segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

"Polaco" chega em Telêmaco Borba


Nesta quarta-feira, dia 15 de dezembro, Telêmaco Borba, cidade na região Centro-Leste do Estado do Paraná, recebe, Ulisses Iarochinski, para o terceiro lançamento do livro "Polaco - Identidade Cultural do brasileiro descendente de imigrantes da Polônia".
O município de 47 anos tem sua origem em Monte Alegre, terras descobertas em 1739, e que nos séculos 18 e 19 foi de propriedade de José Félix da Silva. No século 19 passou às mãos do Barão de Monte Carmelo, casado com uma descendente de José Félix. Em 1934, os lituanos-polacos Klabin e Lafer arremataram a antiga Fazenda dos Campos Gerais Paranaenses e ali construíram uma das maiores fábricas de papel e celulose, além do maior parque de reflorestamento particular do mundo. Foi ali, muito próximo das margens do rio Harmonia, que o autor de "Polaco" nasceu.
Pode não parecer, pois Monte Alegre, Harmonia, Cidade Nova, Telêmaco Borba nunca foram reconhecidas como uma colônia de imigrantes polacos, mas é significativo o número de moradores da cidade que descendem de imigrantes da Polônia, a começar pelos próprios Klabin, que são originários da Grande República das Duas Nações Polônia-Lituânia. Sobrenomes polacos é o que não falta no catálogo telefônico da cidade... Iarochinski, Pukanski, Kulcheski Fialkowski, Adamowski, Kelsczko, Kaweski, Wilczek, Malinowski, Piotrowski são bastante comuns ali. Todos polacos de outras colônias que a partir da década de 40 (do século passado) acorreram ao novo eldorado paranaense: Monte Alegre.
Este é o terceiro lançamento do livro que é uma versão parcial da dissertação de mestrado de Iarochinski, na Universidade Iaguielônica de Cracóvia, na Polônia. Os dois lançamentos anteriores ocorreram em Curitiba e Araucária.
Na Capital do Papel, o lançamento de "Polaco" acontece na Casa da Cultura, às 15 horas.  

4 comentários:

Anônimo disse...

A respeito do Kablin, eu gostaria de saber se ele nao foi responsavel pela destruicao(em parte) da Mata das Araucarias. Eles gostam de passar esta ideia que eles fizeram este reflorestamento imenso e colaboraram para a preservacao da floresta. Pare fazer papel voce precisaria de muitas arvores. Parece que e mais propaganda. So sobraram cerca de 5% das matas eurpeias.

Bronislaw disse...

Ulisses como faço para adquirir este livro aqui em São Paulo? Saudações;Bronislaw

Ulisses Iarochinski disse...

Bronislaw
ainda não tenho revenda em Sao Paulo. assim o único jeito é lhe enviar pelo correio....mande-me um email com teu endereço..

Snabaitis disse...

Ulisses!!!Parabéns, pela obra "Polaco",que sem dúvida vai colaborar para históriografia paranaense. Como descendente de lituanos, um povo que também imigrou para o Brasil, e são raras obras a respeito, tenho no seu trabalho o exemplo a ser seguido.Sou de Londrina e quando for divulgar seu livro aqui nos avise.
Alvaro A. Marques
Snabaciu Seimas/familia Snabaitis de Wilkaviskis-Gudkaimio/Kibartai