do pintor modernista Włodzimierz Przerwa-Tetmajer (1861-1923). Nesta tela, de 1902, o artista parece traçar um paralelo entre o poder vivificante da mulher segurando um bebê na frente e o poder nutridor da terra que produz colheitas. O outro mural de Grala, de 2018, foi pintado em um ponto de ônibus em Feliksów e apresenta "Ojczyzna" (Pátria) de Jacek Malczewski. Este belo trabalho mostra uma mulher e duas crianças com um prado florido ao fundo:

"A mulher na pintura de Jacek Malczewski é uma personificação da Polônia – uma mãe aflita procurando um lugar feliz no mundo para ela e seus filhos. […] A peça foi escrita, em 1903, quando a Polônia – dividida entre as três potências ocupantes – não figurava no mapa da Europa."

Stabryła embelezou mais três paradas de ônibus com reproduções, em 2020. Em Chropy, ele criou um mural mostrando "Na Pastwisku" (O pasto), de 1875, de Stanisław Witkiewicz, pintor realista e teórico da arte que viveu de 1851 a 1915.

Piotr Policht em sua descrição deste quadro escreve que ela mostra "uma jovem pastora descansando em um campo [rochoso] sob um céu pesado e de chumbo, voltando-se ternamente para uma de suas ovelhas".

Outro mural, de 2020, de Stabryła apareceu em Sędów, onde o ponto de ônibus local foi adornado com uma reprodução de "Kobieta z Kurą" de Julian Fałat (Mulher com uma galinha).

Julian Fałat (1853-1929) é mais lembrado como um pintor de paisagens, mas na década, de 1880, fez vários trabalhos mostrando a vida dos camponeses. "Mulher com uma galinha", por volta de 1885, parece ser uma dessas obras. Pois é um retrato maravilhoso de uma jovem segurando ternamente uma galinha fêmea.

Também, em 2020, Stabryła ornamentou o ponto de ônibus em Jeżew com dois murais mostrando pastéis do pintor e dramaturgo modernista Stanisław Wyspiański (1869-1907) o maior gênio mundial de seu tempo. Um deles é uma reprodução de "Słoneczniki" (Girassóis), de 1895.

Representação maravilhosa das flores criada como um desenho policromado para a Igreja Franciscana de Cracóvia, que foi decorada por Wyspiański.

"Quintal Rural" de Tadeusz Makowski,
reprodução de Olga Pelipas,
Foto: Barbara Gortat

O outro mural, em Jeżew, apresenta "Portret Józia Feldmana" (Retrato de Józio Feldman), de 1905, uma deliciosa imagem do filho do amigo de Wyspiański, o crítico literário e dramaturgo Wilhelm Feldman. Neste ponto, pode-se acrescentar que esta reprodução é a única da coleção "Pontos de ônibus folclóricos" cuja ligação original com o campo parece pouco clara (não que isso deva ser um problema).

Outra reprodução de 2020 para a Fundação Aqui Bétula foi criada por Olga Pelipas, formada pela Academia Estatal de Design e Artes de Karków. No ponto de ônibus em Drużbin, ela pintou um mural representando "Wiejskie Podwórko" (Quintal Rural) do pintor Tadeusz Makowski, que viveu, entre 1882 e 1932. O "Quintal Rural" foi originalmente pintado, em 1928, e nele pode-se ver uma criança parecida com uma boneca de pé ao lado de aves de fazenda.


"1928, um ano que foi um marco na carreira do artista, Makowski chegou a um estilo altamente individual de retratar seus temas, único no contexto da arte europeia. As formas generalizadas eram agora cercadas por linhas de contorno que as tornavam geométricas."


O ano de 2020, também viu a criação de uma reprodução de "Pontos de ônibus folclóricos" por Marcin Jaszczak, graduado da Academia de Belas Artes de Łódź. Seu mural apresentando "Bociany" (Cegonhas), de 1900, obra de Józef Chełmoński foi pintado em Brudnów. A magnífica "Cegonha" é descrita no site do Museu Nacional de Varsóvia:

"Uma vista primaveril do campo polaco […], ao meio-dia. Durante a pausa para o almoço, um lavrador e seu filho admiram uma multidão de cegonhas no céu."

UM BANQUETE PARA OS OLHOS

Quadro de Natalia Grala
Foto: Barbara Gortat

Três dos pontos de ônibus folclóricos foram adornados com obras de arte originais. A primeira deste trio, o ponto em Pudłówek, foi decorada por Natalia Grala, em 2016.

