quarta-feira, 10 de setembro de 2025

POLÔNIA DEPORTA UCRANIANOS

O Ministério do Interior e da Administração anunciou, no sábado (31/8), que a Guarda de Fronteira expulsou 15 cidadãos ucranianos da Polônia, todos com múltiplas condenações por crimes e delitos.

Desde o início do ano, 1.100 estrangeiros deixaram a Polônia à força, informou o ministério. Os cidadãos ucranianos foram escoltados até a fronteira pela Guarda de Fronteira e entregues ao lado ucraniano. Eles tinham antecedentes criminais por, entre outras coisas, posse de entorpecentes e substâncias psicotrópicas, furto, roubo, falsificação, direção sob efeito de álcool e organização de travessias ilegais da fronteira polaca.

Um deles foi listado como indesejável na Polônia.

Os estrangeiros transferidos foram colocados em uma lista de pessoas indesejáveis ​​na Polônia. Ao mesmo tempo, foram proibidos de retornar à Polônia por um período de 5 a 10 anos.

"A Polônia é um país amigável e aberto a estrangeiros. No entanto, não há e não haverá consentimento para que eles infrinjam a lei, independentemente de seu país de origem. Os serviços do Ministério do Interior e da Administração responderão de forma decisiva a quaisquer violações de nossa ordem jurídica", disse Karolina Gałecka, porta-voz do Ministério do Interior e da Administração.

Segundo o ministro das relações exteriores e vice-primeiro ministro Radosław Sikorski, "A Polônia está pronta".

O ministro lembrou que a base para as decisões sobre o retorno compulsório de estrangeiros é, principalmente, o Artigo 302 da Lei de Estrangeiros de 2013, ou seja, são considerações de defesa ou segurança nacional ou a proteção da segurança e ordem públicas ou o interesse da República da Polônia. Eram refugiados ucranianos, que foram abrigados no país desde a invasão russa.

Fonte: Onet
Tradução: Ulisses iarochinski

Nenhum comentário: