sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Indignação com a faixa de torcedores Israelenses

Nagyerdei Stadion na Hungria

Torcedores de futebol israelenses ergueram uma faixa com os dizeres: “Assassinos desde 1939”, durante uma partida contra um time polaco na quinta-feira (14/08/25), causando indignação na Polônia.

O presidente da República recém-empossado disse que a faixa insulta a memória dos polacos, incluindo judeus, mortos na Segunda Guerra Mundial.

A Polônia foi ocupada pela Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. A população de origem judaica do país, de 3,2 milhões de pessoas, era a maior da Europa no início da guerra. Quase todos foram mortos, muitos deles em campos de extermínio da Alemanha nazista, e outros 3 milhões de cidadãos polacos não judeus também morreram durante a ocupação.

Disputas históricas sobre a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto prejudicaram as relações entre a Polônia e Israel no passado. Estudos mostraram cumplicidade de alguns polacos na denúncia de judeus que acabaram assassinados pela Alemanha nazista.

Entretanto, muitos polacos rejeitam essas conclusões, dizendo que elas são uma tentativa de desonrar um país que sofreu imensamente durante a guerra.

A faixa “Assassinos desde 1939” foi exibida com destaque em uma arquibancada ocupada por torcedores do clube israelense Maccabi Haifa durante a partida da Liga Conferência da Europa contra o Raków Częstochowa, que foi disputada em Debrecen, na Hungria, por motivos de segurança.

“A faixa escandalosa exibida pelos torcedores do Maccabi Haifa insulta a memória dos cidadãos polacos – vítimas da Segunda Guerra Mundial, incluindo 2,7 milhões de judeus, destes 1,2 milhão eram polacos de origem judaica”, escreveu o presidente polaco Karol Nawrocki, ex-chefe do Instituto de Memória Nacional do país, no X: “Estupidez que nenhuma palavra pode justificar.”

O ministro do Interior polaco, Marcin Kierwiński, disse que “antipolonismo e a escandalosa distorção da história polaca pelos hooligans israelenses exigem forte condenação”.

A embaixada israelense, em Varsóvia, também condenou a faixa. “Não há lugar para tais palavras e ações, de qualquer lado, nem no estádio nem em qualquer outro lugar. Nunca!”, escreveu a embaixada no X.

“Esses incidentes vergonhosos não refletem o espírito da maioria dos torcedores israelenses.”

Resultado da Partida
Raków Częstochowa venceu o jogo por 2 x 0, o que lhe deu uma vitória por 2 x 1 no placar agregado.

FONTE: Agência deNotícias Reuters

P.S. Estes sionistas não conhecem a própria história e parece nem mesmo o Holocausto que eles prezam tanto.