segunda-feira, 2 de junho de 2008

A melhor cerveja da Polônia

Até o próximo concurso a cerveja (piwo) Okocim Mocne (Forte e clara) é a melhor da Polônia em sua categoria e a segunda melhor da Europa. A cerveja, originária de Okocim, vila da cidade de Brzesko, a cerca de 50 km, existe desde 1846, quando foi estabelecida pela família Goetz-Okocimski.

Jan Okocimski - criador da Okocim


A cervejaria foi estatizada em 1945 e reprivatizada em 1990. Desde 1996 é de propriedade da marca internacional Calsberg. Possui seis tipos O.K. (Pilsen), Signature (Pilsen), Mocne (Medium Malte), Porter, Karmi e Karmi Poema Di Caffe, Palone (preta) e Zagłoba.
É considerada a cerveja de Cracóvia, não só porque Okocim fica na mesma voivoda da Małopolska, mas porque possui uma fábrica na cidade.
O título de melhor foi concedido pelo Towarzystwo Promocji Kultury Piwa „Bractwo Piwne”, associação membro da União Européia dos Consumidores de Cerveja, no Concurso Geral dos Consumidores de Cerveja „Chmielaki Krasnostawskie 2007". Participaram 56 marcas de 9 cervejarias da Polônia. As cervejas são julgadas em 11 categorias.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda assim prefiro a Brackie e a Zywiec!