segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Krakowianka eleita em Bento Gonçalves


Foto: da erquerda para a direita: Simone Zelbrazikowoki(1ª Królewna), Mauro César Noskowski(Presidente da BRASPOL de Bento Gonçalves), Verônica Lavandoski da Silva (Krakowianka 2010/2012), e a 2ª Królewna Fernanda Kuczkiviski.

Verônica Lavandoski da Silva foi eleita, neste fim de semana, a krakowianka 2010/2012, de Bento Gonçalves. A comissão julgadora foi composta por: Alexandre Ferrari(Promotor do concurso Rainha do Vale dos Vinhedos), Celestino Szynwelski (Vice-Presidente da BRASPOL de Caxias do Sul), Juliano Volpato(Presidente da Fundação casa das Artes e Secretária de Cultura), Kariane Modelski Golembieski(artesã polonesa, representando a cidade de Nova Prata), Luis Gromowski(Ex-Presidente da BRASPOL), Susana Noskoski Morandi(Krakowianka 2002/2004) e Mauro César Noskowski(Presidente da BRASPOL de Bento Gonçalves).
O evento em sua 7ª edição que elegeu Verônica Lavandoski da Silva, avaliou as candidatas nos quesitos Conhecimentos Gerais, Conhecimentos da Polônia, Conhecimentos do Brasil, Beleza e Desembaraço. As demais colocações apontou como primeira Królewna, Simone Zelbrazikowoki; e como 2ª Królewna, Fernanda Kuczkiviski, a 4ª colocação ficou para Jéssica Lavandoski e a 5ª colocada é Letícia Gowaski.
Verônica Lavandoski da Silva, a partir de agora fará parte do mosaico histórico das Krakowiankas de Bento Gonçalves, onde Débora Ancewski foi eleita a primeira Krakowianka, seguida por Vera Rustick, Susana Noskoski, Janine Klucznik, Jéssica Lavandoski, e agora substituí Thayse Noskoski.
Embora a capital do vinho brasileira seja reconhecida pela imigração italiana, a atnia polaca é bastante importante no mosaico cultural da cidade gaúcha, pois os polacos chegaram na região juntamente com os italianos em 1875 e hoje representa 15% da população de Bento Gonçalves. O evento quer buscar o reconhecimento, resgatando, preservando e aprimorando a cultura polaca no Brasil.
Verônica Lavandoski da Silva vai agora disputar o certame estadual que será realizado em Erechim no próximo ano.

Nenhum comentário: