sábado, 26 de junho de 2010

Varsóvia: Manhattan europeia

Foto: Rafał Rusinek

A capital polaca aos poucos vai ganhando contornos e silueta das grandes cidades Norte-americanas, como Nova Iorque, Chicago e Boston. O solitário Palácio da Cultura, presente de Józef Stalin, a cada dia que passa vai sendo encoberto por novos edifícios de arquitetura avançadíssima.
Após os bombardeios da II Guerra Mundial, quando Varsóvia foi inteiramente destruída, os polacos reconstruíram sua capital em oito anos, já com uma arquitetura moderna bastante comunista (Brasília, construída posteriormente guarda muito das feições de Varsóvia). Apenas uma pequena área, em torno do Castelo Real, foi reconstruída tal qual era sempre. Conhecida hoje, como Stare Miasto (Cidade Velha), a área restaurada é pequena em relação ao território municipal de Varsóvia.
Justamente nestas áreas "comunistas" é que a cidade se renova a cada dia. Os investimentos pós entrada da União Europeia tem transformado o panorama da cidade. Estes são, até o momento, os dez arranha-céus mais altos de Varsóvia:
1.Palácio da Cultura e Ciências - 237 m
2. Warsaw Trade Tower -208 m
3. Rondo 1 -192 m
4. Hotel Marriott -170 m
5. Warsaw Financial Center - 165 m
6. InterContinental Warszawa - 164 m
7. Oxford Tower - 150 m
8. Intraco I - 138 m
9. TP S.A. Tower - 128 m
10. Łucka City - 120 m

2 comentários:

anderson disse...

oi ulisses,

E sobre o Zloto 44? Como está a situação desse edifíco?

um abraço

Ulisses Iarochinski disse...

Anderson,
o Zloto 44 que começou a ser construído em 2007 e só ficará pronto em 2012. Por isto não relacionei. O Zloto 44 será predominantemente residencial e terá 192 metros de altura, 52 andares. beskind. Mas ficará muito mais baixo que o Palácio da Cultura e da Ciência, que tem 231 m. Mas a construção está parada desde o ano passado.
(Ulisses----