Dentro da construção de tijolos, ela pintou um mural mostrando dois homens vestidos com trajes folclóricos característicos da região de Sieradz, cidade nos arredores de Pudłówek. As paredes externas da parada foram embelezadas com padrões coloridos que remetem aos tradicionais "Wicinanki" (recortes de papel)  Sieradz. Curiosamente, usando a técnica do vitral, Grala estendeu esses padrões sobre as janelas do batente. Graças a Grala, o ponto de ônibus em Pudłówek tornou-se uma verdadeira festa para os olhos.

Um ano depois, Sylwester Stabryła criou um mural autoral para a fundação em Góra Bałdrzychowska. Ele embelezou o ponto de ônibus com uma cena intrigante inspirada em "Chłopi" (Os Camponeses), romance do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, o polaco Władysław Reymont (1867-1925).

"Os Camponeses", publicado em fascículos na imprensa nos anos 1900, retrata de forma cativante a vida de uma comunidade rural localizada nas proximidades de Łódź ao longo de um ano inteiro.

O terceiro ponto de ônibus embelezado com arte original está em Rudniki. Em 2020, um mural fmostrando um "rusałka" ou uma bruxa da mitologia eslava apareceu naquela vila. Barbara Gortat comentou assim sua obra:

"Em Rudniki, Marcin Jaszczak pintou uma impressão contemporânea – um belo retrato de uma menina com uma coroa de flores na cabeça, referenciando motivos que aparecem em nossa galeria […] e em suas obras, que incluem muitos espíritos da floresta, uma ninfa e rusałka; o ponto de ônibus local foi agraciado pelo Rudniki Rusałka."

UMA LINDA TRILHA

"Rudniki Rusałka" de Marcin Jaszczak, 
Foto: Barbara Gortat

Todas as paradas de ônibus transformadas pela Fundação Aqui Bétula ainda estão  vivas. Graças aos murais de Stabryła, Grala, Pelipas e Jaszczak, as pessoas que chegam a estes pontos são colocadas diante de exposições em homenagem à arte célebre. Isso é especialmente valioso em uma área rural onde o acesso físico à arte é limitado pelo afastamento dos museus.

Os habitantes das vilas onde estão localizadas os pontos gostam muito e acham as obras muito agradáveis. Em uma reportagem de TV, de 2020, sobre seu projeto  Agnieszka Gortat, moradora de Chropy, disse o seguinte sobre seu mural local:

"A parada é muito bonita, quem passa por lá pára e tira uma linda fotografia porque não tinha visto estas obras no campo, é claro!"

No entanto, os referidos murais são uma atração não só para os transeuntes e habitantes locais. Eles também atraem turistas, por exemplo, de Łódź. Ao que parece, os passeios turísticos de bicicleta ao longo do trilho dos "Pontos de ônibus Folclóricos", que se estendem por cerca de 50 quilômetros, tornaram-se uma forma popular de os apreciar.

Para facilitar a visita aos pontos de ônibus populares, a fundação preparou um mapa especial no Google Maps que mostra todas as suas localizações. Você pode encontrá-lo aqui.

A BELEZA DO CAMPO

"O Pasto" de de Stanisław Witkiewicz,
reprodução de Sylwester Stabryła,
Foto: Barbara Gortat

A Fundação Aqui Bétula fez uma pequena pausa na criação de novos murais aos pontos de ônibus populares, mas dois serão criados este ano - permitindo que esta incrível galeria ao ar livre continue a crescer!

Para encerrar, há ainda um projeto um pouco semelhante, que foi realizado em Czarny Las. Em 2019, seis pontos de ônibus nesta vila – perto de Varsóvia – foram agraciados com reproduções impressas de pinturas de Józef Chełmoński

Vale acrescentar que este artista vivia e trabalhava na cidadezinha vizinha de Kuklówka Zarzeczna. Nas paradas de ônibus Czarny Las mencionadas, pode-se admirar cópias em grande formato de obras como "Kaczeńce" (Cravos de defunto), "Wiosna" (Primavera) ou "Polna Droga" (Estrada de chão).

Andar de ônibus pelas vilas polacas pode ser uma aventura bastante agradável. Os passageiros podem não só contemplar a beleza do campo, mas também encontrar fabulosas obras de arte!

Texto: Marek Kępa
Tradução: Ulisses Iarochinski


segunda-feira, 5 de setembro de 2022

GOVERNO DA POLÔNIA QUER 1,3 DE EUROS DE REPARAÇÃO

Varsóvia completamente destruída pelos alemães,
enquanto russos e ucranianos assistiam do outro lado do rio Vístula

Governo da Polônia quer 1,3 trilhão de Euros da Alemanha pela ocupação nazista
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (01/09) pelo vice-primeiro-ministro polaco, Jarosław Kaczyński, do Partido Direito e Justiça (PiS), no dia em que se completam 83 anos do início da invasão da Polônia pelos alemães nazistas.

Kaczyński fez a declaração no lançamento de um relatório há muito esperado sobre o custo para o país dos anos da ocupação alemã nazista. Por cinco anos, uma equipe de cerca de 30 economistas, historiadores e outros especialistas trabalhou no documento.

"Não apenas preparamos o relatório, mas também tomamos a decisão sobre os próximos passos. Vamos pedir à Alemanha para abrir negociações sobre as indenizações", disse Kaczyński, admitindo que será "um longo e difícil caminho", mas que está otimista.

O governo polaco argumenta que o país foi a primeira vítima da guerra e nunca foi totalmente compensado pela vizinha Alemanha, que é, agora, um dos seus principais parceiros na União Europeia.

Segundo Kaczyński, é uma soma com a qual a economia alemã pode "lidar perfeitamente". Ele ressaltou que dezenas de países em todo o mundo receberam compensação da Alemanha e que "não há razão para que a Polônia fique isenta dessa regra".

"Os alemães invadiram a Polônia e nos causaram enormes danos. A ocupação foi incrivelmente criminosa, incrivelmente cruel e teve repercussões que em muitos casos continuam até hoje", disse Kaczyński. Durante a cerimônia, o presidente polaco, Andrzej Duda, afirmou que a Segunda Guerra Mundial foi "uma das tragédias mais terríveis da nossa história".

O governo federal alemão não vê nenhuma base legal para o pedido de reparação da Polônia. Berlim argumenta que a então liderança comunista polaca renunciou às reparações alemãs em 1953.

"A posição do governo federal permanece inalterada, a questão das reparações foi esclarecida", escreveu um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores em e-mail obtido pela agência de notícias Reuters.

"Há muito tempo, em 1953, a Polônia renunciou a outras reparações e confirmou essa renúncia várias vezes. Esta é uma pedra angular da ordem europeia de hoje. A Alemanha mantém sua responsabilidade política e moral pela Segunda Guerra Mundial", continua o e-mail.

O governo da Polônia, no que lhe concerne, rejeita a declaração de 1953, feita pelos então líderes comunistas do país sob pressão da União Soviética.

Berlim também justifica que todas as reivindicações relativas a crimes alemães na Segunda Guerra Mundial perderam a validade, o mais tardar, com a assinatura do Tratado Dois-Mais-Quatro, em 1990, o qual vale como "ponto final na questão da reparação".

O tratado foi assinado pela República Federal da Alemanha, a República Democrática Alemã e as quatro potências que ocuparam a Alemanha desde o fim da Segunda Guerra Mundial: Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e União Soviética e foi a base para a reunificação alemã.

O responsável do governo da Alemanha para a cooperação teuto-polaca, Dietmar Nietan, disse, em comunicado, que a data de início da Segunda Guerra Mundial "continua a ser um dia de culpa e vergonha para a Alemanha", e trata-se do "capítulo mais sombrio" da história do país.

CRÍTICAS DA OPOSIÇÃO POLACA

Antes da apresentação do relatório, o líder da oposição polaca e ex-presidente do Conselho da União Europeia (UE), Donald Tusk, criticou o projeto. Para ele, o PiS não está preocupado com o pagamento de indenizações, mas com uma campanha política doméstica.

"O líder do PiS, Jarosław Kaczyński, não esconde que quer construir apoio ao partido no poder com esta campanha anti-alemã", disse.

O deputado da oposição Grzegorz Schetyna também considera que o relatório é apenas um "jogo na política interna", argumentando que o seu país precisa "construir boas relações com Berlim".

Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha nazista invadiu a Polônia. Dos cerca de 35 milhões de habitantes do país na época, cerca de 6 milhões foram mortos - entre eles cerca de 2,7 milhões de polacos de origem judaica.

A capital, Varsóvia, foi praticamente toda arrasada, grande parte do país foi saqueada e destruída.

P.S. E Jarosław Kaczyński não vai pedir indenização à Rússia e a Ucrânia? Os dois países também causaram muitos prejuízos humanos e materiais à Polônia.

Fontes: (DPA, AFP, Reuters, Lusa, ots)