segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Padres polacos caminhoneiros no Brasil

Padre Marian Litewka

A história de uns padres incomuns, um polaco e os demais brasileiros descendentes de polacos foi recentemente retratada em película por um diretor de cinema brasileiro também descendente de polaca. O filme já foi apresentado excepcionalmente algumas vezes este ano. Nesta sexta-feira, dia 19 de dezembro, haverá nova exibição especial, às 10:45'hs., no Unibanco Arteplex do Shopping Crystal, em Curitiba.


Elói Pires Ferreira (embora o nome português é descendente de polaco pelo lado materno) cineasta curitibano é o responsável pela saga de um padre que reza missas em cima da carroceria de caminhão pelas estradas do Brasil. Elói antes deste filme já havia produzido um curta-metragem "Polaco da Nhanhã", um homenagem a seu avô polaco.
Mas no seu mais recente longa metragem ele conta a história do padre Miguel e seu amigo caminhoneiro Romeu. Na verdade ele está se baseando na história verdadeira do cracoviano de nascimento Ksiądz Marian Litewka (Padre Mário) que desde 1976 percorre as estradas do Brasil com seu caminhão - misto de casa e igreja. A Pastoral Rodoviária (Serviço da Igreja Católica Apostólica Romana), está ligada à Congregação da Missão Província do Sul, de Curitiba-PR. E neste nesse estilo é única no mundo. Fazem parte da pastoral além do padre polaco Marian, outros dois da Congregação da Missão (Lazaristas), congregação fundada por São Vicente de Paulo, na França, em 1625. O Padre Mário (ou Marian Litewka), nasceu em 07/08/1937 em Cracóvia, na Polônia. É sacerdote desde 1961. Um ano depois, 1962, chegava ao Brasil, onde desde 1976 vive nas estradas rezando com os caminhoneiros. O Padre Germano (Germano Nalepa), descendente de polacos nasceu em 05/07/1956 em Campo Magro, então munícpio de Campo Largo, no Paraná. É sacerdote desde 1979. É integrante da Pastoral Rodoviária há doze anos. Padre Miguel (Miguel Staron), descendente de polacos nasceu em 13/07/1955 em Contenda, no Paraná. É sacerdote desde 1980 e está na Pastoral Rodoviária desde 1993.

Padre Germano, Padre Miguel e Padre Mário (da esquerda para direita)

Os padres da Pastoral Rodoviária viajam pelas rodovias de todos os Estados do Brasi. Nos trajetos visitam, ao menos uma vez por ano, aproximadamente 7.000 postos de combustíveis. Equipe dispõe de três caminhões-capela (as capelas estão montadas dentro de furgões). Abrindo a porta traseira do furgão, surge o altar, as caixas de som, o microfone, os folhetos da celebração, as folhas de cânticos e os demais assessórios preparados para fins religiosos. O roteiro com a programação das Missas dos Motoristas é organizada a partir de pedidos dos proprietários ou gerentes dos estabelecimentos rodoviários. Os pedidos devem ser encaminhados para a Pastoral Rodoviária, Avenida Jaime Reis, CEP 80510-010, Curitiba-PR, telefone: (41) 3223-0561, fax: (41) 3223-0561 Ramal 229, e-mail do Pe. Germano, germanonalepa@uol.com.br ou Pe. Mário, m-litewka@uol.com.br. Aqueles que desejam saber onde se encontram os padres-caminhoneiros, as emissoras de rádio informam os locais diariamente. São estas as rádios: Rádio GLOBO de São Paulo-SP, Rádio APARECIDA de Aparecida do Norte-SP, Rádio CANÇÃO NOVA de Cachoeira Paulista-SP, Rádio LONDRINA de Londrina-PR, Rádio SANT’ANA de Ponta Grossa-PR.
O FILME
Já o filme de Pires Ferreira, o "SAL DA TERRA" é tem como cenário as estradas brasileiras e focaliza o contexto gerado pelo gigantismo do Brasil rodoviário. Ao longo do caminho, na boléia de seu caminhão-capela, o padre-personagem Miguel (na vida real Marian Litewka) vai conhecendo personagens e descobrindo a diversidade humana que a estrada apresenta. Entre a solidão dos quilômetros rodados e a surpresa dos encontros, pelas estradas ou em postos de gasolina, o padre traça um itinerário ilustrado pela aventura de viver de cada personagem e pontuado pela celebração da Missa. Tendo por base narrativa, a estrutura desse ritual milenar - alvo artístico consagrado universalmente por criadores das mais diversas vertentes - o filme percorre uma vasta simbologia e suas identificações com o cotidiano popular. A população itinerante retratada pelo filme revela-se, na verdade, um espelho da nossa condição de viventes à procura de um rumo. Sempre em constante movimento, como costumam ser a vida e o cinema. Aqui um triller do filme pelo youtube:



O SAL DA TERRA
longa-metragem 35mm
Ano de Produção: 2008
Duração: 90 minutos COR

Recomendado para maiores de 10 anos
Direção: ELOI PIRES FERREIRA
Produção: ELOI P. FERREIRA e J. OLÍMPIO
Roteiro: ALTENIR SILVA, J. OLÍMPIO, ELOI PIRES FERREIRA
Direção de Fotografia: CELSO KAVA FILHO
Direção de Arte: ZENOR RIBAS JR.
Produção Executiva: JOSIANE ORVATICH
Montagem: FERNANDO SEVERO
Coordenação de Produção: GERALDO PIOLI
Música Original: J. OLÍMPIO
-
ELENCO: ÉDSON ROCHA, ENÉAS LOUR, LUTHERO ALMEIDA, CHRISTIANE MACEDO
Part. Especiais: CRISTINA PEREIRA, EMÍLIO DE MELLO, LALA SCHNEIDER, ENIO CARVALHO, DIEGO KOZIEVITCH

Os três padres possuem até um hino e ele já foi gravado em CD e está sendo vendido em restaurantes, lojas e postos de gasolina ao longo das estradas brasileiras. Esta é a letra:

Hino da Pastoral Rodoviária
Letra e Música: Gilvan Manuel
1. Foi lá no Sul do Brasil nas estradas do Paraná
Surgiu uma missão pioneira de levar e anunciar.
A presença da Igreja nas estradas do país
São os Padres Vicentinos fazendo a missão feliz.
2. Hoje o Brasil inteiro é um campo de missão
Cada posto é uma igreja mesmo em cada caminhão.
Cruzam estradas e cidades pra levar a boa nova:
"Motorista companheiro, faça uma prece nesta hora!"
3. Tanto peso e tanta carga, o pedágio e outros mais,
O cansaço é companheiro, solidão que nos desfaz.
Tão distantes da família leva o pensamento a Deus
Nossa Senhora da Estrada nos ajude a cada vez.
Ritmo: Vaneirão gaúcho
Nota: sol +

Os bêbados são os outros

Charge: Łukasz Tyrala

Há um mito de que os polacos são bêbados. E como todo o mito é formado com base em suposições e não em fatos concretos o que vale mesmo são os números... E estes nunca mentem. Uma pesquisa da WHO realizada em toda a Europa aponta que um europeu, dentro da União Européia, bebe em média 9,1 litros. O que bebe menos é o búlgaro com apenas 5,0 litros por pessoa. O maior beberrão é o luxemburguês com 14,6 litros. Engraçado ninguém diz que ele é tal bêbado. Por que será? Nos Estados Unidos uma piadinha cretina pergunta: qual a diferença de um polaco no casamento e no enterro? Resposta: No enterro é o único menos bêbado. Não por outra razão, a lista abaixo mostra britânicos e irlandeses - os formadores dos Estados Unidos - como mais bêbados que os polacos.
Esta é lista dos maiores bebedores de bebida álcóolica da União Européia:

