quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Sukienice: problemas na restauração

Internamente as obras do sotão. Foto: Michal Lepecki / AG
Problemas na restauração da galeria do Museu Nacional no Sukienice, o belíssimo edifício no centro do Rynek Głowny - Praça do Mercado Central - de Cracóvia. Nem tudo está sendo feito no devido tempo. Os trabalhos já estão atrasados em duas semanas. "Se a restauração não termina será preciso arrumar financiamento", alarmam funcionários do Museu Nacional, que tiveram que transferir o acervo para o Castelo de Niepołmice nos arredores de Cracóvia, dificultando assim o acesso as obras de Jan Matejko.

Os trabalhos de restauração começaram em maio, justo no mês que antecede o verão polaco e quando milhões de turistas visitam a cidade. Assim a principal galeria de arte polaca no centro da cidade ficou fechada durante todo o verão. Depois as autoridades não sabem explicar o porque da queda de 20% no número de turistas este ano em Cracóvia. Não bastasse o período impróprio para os trabalhos, estes agora estão atrasados em relação ao cronograma e pior que isso, dando prejuízos, não só devido as obras, mas como um todo, ao ficar fechado durante tanto tempo.
"A restauração vai até dezembro. Não é fácil restaurar um edifício que é monumento histórico, mas o projeto e o cronograma de obras não cumpridos, resulta em prejuízos financeiros", afirmou Zofia Gołubiew, diretora do Museu Nacional em Cracóvia.

As obras vistas de fora. Foto: Ulisses Iarochinski

Nenhum comentário: