Irlandeses com uniforme da seleção nos tramwaj de Poznań |
O que resta após a Euro. Os irlandeses ainda estão nas mentes dos moradores da cidade de Poznań, uma das sedes polacas do torneio europeu de seleções.
Na capital da voivodia da Wielkopolska, o jogo que realmente mexeu com todos foi entre italianos e croatas.
Mas foram poucos os torcedores italianos que vieram até a cidade. Os croatas comemoraram de forma calorosa os poucos dias que passaram pela cidade.
Os irlandeses, no entanto, ficaram duas semanas em Poznań. Pintaram a cidade de verde. Não só a área ao redor do centro. Mas também nos vários campings na periferia da cidade onde secavam as camisas verdes sobre as barraca, ou nas janelas dos pequenos hotéis.
Nos fóruns e grupos das redes sociais na Internet, os irlandeses escreviam que estavam na Polônia, e do prazer de estar em Poznań. Eles gostaram de tudo, desde os sorridentes e solícitos moradores, da cidade velha, dos tramwaj (verdes!), cerveja e até mesmo do Kebab (saduíche turno com carne assada em espeto giratório) da cidade.
O prefeito Ryszard Grobelny calcula que a organização da sede da copa, custou aos cofres públicos mais de 20 milhões złotych.
O dinheiro foi empregado na área dos fãs, nos ônibus adicionais que servem o estádio, expansão de terminais de bancos, na nova estação ferroviária, na reconstrução das principais vias urbanas, reparação de calçadas no centro e na promoção da cidade.
Os números apontam que perto de meio milhão de pessoas consumiram 156 mil canecas de cerveja, comeram 19 mil zapiekanka (sanduíches polacos com cogumelos) mil kebab.
O sociólogo prof. Rafał Drozdowski aponta outra vantagem para a cidade: mudança na mentalidade das pessoas que tomaram as ruas para se divertir juntos com os fãs de outros países.
Com efeito, durante o Euro, os polacos abriram-se aos outros, os poznanianos ficaram muito feliz em ajudar os fãs e visitantes da Irlanda.
Muitos comentaristas esperavam que a cidade recebesse mais turistas.
No entanto, parece que, se os três jogos da Euro, vão mudar algo em Poznań, é acima de tudo a mente dos moradores.
Um comentário:
Gostei do post. Eu estive em Poznan no jogo da Itália e Croácia, a cidade parecia um grande piquenique, camisa quadriculada pra tudo quanto é lado.
E o que mais gostei foi a recepção dos poloneses, povo muito muito receptivo!
Muito estudante espalhado na cidade trabalhando de voluntário, orientando, ajudando os turistas e os torcedores.
Postar um comentário