1. Luxemburgo - 14, 6 litros por pessoa
2. Tcheca - 13,7 litros por pessoa 
3. Estônia - 13,4 litros por pessoa
4. Hungria - 11,6 litros por pessoa
5. Alemanha - 10,7 litros por pessoa
6. Irlanda - 10,6 litros por pessoa
7. Áustria - 10,5 litros por pessoa
8. Espanha, França - 10,0 litros por pessoa
9. Dinamarca - 9,8 litros por pessoa
10. Eslováquia - 9,5 litros por pessoa
11. Portugal - 9,4 litros por pessoa
12. Grã-Bretanha - 9,3 litros por pessoa
13. Chipre - 9,0 litros por pessoa
14. Bélgica - 8,9 litros por pessoa
15. Eslovênia - 8,8 litros por pessoa
16. Lituânia - 8,6 litros por pessoa
17. Letônia - 8,4 litros por pessoa
18. Finlândia - 8,2 litros por pessoa
19. Holanda - 7,8 litros por pessoa
20. Grécia - 7,7 litros por pessoa
21. Itália - 7,6 litros por pessoa
22. Romênia - 7,4 litros por pessoa
23. Polônia - 6,7 litros por pessoa
24. Suécia - 5,6 litros por pessoa
25. Malta - 5,4 litros por pessoa
26. Bulgária - 5,0 litros por pessoa

Portanto, bêbados são os outros, coincidentemente justo aqueles que colocam a pecha de bêbados nos polacos. Só suecos, malteses e búlgaros bebem menos que os polacos, um litro a menos.

domingo, 14 de dezembro de 2008

O rock in rolll polaco das rádios

Feel é uma banda de rock-in-roll polaca formada em Katowice, na Silésia, em 2005. Originalmente se chamava "Q2", depois passou a ser chamada de "Kupicha Band" e finalmente "Feel".
O primeiro CD foi lançado em novembro de 2007 e imediatamente se tornou uma das músicas mais tocadas das rádios FM da Polônia. Também ganhou o Festival Internacional da Música de Sopot com "Bursztynowy Słowik" (famoso prêmio âmbar").
Um dos maiores sucessos do CD foi a música "A gdy jest już ciemno" (quando já é quase escuro). Aqui neste clip do you tube eles interpretram outro de seus poucos mas grandes sucessos das paradas. "No Pokaż Na Co Cię Stać" (Mostre-me o que você pode fazer). A banda é formada por Piotr Kupicha, Łukasz Kożuch, Michał Nowak e Michał Opaliński 



A letra para acompanhar a audição:

Pokaż na co cię stać
Feel

Możesz iść szybciej niż niejeden chciałby biec
możesz mieć wszystko czego, czego tylko chcesz
każdą myśl zamien w poztywne słowo
słuchaj, słuchaj bo
zabawnie tak oddychać przez różową słomkę
cudownie tak rozmawiać bez niemiłych wspomnien
każdy dzien mówi nam coraz więcej
słuchaj, zaufaj sobie jeszcze raz
(Refren)
Pokaż na co cię stać, ale nie jeden raz
słuchaj, sluchaj, je je
piękne słowa mówią wszystko
lecz nie zmienią nic, ohoh..
Pokaż na co cię stać, ale nie jeden raz
słuchaj, sluchaj, je je
piękne słowa mówią wszystko
lecz nie zmienią nic,
nie zmienią nic,
nie zmienią nic!
Możesz iść szybciej niż niejeden chciałby biec
możesz tak, tak po prostu znów zapomnieć się
nowy dzien zawsze daje nowe życie
słuchaj, zaufaj sobie jeszcze raz
Pokaż na co cię stać, ale nie jeden raz
słuchaj, sluchaj, je je
piękne słowa mówią wszystko
lecz nie zmienią nic, ohoh..
Pokaż na co cię stać, ale nie jeden raz
słuchaj, sluchaj, je je
piękne słowa może powiedzą ci wszystko,
ale nie zmienią nic,
nie zmienią nic! (x2)


Tradução para português:

Mostre-me o que você pode fazer
Você pode caminhar mais rápido que outros gostariam de correr
Você pode ter tudo, tudo é só querer
Mudar cada pensamento em palavra positiva
Ouça, ouça porque...
Isto é engraçado como respirar através de um canudinho rosa
Isto é milagroso como conversar sem qualquer lembrança desagradável
Cada dia nos falar cada vez mais
Ouça, confie em você uma vez mais
Mostre-me o que você pode fazer, mas não apenas uma vez
Ouça, ouça, ie ie
Palavras bonitas dizem tudo
Mas não mudam nada
(Repete)
Você pode caminhar mais rápido que outros gostariam de correr
Você pode tal, como esquecer tudo de novo
Um novo dia traz nova vida
Ouça, confie em você mesmo uma vez mais
(Refrão)

Alguns rótulos polacos de vodca.

A história e a origem da vodca se perdem em nacionalismos e diferentes versões. O que existe de verdade mesmo é que este destilado de cereais tornou- se a bebida mais popular da Polônia, Rússia, Ucrânia e outros países eslavos. Na Polônia a produção é encontrada nas várias regiões do país. A seguir alguns dos rótulos mais famosos da Polônia:

Absolwent – wódka (pronuncia-se vudca) incolor de 40% alcool produzida pela firma Polmos Białystok.
Abstynent – vodca incolor de 40% produzida por Kompanię Spirytusową Wratislavia Polmos Wrocław SA.
Alpejska – vodca clara, incolor 41%, produzida por Polmos Siedlce.
Absinthion (Polski Absynt De Luxe) – clara, incolor, de qualidade com 55% com ervas, produzida por Toorank de Jasienicy.
Arktica – incolor de 40% produzida por Polmos Wrocław.
Białowieska – incolor de 40% produzida por Polmos Białystok.
Bielska - incolor de 40% produzida por Polmos Bielsko-Biała.
Biesiadna – clara de 40% produzida por Polmos Wrocław.
Brydżowa – de 40% produzida por Polmos Sieradz.
Balsam kresowy – vodca com aroma de frutos secos, caramelada de 40%.
Balsam pomorski - vodca incolor de 38% wódka bezbarwna wódka. Apresenta igualmente sabor.
Baltic – incolor de 40%.
Batory – incolor de 40%.
Belvedere, ou Biała Dama (dama branca) – vodca de luxo produzida há mais de 200 anos, por Polmos Łańcut, feita com os cereais superselecionados, tem 40% de álcool e é a mais cara de preço.
Chopin - clara e de luxo de 40%, produzida por Polmos Siedlce. Passa por 4 processos de destilação, feita especialmente de batata.
Copernicus - vodca de qualidade. Produzida por Polmos Toruń com uma receita toda especial. Há também a Copernicus com mel natural também de 40%.
Cracovia – incolor de 40%, várias vezes premiada.
Cytrynówka - de 40% doce com aroma de limão.
Extra Żytnia – vodca de cereais produzida por Polmos Bielsko-Biała, de 40% é bastante exportada.
Koszerna - voda produzida sob certificado de Rabino.
Jarzębiak - incolor de 40%
Krakus - incolor de 40%
Krajowa - incolor de 40%
Krakowska - incolor de 40%
Krupnik - incolor de 40%
Luksusowa - incolor de 40%
Łańcut – premiada seis vezes de 40% é produzida por Polmos Łańcut.
Ojczysta - incolor de 40%
Pan Tadeusz - vodca de cereais de 40% produzida por V&S Luksusowa (antiga: "Polmos" Zielona Góra). Na garrafa a ilustração mostra que a Pan Tadeusz é 1834.
Polonaise - vodca de luxo de 40%, de cereais diversos produzida por Polmos Łańcut.
Prezydencka - incolor de 40%
Raciborska - vodca de originalidade com 40%, encontrada também na versão com licor de cereja.
Sieradzka - incolor de 40%
Siwucha - incolor de 40%
Sobieski – incolor de 40% produzida por Z polski.
Soplica – clara e de cereais com 40% produzida por Bols, é da mesma fábrica da Pan Tadeusz.
Starka - incolor de 40%
Starogardzka – incolor de 40%, produzida pela destilaria de Starogardz Gdańsk.
Toruńska - incolor de 40%
Wyborowa - incolor de 40% mundialmente conhecida, mas infelizmente alguns pensam que é russa.
Złoty Kłos - colorada 40%.
Żołądkowa Gorzka - colorada, carameliza, com ervas, 40%, cremosa e como o próprio nome diz, boa para o estômago.
Żubr - incolor de 40%
Żubrówka - colorada e com um ramo de capim, o mesmo que serve de pasto para os últimos bisões da face da terra. Há duas reservas na Polônia de bisões.

