sábado, 22 de setembro de 2007

Polônia rejeita observadores

Tusk do PO (o atirador) não concorda com Kaczyński do PiS
(legenda: Cartuchos se acabam...! Dais sondagem!)

O governo da Polônia informou que não aceitará observadores da OSCE-Organização de Segurança e Cooperação na Europa, nas eleições parlamentares do próximo dia 21 de outubro. Segundo o Porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Polônia, Robert Szaniawski (chaniavsqui), já foi enviada uma mensagem ao órgão comunicando a decisão, salientando que a Polônia tem uma democracia consolidada. Por sua vez, Urdur Gunnasdottir, porta-voz do organismo, diz que a OSCE é sempre convidada para eleições e cabe a ela decidir se acompanha, ou não eleições de seus países membros.

Diplomatas europeus comentaram em Viena, onde fica a sede da organização encarregada de monitorar as eleições, que a Rússia poderia se auto-convocar para ir a Polônia ver de perto as eleições polacas, recusando a decisão do governo da Polônia. A Suíça que terá eleições no mesmo dia já aceitou a presença dos observadores. A OSCE é composta por 55 países membros da Europa, EUA, Canadá e países da antiga União Soviética. Missões da organização estiveram monitorando as últimas eleições para Presidente da França, parlamentares na Bélgica em 2006, no Canadá e Itália em 2004, e nos Estados Unidos.
P.S. As siglas dos partidos: PO-Platforma Obywatelska (platforma obivatélsca -Prataforma da Cidadania) partido de oposição de Donald Tusk e PiS-Prawo i Sprawiedliwość (pravo i spraviédlivochtch - Direito e Justiça) partido da situação de Lech Kaczyński.

Nenhum comentário: