sexta-feira, 16 de maio de 2025

ELEIÇÕES PRESIDENCIAS 2025 NA POLÔNIA

As eleições acontecem neste domingo dia 18. No Brasil são três sessões eleitorais. Em Brasília, São Paulo e Curitiba.

O Consulado Geral em Curitiba, na Av. Agostinho Leão Junior, 234 - Alto da Glória, vai estar aberto, neste sábado, dia 17 de maio, das 7h00 às 21h00, para receber os eleitores aptos a votar. São eles, polacos residentes e brasileiros com cidadania polaca.

Os dois principais candidatos são:


Rafał Trzaskowski
, atual prefeito da capital Varsóvia, tem 53 anos, cientista político, já foi deputado nacional, e é considerado um membro da ala progressista do Partido PO - Plataforma Cívica, embora se autoidentifique como centrista.

Ele apoia publicamente a integração europeia, a transformação ecológica e um papel maior para os governos locais nas voivodias (Estados). Uma coligação que inclui partidos de esquerda apoia sua candidatura.


Karol Nawrocki, professor de história, é o chefe do Instituto da Memória Nacional. Também atuou como diretor do Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdańsk de 2017 a 2021. É do partido de extrema-direita, PiS - Partido Lei e Direito, do atual presidente da República Andrzej Duda.

Seu ativismo se concentra na oposição anticomunista na Polônia. O Instituto da Memória Nacional promoveu caça as bruxas nos governos do Partido Lei e Direito demitindo professores universitários e até promovendo teses de doutoramento que acusam Lech Wałęsa de ter sido espião da KGB russa.

Em fevereiro de 2024, Karol Nawrocki foi listado como uma das pessoas procuradas pela Federação Russa por acusações criminais em relação a ações relativas à remoção de monumentos que comemoram a presença do Exército Vermelho em território polaco nos anos de 1944-1989.

Dias atrás, Nawrocki, esteve no Salão Oval da Casa Branca, pedindo as bençãos de Donald Trump.