sábado, 13 de dezembro de 2008

Lei Marcial de 1981 relembrada

Encenização da Lei marcial de 1981. Foto:Rafał Guz

A foto acima é de ontem à noite. Foi feita durante uma encenização para os 27 anos da decretação da Lei Marcial do General Jaruzelski.  Os polacos parecem divididos quanto a necessidade de ter havido a lei de exceção. Segundo pesquisas de opinião divulgadas durante a semana por diferentes jornais, 45% dos polacos acreditam que a Lei Marcial foi a única coisa a se fazer naquele momento para proteger a Polônia de uma invasão soviética. Para outros 44%, no entanto, ela foi desnecessária e não pooderia ter ocorrido, pois foi uma agressão à sociedade polaca da época.
Numa segunda pesquisa, 49% querem que os responsáveis pela decretação da Lei Marcial sejam julgados e condenados á prisão, no caso o general Wojciech Jaruzelski e seu grupo de governo.
Entre este grupo, mais de 61% das pessoas entre 18 e 29 anos querem prisão para Jaruzelski. Mas para 55% das pessoas com mais de 60 anos de idade, o mesmo Jaruzelski não deveria ser punido.
Tanques de guerra nas ruas contra o próprio povo. foto de 1981.

Enquanto os jovens faziam sua representação teatral, um grupo de idosos saíram às ruas de Varsóvia, durante à noite, para protestar contra o julgamento que o general da Lei Marcial sofre num tribunal da capital polaca. Alguns idosos gritavam e mostravam cartazes com "Jaruzelski nosso herói."

Nenhum comentário: