domingo, 30 de dezembro de 2007

Revista Polaca em Porto Alegre

Capa da nr 1
O Centro de Estudos Polono-Brasileiros Karol Wojtyła foi criado em Porto Alegre pretendendo resgatar e registrar as impressões dos imigrantes polacos ainda
vivos e de seus descendentes no Rio Grande do Sul. E foi justo dentro deste objetivo que lançou no último mês de novembro a Revista CEKAW, que como publicação vem se juntar a Revista Projeções da Braspol editada em Curitiba pelo padre Zdzisław Malczewski. Ambas se inserem no contexto de reavivarem um o setor editorial que foi tão forte no início do século 20 em Curitiba, quando chegaram a circular simultaneamente quase uma dezena de jornais em idioma polaco e outras tantas publicações bilíngues. Ao pretender ser mais que um simples jornal, a revista pode ser um importante veículo para divulgar estudos científicos produzido nas universidades brasileiras e polacas sobre a imigração polaca para o Brasil. A Revista CEKAW, que pretende ser trimestral tem em seu Conselho Editorial Ademir José Knakevicz Grzesczak, Diego de Leão Pufal, Elizara Nunes, Estácio Nievinski Filho e Paulo Gilberto Geliski.
O número 1 pode ser "baixado" em arquivo PDF através do site do Centro em http://www.cekaw.org.

Um comentário:

Anônimo disse...

Já teve a oprtunidade de ler o informativo paulistano GPP(Głos Polonii Paulistańskiej)? Provavelmente é o único aqui em SP.
Não sei se é gratuito para fora do Estado, mas caso tenha interesse o e-mail para contato é jornalgpp@hotmail.com

Um blog a todo vapor para 2008!