sábado, 27 de dezembro de 2008

Hanna voltará a TVP?

Foto à patir da tela de  televisor

O jornalismo da principal rede de televisão da Polônia, TVP - Telewizja Polska, vive desde o início de dezembro um crise interna. Um dos rostos mais conhecidos da televisão do país, a jornalista Hanna Lis está no centro deste conflito de chefias. Contratada a peso de ouro, a bela Hanna, sempre pautou pela independência de opinião. Mas o partido do presidente Lech Kaczyński, o PiS - Partido do Direito e Justiça não estava gostando desta falta de censura. Hanna que apreesentava o principal telejornal da emissora foi afastada.
A saída de Hanna Lis do telejornal Wiadomości desorientou a todos. Desde o dia 19 de dezembro, ninguém mais sabia que eram os chefes do jornalismo da emissora. Ao que tudo indica as repercussões vazaram além dos estúdios e mudanças teriam ocorrido. Assim as últimas informações, são de que Piotr Farfał assumiu o posto de Andrzej Urbański.
Mas todos só vão saber se Farfał de fato dirige o jornalismo da TVP, se nesta segunda-feira próxima, Hanna Lis estiver no estúdio de Wiadomości.
A crise na televisão desvenda o poder de censura que a presidência de extrema direita de Lech Kaczyński é capaz de fazer e causar.

Lublin tem novo rabino

Foto: Ulisses Iarochinski

A comunidade judaica de Lublin, no Leste da Polônia, tem um novo rabino. Icchak Horowitz de 33 anos de idade, natural de Israel, começou seus trabalhos desejando os melhores votos a todos de paz e harmonia. Horowitz anteriormente estava no rabinato de Kiev, na Ucrânia.
Lublin estava sem um rabino há 10 anos. O que deve dar muito trabalho ao rabino Horowitz, que praticamente terá que restaurar a comunidade judaica local, a qual havia ficado sem um local específico para suas orações. Antes da segunda guerra mundial, a cidade foi um importante centro judaico na Europa. Ali mesmo, há 4 km do centro da cidade, os alemães construíram um dos mais terríveis centros de extermínio, Majdanek, onde milhares de judeus tinham morte trágica, tão logo chegavam ao local. Ali iam direto para a câmara de gás e crematório. Tristes lembranças, que devem receber todo o cuidado do novo rabino Horowitz.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Polônia: carpa é preferida na vigília

Foto: Michał Walczak

O jornal Rzeczpospolita publica uma reportagem neste natal dizendo que, apesar de tudo, no que se refere as  festas natalinas, os polacos conntinuam bastante tradicionais e conservadores. O momento mais importante é a vigília e ceia do dia 24 de dezembro. Diz também que a "Missa do Galo" já não é tão concorrida como antes e até o "opłatek" (cerimônia familiar de troca de hóstias) não é como antes, mas sobrevivem.
No que se refere à ceia está permanece intacta com seus 12 pratos típicos (um para cada um dos apóstolos de Cristo) e neste jantar o peixe "Carpa" ganha a preferência de todos. Para 85 por cento da população a carpa frita é a preferida na mesa. Depois vem o "Barszcz z Uszkami"  (consome de beterraba com ravioli de cogumelos secos) com 65 por cento da preferência.
Nem todas as famílias, no entanto, nestes tempos de crise, chegam a preparar os 12 pratos, mas menos de 7 ninguém deixa de comer.

Varsóvia - centro da Europa


Algumas curiosidades sobre a Polônia, está ilha do catolicismo apostólico romano rodeado por protestantes ao Sul (Austria) Oeste (Alemanha) e Norte (Suécia) e a Leste por ortodoxos (Ucrânia e Rússia).
Uma delas é que realmente ela está na Europa Central, e mais do que isto está no centro da Europa. Próximo de Varsóvia (capital do país) encontra-se o centro geográfico do continente, ou seja, o cruzamento das duas linhas que unem os cabos Nordkyn (Noruega) e Matapan (Peloponeso, Grécia) e o Cabo da Roca (Portugal) com a parte central dos montes Ural (Rússia).
Outra curiosidade é que ainda existe na Europa, uma floresta intacta, original, de milhares de anos. E claro esta maravilha da natureza está na Polônia, mais precisamente em Białystok. Ali nesta reserva preciosa também estão os bisões, um dos mais antigos animais da face da terra ainda vivos. Isto porque, os polacos sempre se preocuparam com a natureza, com a flora e a fauna.
Os primeiros éditos (leis), com a finalidade de proteção de animais raros, como o castor, urso ou o bisão europeu, foram promulgados no século 11. Não se conseguiu salvar o urso, mas a regeneração da população do bisão na Floresta de Białowieża teve um grande êxito. O castor também foi salvo e a sua população atual supera 25 mil exemplares. Os lobos, os ursos e os linces têm o seu nicho nos bosques das montanhas. Alguns linces podemos encontrar no Parque Nacional de Kampinos, que fica há alguns quilômetros de Varsóvia.

Mais uma curiosidade que supreende o vistante, na Polônia, são as cegonhas. Populares no imaginário infantil brasileiro, elas realmente existem nas imensas planícies polacas. Certamente, entre as aves mais comuns na Polônia, as cegonhas brancas são as mais cuidadas. Um quarto de sua população mundial habita o país. Os ornitólogos contaram 40 mil exemplares dessa ave, na Polônia.
P.S. existem outras curiosidade, mas deixo para outros textos à publicar.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Natal em família em Bielsko Biała

Este 24 de dezembro passei em família e trabalhando. Encontrei em Bielsko Biała (pronuncia-se biélsco biaúa), cidade ao Sul da Polônia, muito próxima a fronteira com a República Tcheca, a família Jarosiński, ou seja a minha família Iarochinski, na Polônia.
Jerzy, sua esposa Bogumiła, o filho Grzegorz, as filhas Anna e Agnieszka, o genro Rafał (David) e a nora Joanna, além da mãe Wanda prepararam uma autêntica vigilia natalina com direito aos doze pratos típicos (representando cada um dos apóstolos de Jesus Cristo), as canções natalinas, chamadas por aqui de Kolendy, brinde com vodca e a cerimônia do opłatek, ou hóstia consagrada. No telejornal SBT Brasil foi ao ar ontem, a reportagem que fiz sobre este meu natal polaco, em família. Aqueles que não tiveram oportunidade de assistir aqui está uma edição mais longa da que foi ao ar pelo SBT.


Ah, sim! O cardápio desta ceia maravilhosa com meus os primos polacos é preciso ficar registrada. E também é preciso dizer que foi o Jerzy quem me descobriu pela Internet. Acreditamos que o pai de meu bisavô, portanto,  meu trisavô Jan Jarosiński era irmão do trisavô dele.

A Ceia de Natal na Família Jarosiński de Bielsko Biała

12 pratos da ceia natalina: Consome com “ravióli” de cogumelos secos, sopa de peixe, consome de cogumelos silvestres, carpa frita, peixe panga à milanesa, carpa à moda grega, arenque à milanesa, arenque com nata, salada de verduras, pierogi com repolho azedo e cogumelo, pierogi com ricota e batata, nhoqui com semente de papoula, passas e amêndoas.
Sobremesas: Torta com recheio de sementes de papoula, torta de requeijão, bolo de noiva com sementes de papoula e queijo, bolo de chocolate com cerejas, bolo de côco com maçã, pão de mel,
Bebidas: suco quente de compota de maçã, vinho branco e vodca.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Stachursky e Górniak cantam Noite Feliz

O cantor Jacek Łaszczok canta "Noite Feliz" em idioma polaco como "Cicha Noc" (tchirra nótz).

Jacek nasceu em 26 de janeiro de 1966, em Czechowice-Dziedzice. Cantor polaco de música pop e dance é conhecido pelo pseudônimo de Stachursky.

Ele é o filho de um percursionista de jazz  polaco. Na década de 1980, foi o vocalista da banda de rock Eve Boys. Foi DJ na rádio da cidade de Pszczyna, onde criou o nome Stachursky, em homenagem ao nome de um velho amigo. Em 1994, ele gravou a música "Taki Jestem", que, ao mesmo tempo, foi o primeiro single do vocalista do álbum lançado sob o mesmo título.


CICHA NOC - STACHURSKY


E também a cantora Edyta Górniak canta a "Noite Feliz" em polaco. Edyta nasceu Ziębice, em 14 de Novembro de 1972.

Uma das mais reconhecidas e surpreendentes cantoras polacas, Edyta Górniak ganhou notoriedade no final da década de 80, quando venceu um concurso televisivo de talentos na televisão polaca denominado Śpiewać każdy może” (Cada um pode cantar).

CHICHA NOC - EDYTA GÓRNIAK



LETRA DA MÚSICA

Cicha noc, święta noc,
Pokój niesie ludziom wszem,
A u żłóbka Matka Święta
Czuwa sama uśmiechnięta
Nad dzieciątka snem,
Nad dzieciątka snem.

Cicha noc, święta noc,
Pastuszkowie od swych trzód
Biegną wielce zadziwieni
Za anielskim głosem pieni
Gdzie się spełnił cud,
Gdzie się spełnił cud.


Cicha noc, święta noc,
Narodzony Boży Syn
Pan Wielkiego majestatu
Niesie dziś całemu światu
Odkupienie win,
Odkupienie win.

Cicha noc, święta noc,
Jakiż w tobie dzisiaj czas
W Betlejem dziecina święta
Wznosi w górę swe rączęta,
Błogosławi nam,
Błogosławi nam.

Os 12 pratos da ceia natalina da Polônia

Vigilia de natal em casa de camponeses, Kłosy 1878.

Na ceia do dia 24 de dezembro é a principal comemoração do Natal na Polônia. Tradicionalmente são preparados 12 pratos diferentes, um para cada apóstolo de Cristo. A lista de receitas é imensa, depende da região do país e da história de cada família. Mas sempre há que ter pierogi (repolho, cogumelos, ricota com batata) e carpa. Nesta ceia não se come carne vermelha, frango, peru ou porco. Apenas comida vegetariana e peixe.
Seja como for, são elegidas 12 delas para serem feitas e servidas aos familiares e a um convidado inesperado. Sempre uma cadeira à mesa fica vazia. A seguir 12 pratos escolhidos entre tantas receitas:

1 - Barszcz grzybowy ciemnobrązowy - Consomê de cogumelos escuros
2 - Barszcz czerwony z uszkami- Consomê de beterraba com "tortelini"
3 - Zupa z grzybami - sopa de cogumelos secos
4 - Gołąbki z podrobami z ryb - Charuto de peixe
5 - Gołąbki z suszonymi grzybami - Charuto com cogumelos secos
6 - Karp w galarecie - Carpa com gelatina
7 - Karp smażony - Carpa frita
8 - Pierogi z kapust i grzybami - Pierogi (pastéis cozidos) com recheio de repolho com cogumelos
9 - Pierogi ruskie - Pierogi com recheio de ricota e purê de batatas
10 - Rolada czosnkowo-ziołowa - recambole de alho e ervas
11 - Uszka wigilijne z pieczarkami - "tortelini" polaco com "campignons" de viligia natalina
12 - Kutia - bolo de leite, mel, castanhas e sementes

Mas, pode-se escolher entre estas outras receitas aquelas que vão compor a mesa antes do opłatek (cerimônia troca de óstias) e dos cantos de canções natalinas: Dorsz faszerowany
Galareta z ryby, galaretka, Karp gotowany na parze winnej, Karp gotowany w wywarze jarzynowym, Karp po żydowsku, Karp smażony, Karp w cebulowej galarecie, Karp w galarecie,
Karp w galarecie po żydowsku, Karp w maśle, Karp w piwie, Karp w Śmietanie, Karp w szarym sosie, Karp zapiekany w śmietanie, kotleciki rybne, Losoś w migdałach, Pstrąg w migdałach, Ryba po francusku, Ryba po grecku, Ryba po japońsku, Ryba po Tynecku, Ryba w sosie beszamelowym, Sandacz duszony w winie, Sandacz po polsku z jajami, Śledź po cygansku,
Śledź po żydowsku, sledz w czerwonych buraczkach, Śledziowa sałatka polska, Sum w sosie karmelkowym, Szczupak smażony, Tuńczyk w brzoskwiniach, Sałatki, Babie lato, Czerwona kapusta z rodzynkami, mleczna salatka, salatka ryzowa, sałatka cebulowa, Sałatka pieczarkowa,
Ciasteczka Karoliny, ciasteczka kruche, Drobne pierniki, Gwiazdki z maku, herbaniki z Shrewsbury, Makowiec, Makowiec z sernikiem, Mazurek kajmakowy, Piernik staropolski, Piernik z bakaliami, barszcz przecudowny, barszcz wigilijny mojej mamy, Zimna zupa śledziowa z gorącymi ziemniakami, Zupa fasolowa ze śliwkami suszonymi, Zupa grzybowa, zupa grzybowa czysta, Zupa krem z brokułów, Zupa migdałowa, Zupa rybna, Zupa rybna z pomidorami, Zupa Śledziowa (biała), zupa z suszonych śliwek.

Uma das mais cantadas músicas é:

Wśród nocnej ciszy...

Wśród nocnej ciszy, głos się roschodzi
Wstańcie pasterze, Bóg się wam rodzi.
Czym prędzej się wybierajcie,
do Betlejem pospieszajcie
przywitać Pana. (bis)
Poszli, znaleźli Dzieciątko w żłobie
z wszystkimi znaki danymi sobie.
Jako Bogu cześć Mu dali,
a witając zawołali z wielkiej radości
Ach, witaj, Zbawco, z dawna żądany,
cztery tysiące lat wyglądany.
Na Ciebie króle, prorocy czekali,
a Tyż tej nocy nam się objawił.
I my czekamy na Ciebie, Pana,
a skoro przyjdziesz na głos kapłana,
padniemy na twarz przed Tobą,
wierząc, żeś jest pod osobą chleba i wina.

Tradução:

Em meio a noite de paz...
Em alta noite a voz se estendeu:
Vinde pastores, deus por nós nasceu!
Pressurosos levantai-vos,
A Belém apressai-vos: Saudar o Senhor!
Do céu os anjos hinos vêm cantar,
e nos convidam para também clamar.
Glória a Deus lá nas alturas,
e da terra às criaturas: "a paz do Senhor!.

Pauta da música Wśród nocnej ciszy...


Letra da música "Noite Feliz", ou Cicha Noc (Tchirra nótz -Noite silenciosa) em polaco:

Cicha noc, święta noc,
Pokój niesie ludziom wszem
a u żłobka Matka Święta
Czuwa sama uśmiechnięta,
Mad Dzieciątka snem,
Cicha noc, święta noc,
Pastuszkowie od swych trzód
Biegną wielce zadziwieni,
Za anielskim głosem pieni,
Gdzie się spełnił cud.
Chicha noc, święta noc,
Narodzony Boży Syn,
Pan wielkiego majestatu,
Niesie dziś całemu światu
Odkupienie win.
Cicha noc, święta noc,
Jakiż w tobie dzisiaj cud,
W Betlejem Dziecina święta
Wznosi w górę swe rączęta
Błogosławi lud.

Brasileiros no natal de Zakopane

Encontra-se em Zakopane uma excursão de brasileiros descendentes de polacos, numa promoção da Wspólnota Polska (comunidade polaca) e a Braspol (representação central da comunidade polonesa no Brasil). Vieram passar o natal típico da Polônia, em meio as geladas montanhas de Zakopane. Entre as 20 pessoas, além do vice-presidente da Braspol, André Hamerski, de Nova Prata-RS, e Danuta Lisicki de Abreu do Bosque do Papa João Paulo II de Curitiba, estão a prof. Leokadia Rendak acompanhada de seu esposo, filho e nora, a repórter da RPC- Rede Paranaense de Televisão, Adriana Milczevsky.
A foto com as duas foi feita, ontem à tarde, em frente ao Dom Polonii (Casa da Polônia) da Wspólnota Polska de Cracóvia. Adriana, aproveita a excursão para produzir um programa especial para "Meu Paraná", programa da TV Globo do Paraná, que vai ao ar todos os sábados, ao meio-dia. Adriana além de acompanhar um casal de paranaenses descendentes de polacos que pela primeira vez visitam a Polônia, fez uma entrevista comigo sobre as relações culturais entre Brasil e Polônia.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A árvore de Hanuká

Recebi na escritora do livro "Jovens Polacas", Esther Regina Largman mensagem de natal, que creio, ser bastante interessante. A autoria do artigo é de: ©Jane Bichmacher de Glasman


"... Costumes fúteis do povo! Cortam com machado uma árvore do bosque; enfeitam-na com prata e ouro e fixam-na com pregos e martelos para que não se mova...".  De quem são essas palavras? De um pastor irritado? De um cristão, contra o materialismo do Natal moderno? De um ateu? Não! Eu as traduzi de Jeremias, 10: 3-4! Sim, do profeta bíblico...


Elas só vêm atestar a antigüidade do costume da hoje conhecida como árvore de Natal...Não se sabe dizer ao certo quando ela surgiu. Mas ao longo da história, foi incorporada aos hábitos de vários povos. Lendas tentam explicar o motivo porque ela é usada como símbolo do Natal - ligadas ao fato de que algum povo adorava árvores.


A mitologia fala de vários deuses que morriam e ressuscitavam para simbolizar as forças vitais que emergiam das entranhas da terra: Adad (Assíria), Adônis (Grécia), Apolo (Grécia), Átis (Frígia), Baal (Fenícia), Baco (Roma), Bali (Afeganistão), Balenho (Celtas), Crestus (Alexandria), Buda (Nepal), Deva Tat (Sião), Dionísio (Grécia), Fo (China), Hércules (Grécia), Hórus (Egito), Indra (Tibet), Joel (Germanos), Mitra (Pérsia), Odin (Escandinávia), Prometeu (Cáucaso), Quetzocoalt (Olmecas, Maias), Serapis/Osíris (Egito), Tamuz (Suméria), Thor (Gália). Uma árvore estilizada é o símbolo de muitos deuses ressuscitados.


Os egípcios consideravam a tamareira como árvore da vida e levavam-na para casa nos dias de festa, enfeitando-a com guloseimas para as crianças. Celebravam, no solstício de inverno (dia mais curto do ano; no hemisfério norte, em dezembro), o nascimento de Horus, filho da virgem Isis. Traziam galhos verdes de palmeiras para dentro de suas casas, simbolizando o triunfo da vida sobre a morte. Na antiga Babilônia, em 25 de Tebet (correspondente a dezembro), comemorava-se o nascimento de Tamuz, o deus jovem filho de Nimrod e de sua esposa, Semiramis, que também era a sua própria mãe. Celebrava-se a reencarnação de Nimrod em seu filho. Moedas antigas foram encontradas mostrando um toco de árvore (representando a morte de Nimrod) e uma árvore crescendo próxima (Tamuz). O nome Semiramis é a forma helenizada do sumério Sammur-amat (=dádiva do mar). Também era conhecida por Ishtar que gerou a palavra Easter (Páscoa) e Este (onde nasce o Sol). Meu nome deve advir daí, ou de Astarté.

Os fenícios chamavam-na Ashtart ou Asterath. Cada cidade fenícia tinha seu deus, associado a uma entidade feminina. Biblos adorava Adônis (deus da vegetação), cujo culto se associava ao de Ashtart (a caldéia Ihstar; a grega Astartéia), deusa da fecundidade.

Os cananeus adoravam Asherah, em rituais frente a uma árvore que a representava.

Sacrifícios eram feitos na Escandinávia ao deus Thor, ao pé de uma árvore frondosa.

Nas culturas célticas, os druidas tinham o costume de decorar velhos carvalhos com maçãs douradas para festividades também celebradas na mesma época do ano.

Em 25 de dezembro era comemorado também o dia do deus pagão Adônis. Amante de Vênus, ele morria tragicamente todos os anos no solstício de inverno e ressuscitava. Nessa data Constantino executava alguns prisioneiros e colocava suas cabeças penduradas em uma árvore. Teria alguma macabra relação com a árvore de Natal?

Na Roma Antiga, os romanos enfeitavam árvores em honra de Saturno, deus da agricultura, pendurando em pinheiros máscaras de Baco, deus do vinho, para celebrar a Saturnália, festival celebrado entre 17 e 23 de dezembro.

25 de dezembro era a celebração do nascimento do sol invicto (Natalis Solis Invicti), do deus Mitra, cujo culto penetrou em Roma no século I AEC e a data, no calendário romano em 274, com o Imperador Aureliano. Romanos trocavam entre si ramos de árvores verdes para desejar boa sorte nas calendas (primeiro de janeiro).

Os ingleses tomaram o costume da árvore emprestado para usá-lo durante as comemorações do Natal. Os alemães provavelmente foram os primeiros a enfeitarem a árvore de Natal.

Para alguns, ela data do tempo de S. Bonifácio, que, no século VII, pregava na Turíngia (região da Alemanha) e usava o perfil triangular dos abetos como símbolo da Trindade. Assim, o carvalho, até então considerado como símbolo divino, foi substituído pelo abeto.


Lutero, autor da Reforma protestante do século XVI, montou um pinheiro enfeitado com velas em sua casa para mostrar às crianças como deveria ser o céu na noite de nascimento de Jesus.

Para os místicos, a árvore de Natal representa esotericamente o Diagrama Cabalístico da Vida conhecido como Árvore Sefirótica. Nele vemos representadas as dez dimensões do Universo nos dez galhos, que vão de Keter (Coroa), a Malkut (o mundo físico). Entre as explicações para a escolha do dia 25 de dezembro como sendo o dia de Natal há o fato de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno; sendo todas estas festividades pagãs, a Igreja viu uma oportunidade de cristianizar a data.


O elemento judaico que contribuiu para a confusão ou co-fusão foi Hanuká, comemorada na mesma época, só que em data fixa. Provavelmente a proximidade de datas e a fusão dos festejos pagãos de dezembro, com Hanuká, com início em 25 de kislev, tenha determinado o 25 de dezembro.

Não-judeus muitas vezes pensam que Hanuká seja uma espécie de "Natal judaico"... o que não é. Hanuká celebra a vitória dos Macabeus sobre os invasores gregos que haviam tomado o Segundo Templo, no ano 164 AEC; o maior símbolo é o candelabro de oito velas. Há costumes judaicos e cristãos semelhantes nesta época (decoração, luzes, comidas). Mas a motivação é diferente, para cada um dos grupos religiosos.

Se Jesus nasceu em dezembro, seria próximo de Hanuká, que ele, como judeu, comemorou durante sua vida, o que a Bíblia cristã confirma, em João 10:22, 23: "Nesse tempo ocorreu em Jerusalém a festividade da dedicação [em hebraico, Hanuká]. Era inverno, e Jesus estava andando no templo, na colunata de Salomão."


Na verdade, considero Natal e Reveillon as festas cristãs mais judaicas. Afinal, Natal comemora o nascimento de um menino judeu e Reveillon, seu brit-milá (circuncisão).

“Chrismukkah” é um neologismo norte-americano referindo-se à fusão das festas de Natal e Hanuká comemorada por famílias de casamentos mistos entre judeus e cristãos. Ficou popular entre jovens depois de um episódio do seriado televisivo O.C., quando a festa foi comemorada pelo grupo de Seth Cohen, filho de pai judeu e mãe cristã.


Anos antes do atual modismo, eu escrevi um artigo em que criei o neologismo em português “Hanukal” ou “Natuká”. Hoje são organizadas festas temáticas, em que a tônica é a mistura e a convivência de símbolos de ambas as festividades. Também surgiu um lucrativo comércio, na esteira da celebração. Até famílias só judaicas vêm aderindo, a partir principalmente da vontade de ter uma árvore de Natal em casa.

Ironicamente, as mais populares canções de Natal foram escritas justamente por judeus, do francês Adolphe Adam com o hino do Natal Cantique De Noël (em inglês O Holy Night) a Irving Berlin, judeu nova-iorquino nascido na Sibéria, que compôs White Christmas, a canção que moldou o imaginário natalino da América – interpretada mais tarde por Bing Crosby.
Musicais da Broadway e o cinema popularizaram inúmeras canções de Natal escritas por músicos judeus, entre elas Rudolph the Red Nosed Reindeer e Rockin’ Around The Christmas Tree de Johnny Marks; Let It Snow de Sammy Cahn e Jule Styne; The Christmas Song de Mel Tormé. Elas valorizam não o aspecto do nascimento de Jesus, mas a reunião das famílias, os presentes e o aconchego a que convida uma manhã nevada de Inverno.

Além de Natal e Hanuká, esta época de festas também conta com a Kwanzaa, celebração da cultura negra norte-americana e, dependendo do ano, o Ramadan muçulmano. E a árvore, para os judeus? Bom, esta vai ter sua própria festa, de Ano Novo, em Shvat (que em 2009, no dia 9 de fevereiro)!

*Jane Bichmacher de Glasman é Doutora em Hebraico, Literaturas e Cultura Judaica - USP, Professora Adjunta, fundadora e ex-diretora do Programa de Estudos Judaicos - UERJ

Roger mais longe da Polônia

Roger Guerreiro tem dois destinos: Rússia ou Grécia

Legia Warszawa parece ter encontrado um comprador para Roger Guerreiro. Este seria o Dynamo de Moscou. Segundo o jornal Przegląd Sportowy, os russos estariam dispostos a pagar de 2 a 3 milhões de Euros para contar com o brasileiro de passaporte polaco. O interesse já havia sido manifestado meses atrás, quando o passe estava valendo 4 milhões de Euros.  Mas segndo o jornal Gazeta Wyborcza afirma que Roger prefere jogar no Panathinaikos de Atenas. 
Com tanto interesse externo, a verdade é que a atual equipe do cidadão polaco Roger deseja ter o polaco de nascimento Łukasz Garguła, que atualmente joga na equipe do GKS-Bełchatów. E para tanto o dinheiro com a venda de Roger permitiria isto. Mas o Legia sofre concorrência do Wisła Kraków, que também deseja Gargula e estaria oferecendo bem mais do que a equipe de Varsóvia.

Sernik z ziemniakami


Torta de requeijão com batatas

Ingredientes

- 750 gr. a 1 kg. de requeijão
- 5 batatas cozidas e espremidas
- 5 ovos
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 xícara de açúcar
- baunilha
- raspas de limão
- 1 pitada de sal
- passas sem semente, e/ou nozes, ou ameixa preta

Preparo
Misture tudo e leve para assar em forma untada e enfarinhada

domingo, 21 de dezembro de 2008

Natal com pouca neve na Polônia

Foto: Ulisses Iarochinski

A neve faz das suas. Aqui a varanda do Castelo do Przegorzały, onde moro, em Cracóvia. Embaixo o rio Vístula... e ao fundo os Tatras, parte da cadeia de Montanha dos Cárpatos, na Polônia. Neste inverno o local mais visitado do Sul da Polônia, todos querem esquiar em Zakopane, até uma excursão de curitibanos, descendentes de polacos, que estão por aqui em excursão e querem passar o natal ali....na capital do inverno polaco...Eu vou para outras montanhas... as Beskide, também nos Cárpatos, mas em Bielsko Biała, a terra da Fiat na Polônia. O meu natal polaco poderá ser visto no SBT Brasil, telejornal com Carlos Nascimento, no dia 24, às 21:00 horas.