sábado, 27 de junho de 2020

Polônia escolhe presidente da república amanhã

Meu orientador no mestrado em Ciências da Cultura Internacional pela Universidade Iaguielônica de Cracóvia, Professor doutor habilitado também é um poeta.

Prof. dr hab. Tadeusz Paleczny
Ontem, ele publicou em seu facebook vários epigramas (como ele os chama) sobre as eleições presidenciais na Polônia deste domingo. Sua posição política é a mesma que a minha em relação às causas polacas.

Traduzi e este é o texto e epigramas do Prof. Dr Hab. Tadeusz Paleczny:

"A partir de segunda-feira, a Polônia não será mais a mesma. Será melhor para o pior. E metade reivindica o pior para a parte melhor e patriótica. isso, no entanto, só pode ocorrer após o segundo turno.

É impossível colocar em palavras a bagunça e o lixo que os governos do PiS (Partido do Direito e Justiça) nos levaram. Contudo, estou constantemente enfrentando esta tarefa.

Hoje, pela última vez, estou postando meus epigramas. Um pouco mais do que o habitual, mas é uma tentativa de síntese. Quem concorda comigo, compartilhe-os com outras pessoas. Não é com isso que a Polônia mudará. A mudança ocorrerá, à medida que avançarmos, votarmos e enviarmos essa turma para onde ela pertence: para o Leste."

Tem que ser assim?
O que haveria lá no mundo da peste ou da guerra
Se fosse a Polônia leiteira

Algo de Wyspiański
O que está acontecendo na Polônia é bem parecido
Dança empalhada

Assimetria
Quando os piores avós
Incluem melhores empregos

Reformadores
Mediocridade
E seus pavios jurídicos

Pergunta
Quanta massa ainda pode ser pressionada
Massa escura eleitoral?

Causa?
A Polônia abusada
Por causa da dor no joelho de um homem

No campo governante
Depois de se levantar de joelhos
Mais e mais há sinais de ansiedade

Pragas Nacionais
Destino culpado pelo mal duas vezes
Do governo do PiS à praga

A maioria dos deputados do PiS na Câmara
Esses corpos
Também são uma pandemia

Velha verdade
Nada além ameaça mais nossa liberdade
Que uma aliança do trono e do altar


P.S. Tudo indica, pelas projeções dos diferentes institutos de pesquisa que as eleições presidenciais, deste domingo, devem levar a um segundo turno.

Embora o atual do presidente da república Andrzej Duda esteja à frente nas pesquisas neste primeiro turno, o candidato da coalização oposicionista prefeito Municipal de Varsóvia, Rafał Trzaskowski, vencerá o segundo turno acabando com o desastroso sob todos aspectos governo de estrema-direita do PiS - Partido do Direito e Justiça.

Duda e Trzaskowski

Nenhum comentário: