Foto: Jornal Zero Hora
A decretação de Luto por três dias, pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva, no Brasil pelos mortos no acidente de Smolenski, fez seguidores no Sul do país.
Uma bandeira da Polônia e uma fotografia do presidente Lech Kaczynski com a fita preta indicando luto foram levadas ao altar por crianças com trajes típicos polacos, em Áurea, no norte do Estado do Rio Grande do Sul.
A exemplo da igreja Santo Estanislau, em Curitiba, que reuniu em duas missas neste domingo, uma rezada em idioma polaco e outra em português, centenas de polacos e brasileiros descendentes de polacos, a homenagem póstuma, durante a missa das 19 horas, na Igreja Matriz, ainda no sábado, foi a forma da comunidade lamentar o acidente que vitimou o presidente da Polônia. Em Áurea, 94% da população é de origem polaca.
O padre Robert Jacenty Domina, que veio da Polônia e está desde 2005 no Brasil, fez a celebração em língua polaca, um costume da comunidade que preserva a cultura e costumes dos ascendentes.
"A comunidade ficou chocada, mesmo à distância eles prezam muito a terra dos seus antepassados", disse Domina. O prefeito de Áurea, também de origem polaca, Gilson Martovicz (PP) decretou luto oficial por três dias.
Em Centenário, outro município da região onde a colonização polaca é predominante, um jantar típico havia sido marcado para a noite de sábado, na "Festa do Pierogi". Durante o jantar, os organizadores também anunciaram no microfone a morte do presidente da Polônia e lamentaram a perda trágica para a nação.
2 comentários:
Somente a título de informação,
em Dom Feliciano - RS, também foi decretado luto oficial de três dias!
Por que estao rindo na foto???
Postar um comentário