Polônia em gotas - 6

Os polacos temem:

- 83% teme a mudança que haverá de moeda do Złoty para o Euro
- 80% teme que a situação material piore
- 77% teme um conflito militar com a Rússia
- 69% teme catástrofes naturais
- 47% teme a crise econômica
- 32% teme perder o emprego
- 31% teme seu estado de saúde psíquica
- 23% teme adoentar ou perde num acidente alguém próximo.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Lei Marcial de 1981 relembrada

Encenização da Lei marcial de 1981. Foto:Rafał Guz

A foto acima é de ontem à noite. Foi feita durante uma encenização para os 27 anos da decretação da Lei Marcial do General Jaruzelski.  Os polacos parecem divididos quanto a necessidade de ter havido a lei de exceção. Segundo pesquisas de opinião divulgadas durante a semana por diferentes jornais, 45% dos polacos acreditam que a Lei Marcial foi a única coisa a se fazer naquele momento para proteger a Polônia de uma invasão soviética. Para outros 44%, no entanto, ela foi desnecessária e não pooderia ter ocorrido, pois foi uma agressão à sociedade polaca da época.
Numa segunda pesquisa, 49% querem que os responsáveis pela decretação da Lei Marcial sejam julgados e condenados á prisão, no caso o general Wojciech Jaruzelski e seu grupo de governo.
Entre este grupo, mais de 61% das pessoas entre 18 e 29 anos querem prisão para Jaruzelski. Mas para 55% das pessoas com mais de 60 anos de idade, o mesmo Jaruzelski não deveria ser punido.
Tanques de guerra nas ruas contra o próprio povo. foto de 1981.

Enquanto os jovens faziam sua representação teatral, um grupo de idosos saíram às ruas de Varsóvia, durante à noite, para protestar contra o julgamento que o general da Lei Marcial sofre num tribunal da capital polaca. Alguns idosos gritavam e mostravam cartazes com "Jaruzelski nosso herói."

Festival de folclore em Curitiba

Vencedores de 2007

Acontece hoje, 13 de dezembro, em Curitiba, apresentações de grupos folclóricos participantes no 2º Festival Infanto-Juvenil de Folclore Polaco, em Curitiba. Para esta edição foram a capital paranaense grupos de 10 cidades, Áurea-RS, Campo Largo-PR, Curitiba-PR, Erechim-RS, Itaiópolis-SC, Mallet-PR, São Bento do Sul-SC, São José dos Pinhais-PR e
São Mateus do Sul-PR. São mais de 250 crianças e jovens apresentando as belas danças do folclore polaco. A entrada é franca e as apresentações ocorrem a partir das 14 horas no Teatro do Colégio Estadual do Paraná.
No ano passado foi vencedor o grupo Wisła de Curitiba. Cada grupo deve apresentar uma dança com duração de 5 minutos, que estará sendo avaliada nos quesitos: presença cênica, coreografia e técnica. O grande vencedor nas duas categorias infantil e juvenil foi o grupo Wisła de Curitiba. Primeiro lugar em ambas as categorias recebeu o grupo folclórico "Wisla" de Curitiba. Foi esta a classificação no primeiro festival com as respectivas notas obtidas:

Categoria infantil
1 - Wisła (Curitiba) - 8,71
2 - Karolinks (São Mateus do Sul) - 8,18
3 - Wiosna (Campo Largo) - 7,63
4 - Krakowiak (Mariana Pimentel) - 7,58
5 - Dolina (Irati) - 6,91

Categoria juvenil
1 - Wisła (Curitiba) - 8,92
2 - Orzeł Biały (Criciúma) - 8,27
3 - Wesoły Dom (Araucária) - 8,21
4 - Auresóvia (Áurea) - 7,75
5 - Krakowiak (Mariana Pimentel) - 7,71
6 - Mazury (Mallet) - 7,60
7 - Wiosna (Campo Largo) - 7,46
8 - Góry (Carlos Gomes) - 7,14
9 - Dolina (Irati) - 7,08
10 - Hercílio Malinowski (São Bento do Sul) - 6,82

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Dezoito anos sem ele


Não poderia deixar passar em branco, o dia 12 de dezembro, sem mencionar o quanto o ator e diretor de teatro José Maria Santos foi importante na minha formação. Como uma simples homenagem conto aqui um pouco deste talentoso artista, pois a história que não se conhece tende a suprimir pessoas e fatos importantes para o entendimento da atualidade.

José Maria Ferreira Maciel dos Santos, mais conhecido como José Maria Santos, Zé Maria, Zé ou simplesmente "Véio", nasceu em Guarapuava, em 12 dezembro de 1933,mas preferia dizer para todo mundo que era lapeano, já que foi muito cedo com a família para a Lapa. Com 12 anos acabou em Curitiba, onde continuou seus estudos até o ginásio. Em 1954, começou a a estudar na Escola Dramática do Sesi. Sua carreira paralela de vendedor fez com que ele trabalhasse em diversas empresas, entre elas, Tecelagem Imperial, White Martins e Sidney Ross. Em 1958, junto com o amigo Ruben Valduga funda a Cia. Dramática Independente.


Casou com Ruth Wolski em 1959, com quem teve 4 filhas e 1 filho. Em 1971, depois de uma apresentação de "Lá", na Escola Técnica, oferece-se ao diretor da ETFPR para criar um grupo de teatro com alunos daquela instituição. O diretor Ivo Mezzadri, contrata-o logo em seguida como professor. Nesta escola, ele permanece até morrer em 3 de janeiro de 1990. Primeiro e único ator paranaense a receber uma premiação do cinema nacional sem jamais ter abandonado o Paraná. Foi "Kikito de Ouro" de melhor ator coadjuvante, no Festival de Cinema de Gramado por sua atuação como Dr. Aurélio, no filme "Aleluia Gretchen" de Silvio Back. Recebeu inúmeros outros prêmios em festivais pelo Brasil inteiro. Mas ficaria conhecido pelo inconfundível Dr. Raul da peça "Lá" de Sérgio Jockymann, onde ficava preso, num toalete, durante um fim de semana inteiro. Zé encenou "Lá", mais de 1800 vezes durante quase 20 anos de temporadas. Certamente este é um recorde digno do Guinness e dificilmente alcançado no Brasil.

Por isto, um currículo do ator José Maria Santos poderia muito bem começar assim: "Eis as peças que ele não fez! ". Zé Maria já fez tantas peças que é mais fácil e econômico relacionar as que ele não fez. De qualquer forma, Zé Maria teve duas iniciações teatrais; uma quando tinha três anos de idade e foi obrigado a encenar uma longa choradeira para ganhar um sorvete. A outra, em 1954, na escola de Arte Dramática do Sesi.Ele nunca mais parou. Nem quando o sinal fechou. Como vocês devem estar lembrados, dez anos depois da iniciação teatral do Zé Maria o sinal fechou com a ditadura militar brasileira... evidentemente voltou a abrir nas décadas seguintes, mas ele esteve sempre presente nos palcos durante aquele período e depois. Infelizmente um dia, o sinal fechou mesmo para ele. Era 3 de janeiro de 1990. Ele não pode fazer nada para impedir. 

Hoje, Zé Maria, é para muitos curitibanos apenas um teatro na rua Treze de Maio. Mas para outros tantos é justamente isto: O maior ator do Paraná de todos os tempos.

