segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Casimiro é polaco

Casimiro. Nome de tantos brasileiros ilustres! Como o poeta Casimiro de Abreu, que cantava em seus versos, Oh ! Que saudades que tenho / Da aurora da minha vida, / Da minha infância querida / Que os anos não trazem mais! / Talvez pela quantidade de Casimiros que existem no Brasil e em Portugal, muitos pensem que este nome tenha origem latina. Mas não!

Desde muito pequeno fui acostumado a ouvir Cajo, que imaginava ser apelido do meu pai Cassemiro (com dois Ss seguidos de E) como ele fazia questão de frisar para marcar bem a diferença com Casimiro com Si. Somente mais tarde, vim a saber que aquele Cajo, na verdade era a pronúncia de Kazio, ou seja uma corruptela do nome polaco Kazimierz (cajimieje), que significa Casimirozinho. Nada mais natural, porque meu pai era filho de polacos.

Mas sempre pensei que a origem deste nome, apesar de muitos reis e princípes na Polônia, fosse realmente latina. Mas não é que Kazimierz e, portanto, Casimiro (no Brasil) é um nome essencialmente polaco em sua origem?

Cassemiro Iarochinski - Kazimierz Jarosiński, meu pai. Assassinado aos 24 anos de idade

Kazimierz – nome atual originado na antiga forma polaca do nome masculino Kazimir. Ao longo do tempo este termo foi sofrendo alterações para Kazimirz, Kazimiar, Kazimier, Kaźmir.

O termo é formado pelos vocábulos Kazi- ("niszcz, psuj, niwecz" od kazić "niszczyć, psuć", porównaj współczesne od-kazić "od-psuć") i -mir ("pokój, spokój"). ( "destrói, estraga, aniquila" de estragar "destruir, estragar", comparando com o atual de "kazić=destruir" de "psuć=estragar") e - mir ("paz", "calma") e que significa "aquele que, quem destrói a paz. Niszcz pokój = kaź mir! (destrói paz) em antigo idioma polaco. Nome eslavo que significa que deseja e prevê, possuidor do futuro. Foi importante nome de guerra.

No calendário onomástico (comemoração dos dias dos nomes dos santos utilizado na Polônia e Itália, onde são mais comemorados do que a data de aniversário de nascimento da pessoa) Kazimierz é comemorado nos dias 4 de março, 22 de março, e 12 de junho. O nome Kazimierz sempre foi privativo de reis e princípes na Polônia. O maior dos reis polacos foi justamente chamado de Kazimierz Wielki, ou Casimiro Grande. Mas também o Książę Kazimierz - príncipe Casimiro que foi canonizado como Święt Kazimierz - São Casimiro também é bastante louvado, tendo muitas igrejas pelo país com seu nome.

Kazimierz Wielki, ou Kazimierz III Wielki - Casimiro III Grande nasceu em 30 de abril de 1310 em Kował e morreu em 5 de novembro de 1370, em Cracóvia. Reinou na Polônia entre 1333 e 1370 e foi o último da dinastia Piast (dinastia do príncipe Mieszko I, que fundou o reino polaco). Era filho de Władysław I Łokieta (vuadissuaf uoquieta - ladislau cotovelo) e Jadwiga Kalinka. Por sua vez, o primeiro Kazimierz I reinou entre 1039 e 1058 e era filho de Mieszko II e Richeza. Kazimierz I também foi chamado de O Restaurador, por reunir todas as partes do reino, após período turbulento na Silésia, Mazóvia e Pomerânia.

26 comentários:

Claudio Boczon disse...

Bacana isso.

Meu pai, apesar de nascido em 6 de março, levou na partilha onomástica o nome de José.

Será que meu avô sabia da etimologia do nome e não quis correr o risco de arrumar um primogênito polaco e encrenqueiro na família? Pensando bem, ele era carpinteiro, deve ser daí a escolha.

Só descobri o dia certo de nascimento do Seu Juzo bem depois, porque a parentada vinha comemorar era no dia do santo (19 de março)

abraço

Anônimo disse...

Muito bonito o seu pai. Se irmão é mais parecido com ele, não é? (eu me lembro de uma foto que vc colocou no blog, de vocês dois )Agora vc, está mais parecido c/ o Rei ou santo da foto, principalmente pelo nariz. rs.rs.rs., mais parecido c/ o tio, seu avô.
Abraços
Lena

PS S/ publicação

mdrabecki disse...

Seu blog está muito bom Ulisses, parabéns!
Tenho visitado sempre, até pra matar as saudades, pois estive na Polônia em junho deste ano, adorei o país, em especial Cracóvia.

Forte abraço!

Marcelo Drabecki

Ulisses Iarochinski disse...

Marcelo: obrigado pelas visitas e pelos elogios. (aliás estes são meu único pagamento pelo trabalho diário de escrever desde Cracóvia). Por favor indique para outros também acessarem.
Ulisses

Anônimo disse...

Oi Ulisses.
Minha mãe se chama Irene Casemira
Lev...
Não sei se tem a ver com isso.
Só sei que ela detesta.... Rsss
A Madrinha dela também tem Casemira no nome.
De qualquer maneira é interessante.

Ulisses Iarochinski disse...

Pois Anônimo, diz para ela que eu acho o nome bonito... além de ser o nome do meu pai e de reis tem um signicicado bastante expressivo...(Ulisses)

Anônimo disse...

Não quiz ofender.
Minha mãe já é de idade, mas
realmente ela não gosta do nome.
Peço desculpas.

Ulisses Iarochinski disse...

Que é isso. não me ofendi. Mas eu acho bonito o nome...hehehe (ulisses)

Anônimo disse...

Ulisses, ontem fui a um casamento na Igreja da Órleans e lembrei deste seu post. Do lado direito do altar, colado na parede, estava a imagem e sua respectiva legenda: sw. Kazimierz.

É coisa de polaco mesmo!

Unknown disse...

Olá, Ulisses! Entrei em sua pesquisa quanto ao nome Cassemiro. O meu avô chamava-se Manoel Cassemiro e o meu pai também, e com isso herdei o sobrenome Cassemiro, e todos me perguntam se não é Casimiro e Cassimiro. Pelo que notei são todos da mesma origem só foram com o tempo mudando. Meu avô e meu pai são de Sete Lagoas , Minas Gerais.
Meu pai veio para São Paulo, e hoje nossa família reside neste Estado. Quero saber sobre o brasão, você sabe alguma coisa?

Um abraço. Marilei.

xy disse...

Eu também sou Casimiro e há muitos na zona de Alcobaça. Existem Casimiros em Portugal e Espanha, sendo que alguns reis Suevos que habitaram a península Ibérica tinham nomes parecidos acabados em miro. Embora possam haver emigrantes polacos, a prova que alguns Casimiros vieram da minha zona de Alcobaça, é que o meu visavõ e avô estiveram emigrados no Brasil, sendo que se chamavam ambos Manoel Casimiro

Unknown disse...

Boa tarde meu nome é Alex Casimiro e somos de origem Italiana da região da província da Bréscia- Lombardia Itália. Onde inclusive meus tataravós foram os primeiros escravos brancos nas regiões de Minas Gerais e São Paulo que vieram pelo Porto de Santos. Na mesma região hoje sendo parentes distantes o Hotel Casimiro sendo com a rua contento o nosso sobrenome. Temos documentos e fotos antigas da época entre 1904 e 1940. Como também tem a ligação religiosa na Aparecida Do Norte em São Paulo com fotos do Padre Vitor. Alguns membros da família inclusive tem cidadania italiana.

texte disse...

Olá. Meu pai chamava-se Cícero Casimiro Será será que tenho descendencia polaco?

Unknown disse...

Olá, me chamo Maria Luiza Cassimiro é da mesma origem?

Ulisses Iarochinski disse...

Sim! Casimiro, ou Casimira, a origem é a mesma: polaca.
Quanto ao Cícero. Não! Apenas o nome não credita a pessoa descendência étnica. Tem muito Uachington no Brasil, e nem por isso é inglês ou norte-americano.

Unknown disse...

Ola meu nome é Israel Jose Cassimiro , meu pai é Jotolino Jose cassimiro nascido em 1923 vem da região de Aimores MG para o ES ainda joven , seu pai Jose cassimiro , se tiver alguem ai dessa arvore , deixa uma menssagen.

Gabriel Cassimiro disse...

Cara eu também possuo o sobrenome cassimiro e sempre desejei saber a origem dele se é a mesma dos "casimiros".

Gabriel Cassimiro disse...

Me chamo Gabriel Soares Cassimiro. Gostaria de saber se a origem do cassimiro é a mesma do casimiro.

Naná Bennitt disse...

Meu bisavó se Chamava Luiz Cassimiro e sua esposa se chamava Sebastiana, nasceu em Pernambuco, somos todos da região de Serra Talhada, gostaria de saber antes deles, tataravós e afins. Obrigada pela sua pesquisa, me ajudou a entender de onde viemos. Polônia! Nunca imaginei. Tenho foto dele.

Unknown disse...

Oi. Nunca tinha parado para pensar sobre a origem do meu sobrenome. Mas por esses dias comecei a pensar e decidi pesquisar. O curioso é que meu sobrenome é Cacemiro e não Cassimiro como o de vocês. Será algum erro no cartório ? Minha mãe também se chama Andréia Cacemiro. Que herdou da minha avó, Maria Cacemiro. Mas todos com o CaCemiro, com C

Lucas_felporte disse...

Minha bisavô Franthesca Casemiro Silva

Unknown disse...

Olá, sou da família Cassemiro, como costumamos explicar com dois esses e e.

Unknown disse...

Maria luiza cassemiro é minha tia aqui do Rio

Unknown disse...

Certamente a escrivã(o) era analfabeta

Unknown disse...

Difícil saber realmente a origem!!
Meu sobrenome é Cassimiro, li sobre várias possibilidades de origens! Gostaria muito de uma certeza mas, difícil ter essa certeza!
Polonês? Italiano? Hebraico? Português?
Li que todas essas origens são possíveis!!
Mas, qual delas realmente é a verdadeira? Alguém sabe realmente???

Ulisses Iarochinski disse...

Com certeza a origem é polaco-eslava. Não é hebraico. O nome já existia na Polônia muito antes da cristianização.