terça-feira, 20 de janeiro de 2026

2025: 156 mil jovens deixaram a Ucrânia


O policiamento de fronteira da Polônia com a Ucrânia, informou que cerca de 156 mil homens com idades entre 18 e 22 anos entraram no país vindos do país vizinho durante os quatro últimos meses do ano passado.
 
As autoridades polacas explicam que as travessias dos jovens ocorreram após o governo da Ucrânia autorizar homens nessa faixa etária a deixar o país, a partir do fim de agosto.
 
Até então, a maioria dos homens com idade entre 18 e 60 anos estava impedida de sair do país, em razão da ordem de mobilização geral emitida após a invasão russa.
 
O governo daquele país afirma que o afrouxamento da restrição tem como objetivo oferecer oportunidades de estudo no exterior aos jovens, para que possam contribuir para o desenvolvimento da Ucrânia no futuro.
 
No entanto, Oleksandr Hladun, especialista em questões demográficas da Ucrânia, disse que a medida enfraquece o potencial demográfico e econômico do país. Ele acrescentou que alguns desses jovens podem retornar no futuro, mas não está claro quantos o farão. O especialista alertou que a situação pode trazer graves consequências para o futuro do país.
 
Fonte: NHK World Japan