Lei Marcial justificada


Vinte e sete anos após a decretação da Lei Marcial de 1981, na Polônia, 44%  dos participantes na pesquisa de opinião pública alertam que ao seu tempo a decisão do general Wojciech Jaruzelski foi justificada. Um terço dos entrevistados discordam. 
A agência de pesquisa Pentor faz uma comparação sobre o assunto da atual enquete com outra realizada há 13 anos. Na anterior pesquisa, era maior a compreensão de que a Lei Marcial foi necessária. Naquele 2000-03 o poder na Polônia era do Partido de esquerda SLD do ex-presidente Aleksander Kwaśniewski.  Uma possível intervenção da URSS usada como justificativa para o período marcial é aceita por 37% dos entyrevistados, nesta última enquete. Em 2005, era 45%. A Pentor entrevistou mil pessoas nas últimas duas semanas de novembro.

P.S.  A pesquisa coincide com a estréia do filme sobre o Coronel Kukliński e as declarações da CIA de que realmente Jaruzelski sabia dos planos de Moscou de invadir a Polônia devido as ações de Lech Wałęsa e o Sindicato Livre Solidarność.

O acompanhamento da opinião pública por um período tão longo como este da Pentor pode sugerir diferentes interpretações. A primeira é a de que as pessoas tendem a esquecer o entedimento dos fatos passados, mas por outro lado, a segunda interpretação é a de que o distanciamento, o esfriar das emoções, o aparecimento de novos estudos, permite uma maior compreensão. 

Polônia em gotas - 5

Os polacos passam em família os feriados santos:

- 93% passam em família o Natal
- 90% passam em família a vigilia e ceia de Natal
- 92% passam em família a Páscoa
- 89% passam em família o Dia de Todos os Santos (finados)
- 64% passam em família o Ano Novo (reveillon)

Ou seja, O natal é uma festa famíliar.

Por isto, 
- 94% dos  polacos são religiosos
- 6% dos polacos não têm religião nem crêem em nada.
Destes,
- 52% dos polacos vão à igreja uma vez por semana
- 17% dos polacos vão à igreja uma, duas vezes ao mês
- 18% dos polacos vão à igreja algumas vezes no ano
- 13% dos polacos nunca vão à igreja. 

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Ao herói não se mancha, cultua-se

A polêmica publicação do livro sobre Lech Wałęsa sob os auspícios do IPN - Instituto da Memória Nacional, antes de verdade histórica, pode estar causando um grande estrago na própria auto-estima polaca. Inadvertidamente, ou com propósitos determinados de destruir a imagem de um símbolo, de um herói nacional, os dois "historiadores" podem ter dado um tiro no próprio pé. Desacreditando seus trabalhos futuros e a própria classe dos historiadores polacos que vivem uma espécie de "caça as bruxas do passado comunista", como se naquele período fosse tão fácil identificar quem era e quem não era comunista, quem colaborou ou não com o regime.
Dia desses, um morto ressuscitou, justo aquele que dava credibilidade documental a versão dos historiadores do IPN. Estes foram desmentidos pelo ex-agente ressuscitado.
Meu orientador no mestrado em Cultura Internacional, e diretor do Instituto de Estudos regionais da Universidade Iaguielônia de Cracóvia, publicou um artigo na revista "Dialog Pheniben" dedicada a cultura social do povo cigano na Polônia. Nele, o Prof. dr hab. Tadeusz Paleczny alerta para o fato de que aos destruirmos nossos heróis podemos estar destruindo a nós mesmos. 


