terça-feira, 12 de maio de 2009

Mestrado em Holocausto em Cracóvia

Campo de Auschwitz - Foto: Ulisses Iarochinski

Criado o primeiro mestrado na Polônia sobre o Holocausto. O curso começa já neste ano acadêmico na Universidade Pedagógica de Cracóvia, em colaboração com o Museu Estatal dos campos de Auschwitz e Birkenau.
O curso "Deportação - Totalitarismo - O Holocausto", que terá início em outubro próximo no campus de Cracóvia abordará principalmente a história do século 20, século marcado por uma tragédia do genocídio, em particular, e da Segunda Guerra Mundial. No âmbito do Holocausto será apresentado uma ampla perspectiva histórica. A questão principal é Auschwitz como um lugar de extermínio em massa de judeus e do martírio dos polacos católicos, polacos ciganos, prisioneiros de guerra soviéticos, e outras nacionalidades e grupos. Além de questões históricas serão discutidos os problemas de morais, sociológicos e pedagógicos relacionados com o Holocausto. 
"Os estudos estão sendo cuidadosamente preparados para que os alunos possam trabalhar diretamente nas instalações do museu e centros de ensino dedicados às pesquisas, visando promover a sensibilizar sobre os horrores da II Guerra Mundial e dos crimes contra a humanidade cometidos em Auschwitz", explica Bartosz Bartyzel, um dos intérpretes e guias do Centro Internacional de Educação sobre Auschwitz e do Holocausto, que opera no Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau. 
São 60 vagas divididas em dois grupos. Segundo o prof. Marek Wilczynski, diretor do Instituto de História da Universidade Pedagógica, "a oferta de vagas é dirigida a todos aqueles que já completaram um curso de graduação na própria universidade. Não há exigência de estudos de prévios em história. Estamos também abertos a alunos de outras faculdades. Podem se inscrever alunos de letras, cultura germânica, economia e pedagogia. As aulas serão realizadas no Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau, na cidade de Oświęcim. Serão colocados à disposição dos alunos todos os arquivos do museu." 
A inscrição e seleção para o curso será feira no Instituto de História da Universidade Pedagógica de Cracóvia, tel: 012 662 61 82, E-mail: ihap@ap.krakow.pl.

Nenhum comentário: