Foto: Reuters
Polacos e lituanos reencenaram, nesta quinta-feira, torneios medievais entre cavaleiros comemorando o aniversário de 600 anos da histórica Batalha de Grunwald, no norte da Polônia.
O evento foi prestigiado pelo presidente eleito da Polônia, Bronislaw Komorowski, e pelo chefe de Estado lituano, Dalia Grybauskaite. Ele antecede a reencenação da batalha, que será realizada por 2 mil "cavaleiros" no próximo sábado.
A sangrenta batalha de Grunwald, ocorrida em 1410, marcou a vitória da união entre lituanos e polacos e a expulsão definitiva das terras da Polônia dos invasores cavaleiros católicos teutônicos que buscavam expandir a influência católica apostólica romana nessa região do leste europeu e extinguir cultos pagãos na Lituânia. Na época, 50 mil soldados lutaram no confronto. O mais interessante é que o rei polaco Wladyslaw Jagiello era cristão também e tinha origem lituana, pois seu pai o duque lituano, ao contrair matrimônio com a rainha polaca Jadwiga Piast se cristianizou.
"Essa vitória nos lembra o quanto podemos atingir quando estamos juntos", disse a presidente lituana Grybauskaite. Komorowski, por sua vez, disse que a batalha foi um "triunfo da tolerância sobre a força".
3 comentários:
A não esquecer que na batalha participaram as unidades ucranianas e belarusas de: Kyiv, Pinsk (BL); Hrodno (BL); Brest (BL); Volkovysko (BL); Polissia; Halychyna e Podillia.
O Rei Jagiello era o "Capitão Nascimento" do século XV.
Osso duro de roer!
2 Szarmach
Poderia dar um bom filme histórico, do tipo a película espanhola "Capitão Alatriste".
Postar um comentário