terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A verdadeira história de Bielski

Daniel Craig como Tewje Bielski no filme "Defiance" (Opór). Foto: Karen Ballard

O ator britânico, Daniel Graig deixa a pele do agente 007 para viver um guerrilheiro polaco-judeu.  A mega-produção hollywoodiana dirigida por Edward Zwick estréia nos Estados Unidos no próximo dia 16 de janeiro e uma semana depois na Polônia e resto da Europa.  O jornal "New Iork Times" publicou reportagem, após um de seus jornalistas ter assistido a pré-estréia logo após o reveillon.  Para o jornal, o personagem do ator Daniel Craig é "nobre, corajoso,atirador certeiro e beija muito bem." Seu Tewje Bielski é representado com autenticidade, segundo o jornalista.
O herói judeu, assim como Oskar Schindler, é para a direita polaca, um assassino. Para o jornal polaco "Nasz Dziennik", Bielski é um jagunço e um açougueiro de polacos. O filme é baseado no livro de Jan Tomasz Gross e já levantou polêmica quando de sua publicação.
 
Quem foi Tewje Bielski?
Nasceu em 1906, em uma pequena vila rural próximo a Mickiewiczowski Nowogródki, numa família judia proprietária de um moinho.  Tinha cidadania e passaporte polaco, e serviu por curto período as Forças Armadas da Polônia. Dominava os idiomas polaco e iddysh. Provavelmente se ocupou de contrabando na fronteira soviética, quando chegava a caminhar 50 km desde sua família Stankiewicz. Independente do juízo que se possa fazer dele nesse mister era reconhecido como um bom negociante na cidadezinha de Sobotniki. Após a invasão soviética em 17 de setembro de 1939, começou uma nova atividade, agora como funcionário público. Dois anos após, quando Hitler atacou Stalin, Tewje escapou do gueto através do Bosque. Depois de se casar se tornou o guerrilheiro de Bielski, que sobreviveu a guerra junto com outros mil judeus.
Tewje e seus irmãos Zus, Asael e o adolescente Aaron, entre o inverno de 1942 e 1943  lutaram lado a lado com a Armia Krajowa (Legião Nacional Polaca). Depois de Katyn, em 1943, explodiu em Nowogródki a guerra polaco-soviética. Neste período, os judeus de Bielski lutaram ao lado dos russos, mas sozinho Tewje ficou com a Legião Polaca, lutando contra os alemães e os soviéticos. O pior momento de suas ações aconteceu em Nowogródki, quando foram assassinados 128 moradores nos campos de Naliboki.
Alguns protestos da direita já aconteceram na Polônia, contra a figura de herói que se pretende dar a Tewje. Para o historiador polaco Jerzy Robert Nowak, "Nós polacos estamos furiosos. Isto é um escândalo, que ninguém poderia pensar. Transformar num filme, um assassino que massacrou polacos em um vilarejo distante, num herói. Os irmãos de Bielski não foram heróis, eles foram assassinos e bandidos." Nowak é mais um destes pesquisadores a serviço do Instituto da Memória Nacional, que desde a ascensão de Lech Kaczyński, não tem feito outra coisa a não ser uma caça as bruxas do período comunista... Todos os que são ou foram de esquerda, para eles são apenas bandidos.
P.S. Todos tem o direito de pensar como querem, mas que parece equívoco condenar todos a fogueira isto parece... Querem fugir do diabo para se abraçarem a outro diabo muito pior... Se é que existem diabos piores ou melhores.  Quanto a resposta se Tewje era herói ou bandido... só o filme ou o livro, quie não vi e não li podem dizer algumas coisa... Mas o Instituto da Memória Nacional, mesmo ainda fazendo investigações sobre o assunto... já tem seu veredito: bandido!!! Sendo assim...Tewje Bielski deve ter sido mesmo herói... um dos tantos desconhecidos na luta desigual da segunda guerra mundial. A Polônia ainda tem muitos heróis, que ela propria desconhece e que o mundo dividido entre israelenses e palestinos, iraquianos e Norte-americanos desconhece.

10 comentários:

Carlos Alberto Surek dos Prazeres disse...

Ele é bandido ou herói? Quero saber ! Quero acreditar que ele foi bom mas qual é a verdade? (sou de aquario e aquarianos detestam sofrer)*




obs:O diabo sabe disso e nos tortura(aquarianos0

Anônimo disse...

http://www.mmwarszawa.pl/1657/2008/7/29/igrzyska-olimpijskie-w-warszawie?category=sport

abr.

Jose Carlos

L-surek disse...

É...eu quero fugir da verdade, a de que Bielski foi um canalha ! (acertei?)

Obs: Deus me ajude (detesto julgar)

individuo disse...

http://br.youtube.com/watch?v=BmXQ8Ldy-Bk

este é um documentário feito pelo Canal História americano... tirem as vossas próprias conclusões!

na minha opinião esses foram mais uns heróis para uns mas, como sempre, os vilões para um outro grupo!

abraço desde Portugal

Unknown disse...

Porque Dizer que alguem que lutou pelo seu povo, e pela sua vida é bandido?
É só se colocar no lugar dessas pessoas que foram perseguidas que vc vai ter sua resposta, eu paticulamente admiro OS Bielski e não é sejam herois, mais pessoas que se importaram com seus irmãos Judeus.
E pra gente como Os Bielskis tem dar Graças a Deus!!

Anônimo disse...

Imagina vc ver o seu país ser invadido por nazistas e "irmãos" seus poloneses começarem a lhe denunciarem para a morte. Ele tinha formação militar. Foi um guerrilheiro. Um sobrevivente.Vi o filme. Li alguma coisa. Naquela loucura, claro, NA REVOLTA, também deve ter praticado as suas vinganças. Perdeu o pai, a mãe, a mulher. VC faria o quê?

Agamenon Meretzarieh disse...

É facil atacar os irmãos, agora porque o mesmo historiado polaco não fala dos inumeros poloneses que entregavam judeus aos nazistas ? porque não fala da falta de apoio que as milicias polonesas não dava aos judeus como armas e munições ?
Porqu todos os campos da morte foram na Polonia, com apoio de toda comunidade polonesa...e porque será que nos dias de Hoje não existe comunidade judaica na Polonia ?! Existem muitas outras coisas que ninguém sabe, como um anti-semitismo enorme na Polonia e sem motivos. Quando eu fui visitar a Polonia em 2005, fui atacado com xingamentos por Poloneses que não gostavam de judeus...mesmo passado tanto tempo.
Os poloneses, assim como os ucranianos, não foram bonzinhos e auxiliaram em muito a maquina nazista.

Anônimo disse...

Qualquer um q naquela situação arriscasse a propria vida em prol de um ser humano mereçe ao menos RESPEITO,vi o filme e cada vez q fico sabendo de um fato sobre a terrivel CAÇADA aos Judeus me apavoro.Seria maravilhoso se a metade das pessoas tivessem a determinação em ajudar o proximo como os Bielskis.

Anônimo disse...

Para mim pouco importa que ele era Judeu, ou mesmo se ele fosse qualquer outra coisa, eu teria feito o mesmo, teria defendido minha família com tudo que tivesse em mãos. Ele pode ser um criminoso para o povo poloneses, mas acredito que não para todos, pois existem nobres poloneses que também foram contra os nazistas. Mas mesmo aqueles que apoiaram os nazista, merecem o perdão, muitos fizeram por medo. A natureza humana é moldada pelo meio, alguns são realmente nobres por serem capazes de mesmo ameaçados ainda sim serem justos.

Eu fiquei triste mas feliz por ter sabido que 1200 venceram a besta alemã.

Nessas horas eu fico pensando. Qual a religião dos Alemães? Lutero era Alemão, fez a reforma da igreja para anos depois acontecer isto, tantos anos depois?

Cada vez mais que aprendo algo novo sobre a 2a guerra me dou conta que o SER HUMANO é LOUCO, seja protestante, seja Mulçumano. seja católico seja mesmo Judeu. Acreditam no mesmo DEUS, então teoricamente com o mesmo pai, são todos irmão e se matam aos milhões a tanto anos.

Do que vale então aprender as tais escrituras sagradas e no final o que vale é "So o que eu acredito e o que o outro crer é mentira e ele merece morrer".

meh disse...

Aos meus olhos ele é um heroi por mas que ele tenha matado mtas pessoas... pq no final ele só estava defendendo a si e as pessoas que precisavam de sua ajuda,é lógico que os poloneses vão falar que ele era bandido (cutucou a ferida deles) preconceito é uma merda mesmo,pq a humanidade é tão propensa a se odiar?