Grande Formato
Tadeusz Paleczny

Usamos a expressão “Grande Formato” em relação às coisas de grande tamanho. Por analogia, servimo-nos desta expressão para caracterizar pessoas, as quais não tanto em relação ao gabarito físico, mas outros traços de caráter, alma ou intelecto distinguem-se consideravelmente acima da mediocridade. Pessoas de Grande Formato permanecem como modelo de pessoas, ídolos, não só para as pessoas de ambientes mais próximos, de seu grupo cultural, mas ultrapassam os limites de seu significado, indo mais além das fronteiras do país, ou nação. Tornam-se pessoas de Formato Global, conhecidas em todo o mundo, identificadas em cada latitude geográfica.
Temos ultimamente um déficit de pessoas de grande formato em nosso país. O último vivo parece que é Lech Wałęsa, o qual, contudo, muitos polacos na sociedade lhe recusam esta característica, colocando-o em igualdade de ex-agentes do serviço secreto, bisbilhoteiro e de um grupo de homens sórdidos e pequenos. Qual é a intenção, não só absurda, mas inviável, visto que Lech Wałęsa já ficou ungido ante a história e o mundo como um homem de grande calibre, símbolo de nós mesmos, polacos. Se maltratarmos este símbolo, nós o degradaremos aos olhos na opinião pública e isto simplesmente nos humilhará e submeter-nos-a de modo próprio ao mesmo tratamento. 
O último polaco inquestionável de Grande Formato foi João Paulo II. Estou certo, Polacos, que se não tivesse se tornado Papa, recordaríamos seu contato com o serviço de segurança daquele tempo, quando isto era imperativo, no assunto de salvar pessoas. Ninguém poderá negar que Karol Wojtyła, antes de se tornar Papa, encontrou-se algumas vezes, embora não secretamente com funcionários do SB (serviço de segurança). A reprovação deste mesmo Lech Wałęsa é feita baseada em brilhantes documentos secretos da polícia, não com a mesma forma de precisão e solidez alemã, ou legalidade francesa, mas na manipulação soviética, artificial e na falsidade dos fatos, antes disso é sintoma de engenhosidade histórica, bem como de cega crença em formulários preenchidos com arte de falsário.
A dimensão do conceito freqüentemente relativiza ambos historicamente, como e grosseiramente. Pessoas verdadeiramente de grande formato, avaliamos em plenitude somente depois da morte. Não após a intenção, propósito, desejo, mas após alcançar resultados. O homem sob um mau testamento, ou visto tal qual o conhecido fundamento da “precisão histórica” em busca da verdade, denominaria Józef Piłsudski como espião, colaborador de organizações secretas de pelo menos alguns países, até terrorista, bandido e assassino. Em vista disto, é que Piłsudski lutou contra o regime tssarista para liberar a Polônia, assaltou trens, bancos, funcionários e governantes russos? 
Ele se tornou símbolo de liberdade e independência da Polônia. E nada neste símbolo é possível violar, nem mesmo satirizar ou complementar, ou se apoiar em documentos tssaristas defendidos até metodologicamente melhor numa tese científica. Por existe, como falou o Padre Józef Tischner é igualmente verdadeiro: “tyz prowda, pikno prowda i gówno prowda” – “esta verdade, pequena verdade e verdade de merda” (dialeto montanhês polaco). Misturado no material de arquivo dúvidas de classificação na busca podem estar nos últimos fundamentos da verdade da proverbial fossa de Tischner. Ninguém sairá disto limpo, nem o fedor de cada um.
Inquietar-nos pode ser a atitude de Lech Wałęsa, em toda esta indigna confusão sobre sua pessoa. Que reaja dura e emocionalmente à provocação de parte de seus adversários. “A verdadeira virgindade não tem medo”. Esta mesma verdade algum dia emergirá. Homem verdadeiramente de grande formato, em qualquer consideração que se faça a Lech Wałęsa, devido a ser acusado, perseguido, vestiram-lhe calúnias em formato histórico numa obra científica. Quanto disto das obras dos historiados já é necessário invalidar? Não humilhemos os santos polacos nem tampouco símbolos. Porque nestes dias estaremos humilhando à nós mesmos.

P.S. (tradução livre de Ulisses Iarochinski)

Polônia em gotas - 4

Quase 5 milhões de polacos entre 25 e 40 anos moram sozinhos.

65 mil casais se separaram na Polônia, em 2007
249 mil casamentos foram registrados na Polônia, em 2007.

25% dos adultos não têm filhos,
20% dos adultos têm apenas um filho,
30% dos adultos têm dois filhos,
13% dos adultos têm três filhos,
6% dos adultos têm quatro filhos,
4% dos adultos têm cinco ou mais filhos.