domingo, 11 de janeiro de 2026

Horbatowski faleceu repentinamente

Com profunda tristeza que me despeço do Dr. hab. Piotr Horbatowski, meu diretor de teatro em três peças, em Cracóvia, na Polônia, que faleceu repentinamente, neste sábado, 10 de janeiro.

Hobartowski nasceu em 27 de junho de 1965. Frequentou a Escola de Ensino Médio XVII LO de Varsóvia Andrzej Frycz Modrzewski. Graduou-se em Polonística na Uniwersytet Jagielloński de Cracóvia, onde obteve os títulos de mestre, doutor e habilitado (pós-doutorado)

Sob sua direção atuei como ator nas peças:
 
- 2004 –Samochawała, Criação Coletiva, direção Piotr Herbatowski, Studio Teatralny – Cracóvia/Polônia, Ator entre outros personagens interpretando a menina Zosia Zamosia do poema de Julian Tuwin.
 
- 2005 – Nie Ma Lekko, de Piotr Herbatowski, direção Piotr Herbatowski, Studio Teatralny – Cracóvia/Polônia.
- 2006 – Jak w Raju, de Piotr Herbatowski, direção Piotr Herbatowski, Studio Teatralny – Cracóvia/Polônia.
 

 Horbatowski foi professor de letras polaca, dramaturgo e diretor de teatro. Com um dos títulos mais altos do sistema de ensino da Polônia era Professor Doutor Habilitado, e funcionário da Universidade Iaguielônica.
 
Diretor do Instituto de Glotodidática Polonista da Universidade Iaguielônica, eminente professor e organizador da vida acadêmica, pesquisador que esteve vinculado à Universidade por mais de três décadas.
 
 
Ele foi um historiador de renome do teatro polaco, particularmente, nos territórios polacos, que atualmente estão na Ucrânia desde 1946, e nos antigos territórios orientais da República das Duas Nações (Polônia-Lituânia).
 
Publicou dois livros pioneiros sobre a vida teatral polaca em Kiev, sua monografia sobre a vida teatral polaca em Lwów durante a Segunda Guerra Mundial e um terceiro que está para ser publicado agora em 2026.
 
 
Nos últimos anos, sua paixão foi a cooperação teatral polaco-ucraniana, à qual dedicou seu livro de 2025, " Teatro em Frente à Guerra" (Wydawnictwo UJ).
 
Ele amava as pessoas e idealizava e praticava seu trabalho acadêmico principalmente por meio de diálogos estimulantes. Isso o tornou um educador valioso e querido, um raro exemplo de acadêmico que realizou plenamente seu verdadeiro potencial como professor. Era um diretor de teatro criativo, animado e que dava liberdade aos atores e atrizes sugerirem ideias e performances. Ele fez enormes contribuições para o ensino da língua e cultura polacas em todo o mundo – particularmente para o teatro, que utilizou criativamente em suas aulas. 
 
Trabalhou por muitos anos fora da Polônia: nos EUA, Coreia, Japão e China. Sua personalidade extraordinária, seu estilo único e sua abertura para com os outros deixaram uma marca indelével em todos os lugares. Ele era um homem bom, cheio de alegria e vida. 
 
Sua morte repentina é simplesmente inacreditável. ​
 
 
 O Professor Horbatowski concentrou seu trabalho científico no estudo da história da atividade cultural dos polacos no exterior, com ênfase especial nas regiões do Leste e Extremo Oriente. 
 
No campo da glotodidática polonista, buscou soluções inovadoras – criou um conceito autoral de ensino através do teatro e do uso da redação de jornais estudantis na educação linguística e cultural. Ministrou suas aulas com paixão, inspirando gerações sucessivas de estudantes na Polônia e no mundo.
 
Seu legado acadêmico e didático inclui inúmeros projetos e bolsas de estudo, incluindo programas financiados pela União Europeia, pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Educação e Ciência. ​
 
Exerceu diversas funções fundamentais nas estruturas da Universidade Iaguielônica: foi Diretor da Escola de Língua e Cultura Polaca da UJ (2005–2009, 2011–2012), Diretor do Centro de Língua e Cultura Polaca no Mundo da UJ (2012–2016) e, desde 2021, chefiava o Instituto de Glotodidática Polonista da UJ.
 
Representou a universidade em diversas instituições estrangeiras como Professor Visitante. Foi bolsista da Fundação Kościuszko e da Universidade de Kiev e, desde 2023, atuava como especialista no Instituto de Desenvolvimento da Língua Polaca, em Varsóvia. 
 
 

 Lembrarei dele como um homem cheio de bondade, energia e abertura, para quem o trabalho e o contato com as pessoas eram uma verdadeira paixão.
 
Sua contribuição para o desenvolvimento da glotodidática e da educação polonista permanecerá como uma marca duradoura na história do Instituto. ​
 
Uno-me ao luto da família e dos entes queridos, dos ​ funcionários do Instituto de Glotodidática Polonista da Universidade Iaguielônica, e dos meus colegas de palco espalhados por vários países. ​ 
 
Definições:
 
- Dr. hab. / prof. UJ: são títulos acadêmicos polacos, específicos do sistema europeu.
 
- "Dr. hab." refere-se ao doutor habilitado (um nível acima do doutorado), e "prof. UJ" indica que ele possuía o cargo de professor na Universidade Iaguielônica. ​
 
- Glotodidática: É o termo técnico para a didática do ensino de línguas.
 
- Polonista/Polonística: Refere-se aos estudos da língua, cultura e literatura polaca.