terça-feira, 27 de novembro de 2007

Gorlice: origem de araucarianos I

Foto: Ulisses Iarochinski
Estive nesta segunda e terça-feira buscando documentos para brasileiro descendente de polacos na região de Gorlice, Sudeste da Polônia. Levantei bem cedo, às 6 horas da manhã, com temperatura a 5 graus negativos e muita neve acumulada por mais de 15 horas de intensa nevasca. Era esta a imagem da praça central da cidade com o sol teimando em surgir. Da zona rural deste munícipio emigraram muitos polacos no ano de 1892 e que acabam formando entre outras a colônia de Tomas Coelho, na divisa de munícipios de Curitiba e Araucária.

7 comentários:

Fernando Tokarski disse...

Ulisses, os Tokarski são de Gorlice. Mas vieram antes da "febre brasileira". Antonio Tokarski era de Gorlice. Sua mulher, Edwiges Agatha Cozo (?) era de Lipniki, a uns seis km a leste de Gorlice. Saudações polacas do Contestado.

Fernando Tokarski - Canoinhas - SC. Meu endereço: fernandotokarski@yahoo.com.br

Ulisses Iarochinski disse...

Caro Fernando: Pois, estive na terra de teus ancestrais. Acabei encontrando os documentos de uma família de Tomás Coelho - Araucária, em Ropa. (Praticamente só existem as duas famílias ainda em Ropa). Quem sabe em Lipniki não estejam ainda só Tokarski. Quando vens a Polônia? (Ulisses)

Anônimo disse...

Ulisses,

Visitar a Polônia é um sonho. Talvez um dia eu possa realizá-lo. Tenho acompanhado os seus passos. Há alguns meses pude ouvi-la na rádio CBN e então fiquei sabendo que você está na Polônia. Quais as duas famílias que ainda estão em Ropa? Meus ascendentes viveram em Tomás Coelho. Meu pai e minha mãe nasceram no município de Araucária.Meu pai no lugar chamado Mato Dentro, hoje em Contenda. Portanto, também sou meio araucariano.

Ulisses Iarochinski disse...

Fernando: as famlias são Trojanowski e Rzepiela (Gipiela em Araucária) - Ulisses

Heitor disse...

Caro Ulisses.
Eu já tive 3 vezes na Polônia e cada vez gosto mais. O primeiro lugar que fui foi Crakow, depois Zakopane e, no ano passado, Warsawa. Se tudo der certo,este ano quero ir de novo para Wroclaw. Recentemente "descobri" que tive um bisavô polaco, com sobrenome Stepenoski (ou coisa parecida). Andei procurando informações no arquivo público do PR e em Itaiópolis e encontrei duas famílias. No entanto, ainda não consegui informações sobre os seus descendentes, muito menos quando chegaram ao Brasil e para onde foram. Agradeço quaisquer informações ou dicas de onde procurar.
Grande abraço polaco-paranista,
Heitor

FlaviaStypurski disse...

Ola Heitor
tb pesquiso no PR E S.C familias com sobrenome parecidos com STEPENOSKI,os meus stypurski,ja vi como stymporski,stepereski,stepulski,stypuwski,stoporski e por ai vai,podemos trocar idéias e informações?
gostaria do seu email para conversarmos.
Desde ja obrgada

Mamp disse...

tenho um grande amigo chamado Trojanowski. Tem noticias se tem este sobrenome no Brasil? Alguma familiar?