terça-feira, 24 de maio de 2011

Wyborcza: Brasil não consegue defender a Amazônia

O principal jornal da Polônia, Gazeta Wyborcza, também acompanha de perto a votação do Código Florestal, da mesma forma que o mundo está com seus olhos voltados para o que decidem os parlamentares brasileiros.
O jornal polaco, já em sua manchete manifesta a opinião alardeada por Washington de que o "Brasil não tem condições de proteger a Amazônia.

Foto: André Vieira
Com uma bela foto do brasileiro André Vieira sobre a devastação da floresta amazônica, a edição de hoje do Wyborcza diz que,
"Desde o início do ano a floresta amazônica perde em um ritmo sem precedentes sua gradeza. O governo brasileiro criou uma equipe de crise e ameaça os destruídores da floresta destruidores, mas também, ao mesmo tempo, incentiva os agricultores a expandir suas áreas de plantação.
A Presidente Dilma Rousseff, que tomou posse no dia 01 de janeiro, prometeu durante a campanha eleitoral que irá proteger a Amazônia, o maior reservatório de água da Terra, flora e fauna, como um tesouro nacional.
Mas no momento, não está conseguindo manter a promessa. Em março e abril, as terras adquiridas ilegalmente pelos agricultores para o cultivo de suas culturas cresceram 30 por cento. No Estado do Mato Grosso, a partir de agosto do ano passado, este percentual já atingiu 43 por cento. Em abril deste ano, as pessoas cortaram quase 600 km quadrados de floresta amazônica. Somente no Mato Grosso foram 243 km quadrados. Enquanto que durante o ano ano passado inteiro, tinham sido devastados menos de 100 quilômetros quadrados.
E pode ser ainda pior, porque nos primeiros meses, a grande quantidade de nuvens nos céus da região impediu a satélites e aviões fotografar o Estado do Pará.
Os agricultores de forma cada vez mais eficiente derrubam a floresta. Enormes tratores puxando grandes cadeias com lâminas de corte rente ao chão destróem tudo em seu caminho. Recentemente, no Mato Grosso, o governo requisitou 40 máquinas desse tipo.
Até recentemente, a floresta foi defendida com sucesso. Multas e confisco de rebanhos e lavouras significou que a destruição da área de floresta caiu em cerca de 30 mil km² por ano para apenas 6.000 km², em 2010. Quando os novos dados alarmantes foram liberados pelo Instituto para o Estudo do Ordenamento do INPE, a Ministra do Meio-Ambiente, Izabella Teixeira criou uma equipe anti-crise formadoa por ministros, procuradores, policiais e ambientalistas. O governo vai enviar mais 700 agentes para punir os culpados, geralmente madeireiras.
Dilma Rousseff na primeira reunião do pessoal da anti-crise, na qual participou o ministro da Defesa, ordenou que o Exército faça o rastreamento destas áreas.
"É uma tendência assustadora. Nós não sabemos exatamente por que isso está acontecendo, mas vamos enfrentar. Em julho, nós vamos limitar esta prática", afirmou a ministra Teixeira.
Durante semanas, no parlamento brasileiro, se trava uma luta feroz para a aprovação do Código Florestal, que estabelece novas regras para a agricultura e proteção ambiental na Amazônia."

Nenhum comentário: