segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Grande domingo polaco em Pequim

O domingo não poderia ter sido melhor para a equipe polaca nas Olimpíadas de Pequim. Dia de medalhas de ouro, prata e bronze. Com isso a Polônia, no momento está em 15 lugar na classificação geral. São até aqui 3 de ouro, 3 de prata e uma de bronze. No remo skiff quadrúplo veio a primeira medalha, que foi entregue a cada um dos quatro remadores. Ainda no masculino o remo polaco conquistou a prata no quatro sem leve.

Ouro no remo para Konrad Wasielewski, Adam Korol, Michał Jeliński e Marek Kolbowicz.
Foto: Aly Song Reuters


Foto: Reuters

Depois foi a vez de um verdadeiro mestre. Medalha de bronze em Sydney 2000. Primeiro ginasta polaco a ter um salto denominado com seu sobrenone "blanik". Leszek Blanik não esteve em Atenas 2004. Classificado para Pequim apenas 3 meses atrás, o ginasta polaco deixou todos os competidores para trás e colocou no peito a medalha de ouro na ginástica esportiva. No primeiro salto Leszek Blanik conseguiu a nota 16.600. No segundo passou bem com 16.475 e finalmente após duas tentativas conquistou o primeiro lugar na final com a excelente média de 16.537. Blanik não permitiu que o francês Thomas Bouhail medalha de prata o ultrapasse embora tenha num dos saltos conseguido a mesma nota que ele. A medalha de bronze ficou com o russo Anton Gołocuckow.

Foto: Bartosz Bobkowski / AG
Logo em seguida veio a prata no levantamento de peso até 94 kg para Szymon Kolecki. E mais uma de bronze para Agnieszka Wieszczek, na Luta Livre até 72 kg. Aga venceu ao derrotar a espanhola Maider Unda.
Foto: Issei Kato - Reuters


A primeira medalha de ouro da Polônia ja tinha sido conquistada na sexta-feira, pois coube à um polaco a primazia de ser o primeiro a ganhar uma medalha de ouro no atletismo dos Jogos Olímpicos de Pequim. O campeão foi Tomasz Majewski, de 2,04m e 130 kg. Com a marca de 21m51, ele venceu a final do arremesso de peso, nesta sexta-feira, no estádio Ninho de Pássaro.
Foto: Reuters

E para completar o domingo a Polônia ao vencer os russos deu o primeiro lugar na chave ao brasileiros no Vôlei Masculino. A Rússia que venceu o Brasil nos dois últimos jogos entre estes dois países, no mundial do Rio de Janeiro e nestas Olimpíadas não resistiu a bravura e emoção dos polacos. Foi uma partida eletrizante, os russos começaram massacrando no primeiro set por 25 a 17. Os polacos se recuperaram em seguida, mas foi difícil ...venceram o segundo set por 26 a 24. No terceiro os russos voltaram a vencer com a mesma dificuldade dos polacos por 26 a 24, mesmo placar no set anterior só que para equipe diferente. No quarto set era tudo ou nada para a Polônia, mas os comandados do baixinho argentino Louzano não esmoreceram e venceram por 25 a 23. No último e decisivo set, os nervos estavama flor da pele de ambos os lados. A forte equipe russa não conseguiu conter o ímpeto polaco e perdeu por 15 a 12. Com o resultado dessa batalha entre eslavos quem levou a melhor foi Giba e companheiros, que acabaram em primeiro no grupo pelo "average" dos sets, já que o Brasil ganhou da Polônia mas perdeu para os russos, estes por sua vez perderam para os polacos. Brasil em primeiro, Rússia em segundo, Polônia em terceiro. Todos estavam invictos até perderem para seus rivais.

A explosão de alegria do técnico da Polônia, o argentino Raul Lozano e do astro Sebastian Świderski.
Foto: Piotr Nowak

Nenhum comentário: