segunda-feira, 10 de março de 2008

Alarme falso de bomba no avião de Tusk


Antes de aterrisar em Nova Iorque, um americano telefonou para dizer que no avião do primeiro ministro polaco Donald Tusk encontrava-se uma bomba. O alarme falso imediatamente produziu a evacuação do aeroporto e os passageiros que esperavam para embarcar ficaram horas esperando pelo seu vôo. Finalmente as 17.30 horas, horário local, o avião da LOT aterrissou na cidade sede das Nações Unidas, para sua primeira visita como primeiro-ministro aos Estados Unidos. Seu primeiro compromisso foi com a comunidade polaca de Nova Iorque. Mais tarde voltou a voar, agora com destino a Washington.
Na Casa Branca ele terá encontro com o presidente George W. Bushem sobre o sistema de defesa anti-misseis que os Estados Unidos querem instalar em território Polaco e Tcheco. Também fará parte da conversa a presença das Forças Armadas polacas no Iraque e Afeganistão, além da independência do Kosovo.
Antes, porém, da visita à Casa Branca, Tusk se encontrará com o secretário de defesa do ex-presidente Jimmy Carter,o americano de origem polaca Zbigniew Brzeziński. Consta ainda da agenda, um encontro com jovens descendentes de polacos e a colocação de coroa de flores do túmulo do soldado desconhecido do Cemitério Nacional de Arlington.
Tusk retorna a Nova Iorque para encontro com o secretário geral da ONU Ban Ki Munem e um encontro com uma organização judaica norte-americana, antes de retornar a Polônia.

Nenhum comentário: