terça-feira, 4 de março de 2008

Tempski-Silka e a Pomerânia

Valton Sergio von Tempski-Silka está lançando o livro "História e Ancestralidade" em sessão de autógrafos, na segunda-feira, dia 10 de março, em Curitiba. Em sua obra o leitor faz um enriquecedor passeio pelo tempo, revisitando a Pomerânia, conhecendo a Prússia e sua História; conhecendo as origens da cultura ocidental da Europa medieval e seus desdobramentos; entendendo os movimentos demográficos modernos e seus reflexos no Brasil e no Paraná.
A Pomerânia, ou Podmorze, em que pese a lembrança que traz aos habitantes de origem alemã da cidade de Pomerode, em Santa Catarina, sempre foi terra da Polônia. Por um período de 127 anos esteve sob ocupação prussa-alemã. Assim, muitos prussos e alemães, quando a Polônia recuperou suas milenares terras banhadas pelo mar Báltico, tiveram que sair e voltar para sua Alemanha, outros embarcaram em navios para o desconhecido... alguns destes foram começar nova vida em terras brasileiras do Vale do Rio Itajaí.
Tempski-Silka, durante a sessão de autógrafos estará fazendo também um perguntas e respostas com o público que comparecer. O lançamento é na Livraria Curitiba Megastore do Shopping Estação, na avenida Sete de Setembro, 2775, Centro, loja 1108, telefone 41-3330-5118.

Nenhum comentário: