sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Dalai Lama visitará Wałęsa


Foto: AFP

Dalai Lama disse, disse em Bruxelas, no Parlamento Europeu, que sua visita a Gdańsk não será política. O líder esperítual dos tibetanos, Dalai Lama, afirmou que ele está honrado de ser hóspede de Lech Wałęsa. Ele chega amanhã a Polônia para as comemorações dos 25 anos do recebimento do Prêmio Nobel da Paz pelo polaco.
Devido a esta visita, as autoridades de Pequim tinham cancelado uma reunião de cúpula com a UE no dia primeiro de dezembro. Nas comemorações em Gdańsk também estarão presentes o Presidente francês Nicolas Sarkozy, o Sul-africano Willem de Klerk, o iraniano Shirin Ebadi e Shimon Peres de Israel (este nasceu em terras polacas antes de imigrar para a Palestina e vir a ser tornar um dos homens mais importantes de Isarel).
Os eurodeputados da União Européia prestaram ontem, quinta-feira, uma homenagem ao Dalai Lama e prometeram apoiá-lo em sua luta pela autonomia do Tibete, provocando a ira da China dois dias antes de seu encontro na Polônia com o presidente francês (atual presidente da União Européia) e outros convidados de Wałęsa.
Há tempos a Universidade Iaguielônia de Cracóvia pensa em conceder o título de doutor honoris causa ao Dalai, mas ainda não pôs em prática a idéia.

Nenhum comentário: