segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Varsóvia constrói o mais alto edifício da União Europeia

Já está com 75 metros de altura e sua construção ultrapassou 17 andares.
Foto: divulgação HB Reavis
Ano que vem, o maior arranha-céu da Europa, que está sendo construído em Varsóvia atingirá sua altura total.

O "Varso Tower", com o mastro do seu ponto mais alto alcançará 310 metros.

A construção das Torres "Varso" está subindo a uma taxa de um andar por semana. A previsão é que estaja pronto no próximo ano. Quando terminada todas as obras, edifício terá 53 andares e 16 elevadores. Um dos maiores "decks" de observação da Europa estará localizado no topo.

Segundo o empreiteiro, os dois prédios mais baixos desse complexo, com 81 e 90 metros de altura, devem ficar prontos em seis meses.

Foto: divulgação HB Reavis
O complexo "Varso Place" (em homenagem ao nome latino da capital - Varsóvia) está sendo construído no cruzamento da Alea (avenida) Jana Pawła II e ulica (rua) Chmielna, ao lado da Estação Ferroviária Central de Varsóvia.

Um total de três edifícios com 81, 90 e 230 metros de altura comporão o imóvel. O mais alto, chamado Varso Tower, junto com um mastro de 80 metros medirá um total de 310 metros, tornando-se o edifício mais alto da União Europeia. Irá destronar "The Shard" de Londres, que tem 309,6 m de altura, e atualmente é a instalação mais alta da UE.

Foto: divulgação HB Reavis
Um andar é construído por semana
Os blocos das três torres em construção, que estão sendo erguidos pela HB Reavis, estão se tornando cada vez mais alinhados com a silhueta da cidade. Segundo o contratante, os edifícios inferiores estarão prontos em meio ano. A torre do Hotel Varso 1 é praticamente toda envidraçada. A fachada é amplamente coberta pelo prédio de escritórios Varso 2, que chegará a sua altura final ainda este mês.

Ilustração do projeto - Foto: divulgação HB Reavis

A construção do edifício mais alto, a Torre Varso, já ultrapassou os 17 andares, ou seja, a altura de 75 metros. E continua a crescer a uma taxa de um andar por semana.

Foto: divulgação HB Reavis
A construção da Torre Varso e do resto do complexo começou oficialmente em 2016.

- "Graças a ele, todos finalmente poderão ver o Palácio da Cultura e da Ciência ... de cima. Será a instalação mais espetacular de Varsóvia. Este edifício moderno não envelhecerá e continuará sendo uma vitrine deste local", disse Marcin Chruśliński, gerente de desenvolvimento responsável pela implementação do projeto.

Duas vezes maior que o Palácio da Cultura
Ao fundo o topo do Palácio da Cultura - Foto: divulgação HB Reavis
Torre Varso foi projetada pelo estúdio internacional de arquitetura Foster + Partners e estão previstos 16 elevadores em funcionamento entre os 53 andares do edifício.

Do seu topo, a uma altura de 230 metros, os moradores e turistas de Varsóvia poderão admirar o panorama único da capital. Haverá um dos mais altos terraços de observação na Europa (duas vezes mais alto que o do polêmico Palácio da Cultura e da Ciência, presente de georgiano, presidente da URSS, Józef Stalin). O belveder estará disponível para visitação dia e noite. No 46º e 47º andar do prédio, haverá um restaurante com uma bela vista da capital polaca.

Nos dois edifícios menores de 81 e 90 metros de altura, projetados pelo estúdio de arquitetura poloaco Hermanowicz Rewski Architekci, haverá mais restaurantes e cafés, além de pequenas lojas e pontos de atendimento, como farmácia, lavanderia, farmácia, florista, quiosque e correios.

Foto: divulgação HB Reavis
Estes edifícios darão uma nova fachada ao centro da cidade ao longo da ulica Chmielna. Os dois prédios de escritórios vão "cair em cascata" de um pódio comum de vários andares com uma fachada com pedras na cor bege. Telhados verdes serão construídos em seus topos, onde os funcionários das empresas que operam em Varsóvia poderão trabalhar e descansar diariamente.


Com um total de 140.000 metros quadrados de área útil está sendo construído. E serão, principalmente, ocupados por escritórios e sedes de empresas, além de espaço para um centro médico e zona de fitness. 

O ambiente também mudará
Foto: divulgação HB Reavis
O Varso estará bem conectado. Será possível chegar até ele, a partir de qualquer ponto em Varsóvia por 30 linhas de ônibus e bondes elétricos. A estação de metro mais próxima, Rondo ONZ, fica a poucos minutos a pé, assim como a estação de ferroviária WKD.


Graças à sua localização próxima à Estação Central, os hóspedes de outras cidades polacas e até do exterior podeão chegar facilmente a ele - a viagem de trem para o Aeroporto Chopin levará apenas meia hora.

Foto: divulgação HB Reavis
Para os motoristas, há vagas para carros e motos no estacionamento de três andares sob os prédios e para os ciclistas de Varsóvia haverá 750 vagas subterrâneas e acima do solo para veículos de duas rodas, bem como vestiários e chuveiros.

A preocupação com o meio ambiente estará presente. Árvores e arbustos serão plantados em torno dos edifícios Varso, e novos gramados, vasos de flores e bancos serão criados. A vegetação também irá encorajar o visitante, ou transeunte a descansar nas passagens internas e telhados dos edifícios inferiores.

Foto: divulgação HB Reavis
A parte ocidental da ulica Chmielna terá, incluindo a superfície da rua, calçadas e estacionamentos em ambos os lados. O complexo usará tecnologias modernas que reduzem o consumo de eletricidade e água e as emissões de poluentes. O investimento deve ser concluído até 2020.

Assim ficará a vista panorâmica de Varsóvia - Foto: divulgação HB Reavis

Fonte: Onet
Texto: Piotr Halicki
Tradução e adaptação para português: Ulisses Iarochinski

Nenhum comentário: