segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Alemanha pagará bônus para polacos

Foto: Paweł Małecki
O governo alemão quer dar "boas vindas" para os polacos, que, depois de 1º. de maio de 2011, terão um emprego na Alemanha. Na lista de trabalhadores buscados pela Alemanha entre os polacos estão cientistas da computação, engenheiros, carpinteiros e até cabeleireiros.
O portal Lookus.pl  abriu seções para busca de trabalho através do link Jobrapido. Um na Polônia e outro na Alemanha. Em outubro, a filial polaca do portal já oferecia 117.532 empregos para trabalhar na Alemanha e na filial alemã do portal oito vezes o número de ofertas oferecidas no site na Polônia.
De acordo com o Instituto de Pesquisa sobre Mercado de Trabalho em Nuremberg, Alemanha, estão faltando 3 milhões de trabalhadores no país. Setenta por cento das empresas alemãs têm dificuldade em encontrar trabalhadores.
A partir de  1º. de maio de 2011, para preencher as vagas, os imigrantes dos novos países da União Europeua já não necessitarão de qualquer licença para trabalhar na Alemanha. O Ministro da Economia, Rainer Brüderle se propõe a pagar aos novos trabalhadores um "boas vindas" (bônus ainda não determinado, mas que será pago ao trabalhador que escolher a Alemanha).
Os candidatos, que se dispuserem a trabalhar na Alemanha, já estão sendo esperados para fazerem cursos gratuitos de língua alemã em Turíngia com estágios remunerados.

Um comentário:

Szarmach disse...

É nisso que dá uma população envelhecida (a alemã) que não consegue recorrer aos jovens do seu próprio país. Dessa forma, para tentar cobrir o rombo no setor Previdenciário, foi necessário contratar mão-de-obra estrangeira. Um movimento, ao meu ver, que não cessará mais.
Na verdade, vejo isso como uma boa oportunidade, pois - quem sabe? - a Polônia não abocanha mais alguns pedaços do território alemão com o passar dos anos? Hehehe!