Vinte e sete anos após a decretação da Lei Marcial de 1981, na Polônia, 44% dos participantes na pesquisa de opinião pública alertam que ao seu tempo a decisão do general Wojciech Jaruzelski foi justificada. Um terço dos entrevistados discordam.
A agência de pesquisa Pentor faz uma comparação sobre o assunto da atual enquete com outra realizada há 13 anos. Na anterior pesquisa, era maior a compreensão de que a Lei Marcial foi necessária. Naquele 2000-03 o poder na Polônia era do Partido de esquerda SLD do ex-presidente Aleksander Kwaśniewski. Uma possível intervenção da URSS usada como justificativa para o período marcial é aceita por 37% dos entyrevistados, nesta última enquete. Em 2005, era 45%. A Pentor entrevistou mil pessoas nas últimas duas semanas de novembro.
P.S. A pesquisa coincide com a estréia do filme sobre o Coronel Kukliński e as declarações da CIA de que realmente Jaruzelski sabia dos planos de Moscou de invadir a Polônia devido as ações de Lech Wałęsa e o Sindicato Livre Solidarność.
O acompanhamento da opinião pública por um período tão longo como este da Pentor pode sugerir diferentes interpretações. A primeira é a de que as pessoas tendem a esquecer o entedimento dos fatos passados, mas por outro lado, a segunda interpretação é a de que o distanciamento, o esfriar das emoções, o aparecimento de novos estudos, permite uma maior compreensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário