Dois historiadores polacos estão sendo julgados por difamação devido a um estudo acadêmico sobre o comportamento polaco durante a segunda guerra mundial, um caso cujo desfecho poderá determinar o destino de pesquisas independentes sobre o Holocausto no país.
Uma intenção legislativa que gerou uma forte disputa diplomática com Israel e que acabou por cair.
O caso que envolve os dois historiadores é de difamação civil, julgado sob uma lei preexistente, mas vários estudiosos acreditam que abrirá um precedente na liberdade de pesquisa sobre o Holocausto.
Barbara Engelking é historiadora no Centro Polaco para a Pesquisa do Holocausto, em Varsóvia, e Jan Grabowski, filho de um judeu polaco sobrevivente, é professor de História na Universidade de Otawa, no Canadá.
Desde que conquistou o poder, em 2015, o partido conservador Direito e Justiça (PiS) tem procurado desencorajar as investigações sobre os delitos polacos durante a ocupação alemã ao longo da Segunda Guerra Mundial, preferindo salientar o heroísmo e sofrimento dos cidadãos do país.
O objetivo é promover o orgulho nacional, mas os críticos do partido no poder entendem que se trata de uma estratégia do Governo para encobrir o fato de alguns polacos, não todos, terem colaborado no extermínio dos judeus.
Entrada do Museu Yad Vashen
No centro deste processo está um estudo, de dois volumes e 1.600 páginas em polaco, com o título Dalej jest noc: losy Żydów w wybranych powiatach okupowanej Polski (Noite sem fim: O destino dos judeus em condados selecionados da Polônia ocupada"), co-editado por Barbara Engelking e Jan Grabowski.
Os historiadores veem este caso como uma tentativa de desacreditá-los e de desencorajar outros investigadores a pesquisarem a verdade sobre o extermínio dos judeus na Polônia.
"Este é um caso do Estado polaco contra a liberdade de pesquisa", afirmou Jan Grabowski. O historiador, diz que foi alvo de assédio antissemita, tanto online como nas palestras que deu no Canadá, França e outros países.
Por seu lado, as autoridades polacas, têm argumentado que este é um caso civil, refutando a tese de que representa uma ameaça à liberdade de expressão.
Numa carta ao representante dos sobreviventes do Holocausto em Israel, o embaixador da Polônia em Israel, Marek Magierowski, expressou a sua preocupação com os insultos antissemitas que surgiram na sequência deste caso.
Por outro lado, Filomena Leszczyńska, sobrinha de um homem da aldeia de Malinowo cujo comportamento durante a guerra é brevemente mencionado no estudo, processou os dois historiadores exigindo 100 mil złotys (cerca de 22.250 euros) e um pedido de desculpa através dos jornais.
De acordo com as provas apresentadas no estudo, Edward Malinowski, contribuiu para salvar uma judia ao ajudá-la a passar por não judia, mas o testemunho da sobrevivente é citado como tendo dito que o homem foi cúmplice da morte de várias dezenas de judeus.
Malinowski foi absolvido de colaboração com os alemães num julgamento pós-guerra e a sobrinha conta com o apoio da Liga Polaca Contra a Difamação, uma organização próxima do Governo polaco.
Para esta Liga, os dois historiadores são culpados de caluniar "o bom nome" de um herói polaco, que dizem não ter tido nenhum papel na morte dos judeus, e, por acréscimo, de prejudicar a dignidade de todos os polacos.
A indignação de Filomena Leszczyńska foi provocada por um fragmento da publicação sobre seu tio Edward Malinowski. A história toda diz respeito a Maria Wiśniewska (também conhecida como Estera Drogicka), que em 1942 salvou sua vida indo trabalhar na Prússia Oriental (Atual Alemanha).
Malinowski, o chefe de Malinów, ajudou-a a escapar. A mulher "percebeu que ele foi cúmplice da morte de várias dezenas de judeus que estavam escondidos na floresta e foram entregues aos alemães, mas deu falso testemunho em sua defesa em seu julgamento após a guerra", escreveu a prof. Barbara Engelking em "Ainda é noite" (Noite sem fim tradução para inglês).
Leszczyńska considerou que a publicação sobre seu tio infringia seus direitos pessoais: "o direito de venerar a memória do falecido", "o direito ao orgulho e à identidade nacional", "o direito a uma história imperturbada da Segunda Guerra Mundial", " o direito de não violar a honra "," O direito de receber informações confiáveis da pesquisa histórica que paga ". A mulher, apoiada no Reduto do Bom Nome, exige um pedido de desculpas.
Dr. Tomasz Domański da filial da cidade de Kielce do Instituto de Memória Nacional apontou aos cientistas inúmeros erros técnicos e a construção de uma narrativa que não corresponde aos fatos. "Os autores parecem traçar um quadro em que a existência judaica dependia principalmente da vontade dos polacos" - escreve um funcionário .
A objeção mais importante de Domański aos autores é uma seleção seletiva de fatos e fatos que foram submetidos à análise histórica. “Os estudos históricos devem servir para mostrar o quadro mais completo possível dos acontecimentos. Um elemento particularmente importante da oficina de cada historiador é o confronto de fontes de proveniências diversas, visando apresentar os acontecimentos da forma mais objetiva possível” - observou o historiador.
A opinião do pesquisador de Kielce é defendida pelo prof. Jacek Chrobaczyński da Universidade Pedagógica de Cracóvia. "Algumas pessoas que estudaram o trabalho devem considerar a questão de quais foram os pressupostos metodológicos da pesquisa. Os autores delinearam com precisão o cenário da oficina, que une a estrutura mental dos textos. Este livro não pode ser tratado como uma monografia", disse o cientista.
Zygmunt Stępiński, diretor do Museu de História dos Judeus Polacos POLIN, emitiu uma posição semelhante a respeito do julgamento de professores.
“Lamento a falta de ataques substantivos - pessoais e institucionais - a investigadores que, de acordo com as melhores práticas e normas em vigor no mundo científico, cumprem a missão de descobrir fatos e fenômenos relativos a um dos períodos mais trágicos do história da Polônia e do mundo", escreveu o diretor do museu.
Mark Weitzman, diretor dos assuntos governamentais do Centro Simon Wesenthal referiu-se a "Noite sem fim" como um "livro meticulosamente pesquisado e conseguido... que detalha milhares de casos de cumplicidade dos polacos no assassinato de judeus durante o Holocausto".
Na sua opinião, os procedimentos contra os dois historiadores de reputação internacional "não são mais do que uma tentativa de usar o sistema legal para amordaçar e intimidar as pesquisas sobre o Holocausto na Polônia".
Na sua opinião, os procedimentos contra os dois historiadores de reputação internacional "não são mais do que uma tentativa de usar o sistema legal para amordaçar e intimidar as pesquisas sobre o Holocausto na Polônia".
Ao usar "milhares de casos", Weitzman exagera no tom e compromete a sua própria opinião sobre o assunto. O Instituto da Memória Nacional nunca negou a participação de cidadãos católicos, que para escapar de punições severas, ou mesmo ressentidos tenham entregue cidadãos de origem e religião judaica aos algozes alemães. Mas não concorda com a banalização forçada de acusadores, por mais representativos que sejam, de criminalizar um grande número não provado cientificamente, ou criminalmente de cidadãos polacos como colaboracionistas dos nazistas.
BARBARA ENGELKING
Nascida em Varsóvia, em 1962, Engelking recebeu um Mestrado em psicologia pela Universidade de Varsóvia, em 1988, e um Doutorado em sociologia pela Academia Polaca de Ciências, também em Varsóvia, com a tese sobre "A Experiência do Holocausto e suas Consequências em Relatos Autobiográficos" em 1993.
Desde então, Engelking foi professora assistente assistente no Centro Polaco de Pesquisa do Holocausto, parte do Instituto de Filosofia e Sociologia da Academia Polaca de Ciências. Desde 2014, ela é presidente do Conselho Internacional de Auschwitz da Polônia. De novembro de 2015 a abril de 2016, ela foi Ina Levine Invitational Scholar no Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos Mandel Center em Washington, DC.
JAN GRABOWSKI
Grabowski nasceu em Varsóvia, Polônia, filho de mãe católica romana e pai judeu. Seu pai, Zbigniew Grabowski, um sobrevivente do Holocausto e professor de química de Cracóvia, lutou no Levante de Varsóvia de 1944.
Enquanto estava na Universidade de Varsóvia, Grabowski foi ativo na União de Estudantes Independentes entre 1981 e 1985, onde ajudou a administrar uma gráfica clandestina para o movimento Solidariedade.
Ele recebeu seu mestrado em 1986, e em 1988 emigrou para o Canadá.
As restrições de viagens foram facilitadas pelo governo comunista da Polônia. Se ele soubesse que o regime cairia um ano depois, ele teria ficado, disse ele a um entrevistador: "Quando parti em 1988, pensei que não havia futuro para nenhum jovem na Polônia. Parecia que você estava olhando para o mundo através de uma espessa parede de vidro. Era uma espécie de irrealidade ... as regras eram oblíquas, estranhas, até desumanas. Então, depois de um ano, o sistema parecia desabar como um castelo de cartas. "
Ele recebeu seu Doutorado pela Université de Montreal, em 1994, para uma tese intitulada The Common Ground. Settled Natives and French in Montréal 1667–1760. Grabowski possui as duas cidadanias, polaca e canadense.
Fonte: Associated Press e outras
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