sábado, 16 de outubro de 2010

Palikot em defesa da cultura polaca

Fot. Michał Łepecki
O polêmico deputado polaco Janusz Palikot, visitou ontem, o túmulo de Czesław Miłosz (Tchessuaf miuóch), Prêmio Nobel de Literatura, em Cracóvia, e leu o poema do poeta, "A política". Palikot ao fim da recitação pediu financiamento da cultura polaca, e não para as igrejas e o exército.
"Espero que Miłosz seja ainda enterrado no castelo". Em sua opinião, Lech Kaczyńki, foi enterrado no Wawel precipitadamente. "Em um futuro próximo, ninguém aqui vai se lembrar dele." disse o deputado.
Palikot também pediu que, assim como as igrejas são renovadas, renovadas sejam as casas de cultura. Propôs transferência de um por cento do orçamento do Estado para a cultura, às expensas do Exército. "A Polônia é famosa por seu teatro e cultura, e não pelo Exército."
Após a reunião sobre o túmulo, Palikot foi para o Hotel Europejski, em frente a estação ferroviária central de Cracóvia, onde realizou uma convenção regional do seu movimento sob o lema "Menos dinheiro para o exército, mais cultura".
Lá disse que a Polônia recebe dinheiro da OTAN e os Estados Unidos. "Estamos empenhados na guerra, mas não há nenhum benefício a partir desta". E levantou a questão dos vistos. Ele sugeriu a introdução de cobrança aos Norte-americanos poderem visitar a Polônia. "Não pode estar certo que nossos soldados estejam morrendo nas frentes no Afeganistão e no Iraque, e em troca ouvir apenas promessas de se abolir vistos para os polacos entrarem nos Estados Unidos." afirmou Palikot.
O deputado também sugeriu mudanças no orçamento. "Basta inserir o registro de que a cultura tenha menos de um por cento do orçamento. O postulado a a se aplicado deverá ser o de proibir os fundos concedidos ao exército, em detrimento da cultura. Não se muda a mentalidade dos polaco assim, chutando a bola, precisamos também comungar com cultura", argumentou.
O movimento de apoio a Janusz Palikot atraiu uma multidão nas ruas de Cracóvia. Os defensores da política não conseguiram entrar no quarto salão do hotel. O principal convidado foi Robert Leszczyński, que apresentou o projeto de alterações na lei dos direitos autorais.

Nenhum comentário: