sábado, 8 de setembro de 2007

Parlamento polaco desintegrado

Foto: placar anuncia resultado da votação. Ministros assistem o fim do "Sejm"

Com as manchetes "Koniec Sejmu IV RP" (fim do congresso da quarta República Polaca), do jornal Gazeta Wyborcza e "Koniec Sejmu, ostra kampania" (fim do congresso, dura campanha) do jornal Rzeczpospolita (pronuncia-se jechpospolita e significa república), os dois maiores diários polacos anunciaram, neste sábado, a desintegração do Congresso da Polônia. A decisão foi votada ontem, à noite, pelos parlamentares polacos. A eleição para renovação do Parlamento da Polônia vai acontecer no próximo dia 21 de outubro. O governo do primeiro ministro Jarosław Kaczyński (iarossuaf catchinhski) com o fim da coalizão de direita que o sustentava, não teve outra alternativa, senão capitular!
Dos 460 deputados polacos, votaram 451. A favor do fim do parlamento votaram 377; contra, 54; e se abstiveram 20. Imediatamente após o resultado, o primeiro-ministro demitiu 15 ministros de seu governo. Ficaram ainda 7 ministros. "Necessários", segundo Kaczyński, ao funcionamento do governo, ou pelo menos até que seja conhecida a formação do próximo parlamento. A nova eleição para senadores e deputados vai acontecer dois anos após a posse deste Sejm (pronuncia-se ceim e significa Câmara dos Deputados). O governo dos gêmeos Kaczyński vinha se sustentando nos três partidos da direita o PiS (Direito e Justiça) LPR (Liga das Famílias Polacas) e SO (Autodefesa). Escândalos foram a tônica entre os aliados do Presidente e do Primeiro-Ministro. O folclórido Andrzej Lepper do partido da Autodefesa, era Ministro da agricultura e vice primeiro-ministro quando se viu envolto em vários escândalos sexuais com funcionárias do Congresso. Acabou se desentendo com os gêmeos Kaczyński e saiu do governo. Não durou muito e ele saiu atirando para todo lado. No outro partido da coalizão, reina o Ministro da Educação, Roman Giertych. Político jovem, advogado e polêmico, antes mesmo de tomar posse no ministério já era alvo das manifestações estudantis. Conseguiu até se indispor com a Embaixada de Israel, quando o porta-voz israelense, em Varsóvia, Michael Sobelman acabou atacando o ministro Giertych. Sobelman chamou Giertych de anti-semita, por causa de suas posições nacionalistas.
Com tanto barulho, o primeiro-ministro Jarosław Kaczyński, viu sua base de apoio se fragmentar. Apesar do mesmo passado comunista, tanto a situação como a oposição, oscilam entre a extrema direita e o neoliberalismo do capital globalizante. O que faz com que a Polônia, como um dos 27 membros da União Européia, esteja sempre de braços dados com a incerteza, que esteja sempre "do contra". O que não é bom nem para o país, quanto menos para os parceiros europeus. A economia do país avança, mas o mundo político parece viver num outro mundo. O descompasso é gritante e isto afeta a governabilidade do país. A esperança da população é de que as coisas melhorem, mas nada faz prever uma acomodação de forças no parlamento, pois se nas grandes cidades a oposição vence, no campo (onde está a maioria dos eleitores) o voto continuará sendo dos Kaczyński.

2 comentários:

Anônimo disse...

bem que no Brasil poderia acontecer algo parecido: o fim do Congresso Nacional! será que um utlimatum assim iria resolver alguma coisa? qualquer coisa? mas eu devo estar redondamente enganada pq em todos seus pronunciamentos Lula diz que as "coisas" estão melhorando. só gostaria de saber para quem? deve ser exclusivamente para os parlamentares e ele mesmo... como diz o meu marido: o Brasil da tv ñ é o país em que vivemos. deve ser algum tipo de realidade paralela, onde tudo melhora e a inflação é zero...
pronto... desabafei :-)

Edson disse...

Weronika,

"o Brasil da tv ñ é o país em que vivemos."

Já o Professor Plinio Corrêa de Oliveira dizia que existia o Brasil real e o Brasil artificial.