domingo, 23 de setembro de 2007

Edyta Geppert: a mais notável

Talvez a mais notável cantora da Polônia. Minha ídola!!! E isso, desde a primeira vez que ela me emocionou num espetáculo no pátio interno do Collegium Maius da Universidade Jagielloński (iaguielonhsqui), em julho de 2000. Foi quando estive pela segunda vez na Polônia. Mas eu já tinha ouvido aquela voz forte cinco anos antes, quanto estive pela primeira vez em Varsóvia. Pouco antes de embarcar de retorno ao Brasil, fui numa das lojas de discos do centro da cidade e pedi ao vendedor que me indicasse duas fitas cassetes, uma do melhor cantor e outra da melhor cantora. O polaco me vendeu então Janusz Jackowski e Edyta Geppert. Passei cinco anos ouvindo aquelas duas vozes. Portanto, quando no espetáculo em 2000, reconheci naquela linda loira cantora, a mesma voz que me acompanhava há cinco anos, naturalmente fui às lágrimas. Na platéia, todos comportados, como num concerto de música clássica. Mas eu não me aguentava e aplaudia e gritava em português: maravilhosa, você é linda, bravíssimo!!!! Até que ela notou minha presença e meus gritos e ao contrário da colega brasileira que não parava de me beliscar para que eu me contivesse, a maravilhosa polaca passou o resto do show cantando e olhando só para mim. É verdade!!! Tanto que ao final do show fui o primeiro a bater na porta do improvisado camarim. Falei diretamente para Edyta que ela era a maior "show-womam" do mundo depois de Elis Regina. Não sei como, mas na hora consegui um CD autografado por ela.

Infelizmente nestes cinco anos que moro em Cracóvia, não tive ainda a oportunidade de voltar a assistir um show ao vivo com Edyta Geppert. Mas posso vê-la no alto de seus 54 anos como um monumento à beleza e ao canto neste vídeo da apresentação no Festival da Canção de Sopot deste ano:



Edyta Geppert, nasceu em 27 de novembro de 1953, em Nowa Ruda. Antes de se formar na Faculdade de Música Frederyk Chopin de Varsóvia, já se apresentava no grupo de Música e dança "Nowa Ruda". É também atriz e pedagoga. Edyta, tornou-se conhecida do público em 1984, quando venceu a VII Mostra da Canção de Atores de Wrocław (vrotssuaf) e o Grande Prêmio do XXI Festival Nacional da Canção Polaca de Opole. Edyta é única cantora polaca a vencer três vezes este festival, nos anos de 1984 com a música "Jaka róża, taki cierń" (iak ruja, taqui tchiérnh - como rosa, tal espinho), que ela canta neste vídeo; em 1986 com "Och, życie kocham cię nad życie" (Orrh, jitchie corram tchien nad jitchie - oh! vida amo te além da vida) e em 1995, com "Idź swoją drogą" (idji svoion drogon - vá por seu caminho).
Edyta Geppert não canta apenas canções suaves, versátil interpreta também "country", "hard-rock", "heavy-metal" e claro "jazz", "blues" e até bossa nova. Mas é reconhecida por seu talento dramático, lírico e poético. Seu portal oficial é http://www.egeppert.com/ . E com certeza quando eu voltar para casa, uma música na voz da "minha monstro sagrado polaca" vai me acompanhar pra lembrar da Polônia, pro resto da minha vida. Clique no link htpp://www.ui.jor.br/pamientasz.mp3 e ouça a canção "Czy pamientasz jak to było" (Tche pamientach iak to biúo - você se lembra como foi)

Nenhum comentário: